sexta-feira, 12 de agosto de 2011

I SEMINÁRIO DO CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RAQUEL DE QUEIROZ - CAPED / UEVA


UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)
CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAÇÃO (CENFLE).
CURSO DE PEDAGOGIA
CENTRO ACADÊMICO RACHEL DE QUEIROZ






I SEMINÁRIO DO CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RACHEL DE QUEIROZ – CAPED



TEMA: CRISE DO CAPITALISMO E UNIVERSIDADE









Sobral-Ce
2011



IDENTIFICAÇÃO DO EVENTO
Tema Central: Crise do Capitalismo e a Universidade
Promoção: Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz
Período: 13,14 e 15 de setembro de 2011
Valor da Inscrição: R$ 5,00. Objetivando arrecadação de verbas para a construção do 31º Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia - EEEPe que será sediado pelo Curso de Pedagogia da UVA em Junho de 2012.
Local: Campus Betânia – Avenida da Universidade, 850 Bairro Betânia Sobral-Ce.
Público: Professores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, representantes de lutas e movimentos sociais
Número de Participantes: 200
Comissão Organizadora: Marcos Adriano Barbosa de Novaes, Aline Fonteles Lopes, Francisca Hayanne Sabóia Prado, Francisco Aristides Marques Ripardo, Francisca Daniela Lima da Silva, Maria Joiciane Souza, Thaís de Sousa Florêncio, Railane Bento Vieira, Elias Freire, Emanuel Alisson Damasceno.

 JUSTIFICATIVA
O Seminário Crise do Capitalismo e a Universidade faz parte do cronograma de eventos do Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) com o objetivo geral de estimular a reflexão crítica, a produção de conhecimento, a formação político-educativa da comunidade acadêmica mediante o debate de temas relevantes de cunho científico e político sobre a sociedade e a realidade universitária. Visa também a troca de experiências entre representantes de entidades defensoras da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.
A realização do Seminário Crise do Capitalismo e a Universidade se fundamentam em dois pressupostos. O primeiro é a reflexão crítica sobre temas candentes para a universidade pública e o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre integrantes da comunidade universitária. 
O segundo pressuposto se expressa no tema do Seminário Crise do Capitalismo e a Universidade. A crise atual do capitalismo ameaça assumir uma magnitude maior do que a crise de 1929, pois é uma crise financeira, energética, ecológica e de superprodução de mercadorias que só poderá ser equacionada por meio da luta de classes, vale dizer, ou a burguesia descarrega o ônus dessa crise nas costas da classe trabalhadora impondo um novo retrocesso na relação capital trabalho ou a classe trabalhadora responde de forma efetiva com seus métodos de luta criando uma nova sociabilidade balizada por relações mais humanas e fraternais.
A universidade tem o dever de discutir essa problemática e apontar os possíveis desenlaces dessa crise voltando a discutir temáticas que foram obliteradas no interior da academia pela vulgata neoliberal, de diversas matizes teóricas, que repetiam a exaustão não haver alternativa ao capitalismo.
Nesse sentido o tema privilegia o debate sobre a reconfiguração do Estado brasileiro pós-1990 levado a cabo pelas políticas neoliberais e os rebatimentos políticos e socioeconômicos na educação superior brasileira. Objetiva-se debater sobre as dimensões estruturantes da referida reconfiguração, elucidando as dimensões da crise por qual passa a universidade brasileira e, em âmbito local, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).  
Partindo do cenário universitário brasileiro pretendemos discutir questões pertinentes ao nosso cotidiano universitário: Qual a realidade da UVA hoje? Em que condições político-pedagógicas são desenvolvidas as atividades acadêmicas? Que condições são ofertadas para garantir a permanência dos alunos na UVA? Que dilemas permeiam nosso cotidiano acadêmico? Quais são as perspectivas e alternativas de superação do cenário atual? Como são apresentadas as políticas públicas para o ensino superior por parte do governo do Estado e as propostas do movimento docente e discente para a universidade estadual cearense?
É com esse espírito de reflexão e de luta que o Centro Acadêmico de Pedagogia convida a comunidade universitária a buscar, através do debate, da reflexão e da organização, dimensionar os problemas, a complexidade da crise da universidade e a buscar alternativas para sua superação.

OBJETIVOS

Analisar a crise do capitalismo e seus rebatimentos na universidade, elucidando as dimensões da crise por qual passa a universidade brasileira e, em âmbito local, a Universidade Estadual Vale do Acaraú.  
Estimular a reflexão crítica, a produção de conhecimento, o intercâmbio de idéias sobre a sociedade e a realidade universitária.
Contribuir para a formação político-educativa mediante o debate de problemáticas pertinentes à comunidade acadêmica.
Incrementar o intercâmbio acadêmico entre entidades defensoras da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade.

ATIVIDADES
Mesas Temáticas: Objetivam aprofundar teses e questões polêmicas relacionadas aos sub-temas que serão privilegiados no Seminário.

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