Grupos de Estudos e Pesquisas

Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento-GETHED

O grupo de Estudo e Pesquisas Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento objetiva analisar as relações existentes entre trabalho, educação, Estado e desenvolvimento por meio de investigações sobre o mundo do trabalho e suas transformações; os fundamentos sócio-históricos e filosóficos da educação; as reconfigurações do Estado e seus rebatimentos na educação, expressos nas políticas educacionais; e a discussão sobre projetos político-sociais e modelos de desenvolvimento do país.  A congregação dos estudos e pesquisas do grupo tem como perspectiva a formação de recursos humanos no âmbito da graduação e pós-graduação nas áreas de Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento bem como a produção de conhecimentos, subsídios teórico-metodológicos que possam contribuir para a reformulação e democratização das políticas públicas.
Coordenado pela professora Dra. Kátia Regina Rodrigues Lima estrutura-se por meio de três linhas de pesquisa:
1) Estado e Educação Superior
Esta linha de pesquisa investiga as reconfigurações do Estado buscando desvelar os elementos (externos e internos) que determinam tais mudanças e seus rebatimentos na educação superior brasileira em suas múltiplas dimensões: acesso-permanência, expansão, avaliação, financiamento, gestão, trabalho docente.
2) Currículo e Práticas Pedagógicas
Desenvolve análises acerca da relação currículo, formação humana e práticas pedagógicas na perspectiva do currículo integrado e da formação omnilateral. Busca contribuir para reflexões e ampliação de referências nas áreas de trabalho, educação profissional, currículo e educação de jovens e adultos.
3) Trabalho e Educação
Investiga as novas configurações do mundo do trabalho decorrentes da crise do capitalismo a partir da década de 1970 (queda da taxa de lucro e investimento, estagflação), o processo de reestruturação produtiva, financerização, relocalização industrial, flexibilização das leis trabalhistas e as propostas de reformas e de formação no âmbito educacional.


Grupo de Estudos Marxistas – GEM
O grupo de Estudo Estudos Marxistas – GEM objetiva desenvolver estudos das obras de Marx e Engels e de teóricos marxistas como Gramsci, entre outros, que contribuam para reflexões sobre trabalho, educação e desenvolvimento.
Coordenação: Dra Kátia Regina Rodrigues Lima (UVA) e Dr. Emmanoel Lima Ferreira (UVA)
Integrantes: Alunos de diversos cursos da UVA



 História e Memória Social da Educação e da Cultura
 
O Grupo de Pesquisa “História e Memória Social da Educação e da Cultura” - cadastrado desde 2004 no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq – é constituído por professores e estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
Realizar estudos sobre a história de instituições educativas, biografias de educadores e práticas educativas, identificando, catalogando e tornando acessíveis fontes documentais e orais para o estudo da história e da memória da educação e da cultura nos municípios da Região Norte do Ceará.
Princípios básicos da ação do grupo: Apoiar a inserção de professores e recém graduados em Programas de Pós-Graduação; aproximar-se de núcleos de pesquisa de IES do Ceará e de outros estados e visando desenvolver ações cooperativas; participação nos eventos científicos da área no estado do Ceará, no Nordeste e âmbito nacional, ditar e distribuir estudos do Grupo e outras obras consideradas relevantes para o conhecimento e o enfrentamento dos desafios da educação no Ceará.
Projetos em andamento: Apoio à organização do memorial do educador Luís Junior – Santana do Acaraú, digitalização de fotografias das escolas de Sobral, Instituições, educadores e práticas educativas na região Norte do Ceará - História e Memória, Livro de ensaios História Social das Escolas Municipais de Sobral.
Ações e produtos: Apoio à inserção de professores nos cursos do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará; Aproximação com pesquisadores de IES do Ceará e de outros estados; Participação no Congresso Brasileiro de História da Educação, desde 2006; Participação no Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, desde 2006; Participação no Encontro Cearense de Historiadores da Educação, desde 2002; Organização - com UFC, UECE e URCA - do Encontro Cearense de Historiadores da Educação, desde 2004; participação institucional no IX Encontro Cearense de Historiadores da Educação, em 2010. Mesa redonda I - (Auto) Biografias: Entre o Individual, o Coletivo, a História e a Ficção; Mesa redonda II – Fontes e Registros na História da Educação; Mesa redonda IV – Instituições Escolares e Formação de Professores.
 
5.2 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU)
 
Educação, Políticas Públicas e Juventude, Juventude, Educação e Participação.
Coordenadoras: Professora Dra. Ivna de Holanda Pereira  do curso de Pedagogia e Professora Dra. Isaurora Cláudia  Martins do Curso de Ciências Sociais.
 
5.3 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Afetividade e Participação Social e Comunitária (GEPAR)
 
Afetividade, Participação e Promoção da Saúde, Afetividade, Participação e Políticas Públicas.
Coordenador: Professor Dr. Israel Rocha Brandão


5.4 Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária – (GEPPU)
 
O GEPPU teve inicio no ano de 2008 e a reunião do GEPPU acontece quinzenalmente, atualmente conta com 8 bolsistas de Iniciação Científica. Os requisitos para serem bolsistas são: não ter reprovação em mais de uma disciplina e estar cursando entre o 2º e 6º período a duração da bolsa é de no mínimo 1(um) ano e no máximo anos. Podem participar qualquer aluno regulamente matriculado no curso de pedagogia ou em outro curso correlato.
Objetivo do grupo: Promover grupos de discussão e desenvolver pesquisa sobre a docência, a pesquisa e extensão universitária e tudo a ela relacionada como: formação do professor na universidade, formação continuada do docente universitário e formação do discente na Universidade.
Coordenador: Professora Dra. Adriana Campani.

LABORATÓRIO DE ENSINO – LABE
 
O LABE é um espaço de estudo e produção de matérias de ensino para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de contribuir na qualificação das ações pedagógicas na sala de aula da escola básica, o Laboratório de Ensino (LABE) dos Núcleos de Educação Infantil e Séries Iniciais dando continuidade as suas atividades complementares, no que tange a formação continuada, As atividades são direcionadas aos alunos do Curso de Pedagogia e demais profissionais do ensino.

Linhas de atuação do LABE: Currículo, planejamento e métodos de ensino, docência, formação e profissionalização, avaliação da aprendizagem, educação especial, novas tecnologias aplicadas à educação, princípios e métodos de alfabetização Infantil.

Objetivos: Contribuir com a formação inicial e continuada dos alunos do Curso de Pedagogia e demais profissionais da educação e os objetivos específicos são: trabalhar a teoria e prática como eixo articulador da produção do conhecimento dinâmica do currículo; capacitar o aluno a desenvolver um olhar investigativo na realidade educativa; proporcionar ao aluno o desenvolvimento de metodologias e materiais pedagógicos adequados as práticas educativas; favorecer mudanças de comportamento no exercício da docência e na compreensão do papel da educação.

              Coordenadora: Professora Maria José.