Curso de Pedagogia UVA


O Curso de Pedagogia da UVA

O processo de implantação do Curso de Pedagogia em Sobral teve início em 1979 quando, através do processo Nº 2229/79, o Presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú solicitou a abertura de um Curso de Pedagogia, ministrado pela Faculdade de Educação a ser criada e mantida pela Fundação (Projeto Político Pedagógico, 2006).
Em 1980, através do Parecer Nº 75/80, a Câmara de Planejamento do então Conselho Estadual de Educação reconheceu a necessidade social da abertura de um Curso de Pedagogia na cidade de Sobral.
Através do Parecer Nº 778/80, foi autorizado o “funcionamento” do Curso de Pedagogia a ser ministrado em Faculdade de Educação criada e mantida pela Fundação Vale do Acaraú - UVA, sediada em Sobral, com as habilitações de Licenciatura Plena em Administração Escolar; Orientação Educacional e Formação para Magistério e o número de vagas anuais limitada a 50, para cada habilitação. Ao longo de sua existência o Curso de Pedagogia da UVA realizou cinco reformulações curriculares (Projeto Político Pedagógico, 2006).
 
3.3 Formação do Profissional
 
3.3.1 Objetivos

 O curso de pedagogia da UVA objetiva, formar Pedagogos licenciados para exercerem a docência, a gestão e a pesquisa em processos educativos da Educação Infantil, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e de Espaços Não Escolares e tem como objetivos específicos: formar docentes para atuarem na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos Espaços Não Escolares; formar pesquisadores capacitados a produzirem e difundirem o conhecimento educacional, ancorados no processo criativo, na elaboração de saberes articulados com o desenvolvimento tecnológico; formar gestores de processos educativos escolares e não escolares; desenvolver competências e habilidades para atuação em projetos de formação de cidadãos críticos, conscientes e construtores de conhecimentos inseridos no contexto social e cultural; envolver o corpo discente em projetos integrados, favorecendo a aproximação entre as ações propostas pelas diferentes áreas de conhecimento e Núcleos que constituem o currículo do Curso; aperfeiçoar a formação teórico-metodológica dos alunos, contribuindo para ampliar a eficácia da práxis docente; realizar eventos acadêmicos em conjunto com os sistemas de ensino e espaços de educação não-escolares; realizar pesquisas correspondentes às linhas de formação de cada Núcleo; disseminar a produção pedagógica de cada Núcleo nos espaços de educação da região; desenvolver projetos de pesquisa, ensino e de extensão; organizar grupos de estudo entre os docentes/discentes para discussão de temas relacionados às temáticas de cada núcleo; propor Eventos, Seminários, Mini-cursos, disciplinas optativas referentes às temáticas dos Núcleos; capacitar o aluno a desenvolver um olhar investigativo sobre as diversas realidades educativas no intuito de educar pela pesquisa e auxiliar na realização do Trabalho de Conclusão de Curso e propor ações criativas às questões da qualidade do ensino e à exclusão social (Projeto Político Pedagógico, 2007).
 
3.3.2 Perfil de formação profissional

O curso de licenciatura em pedagogia da UVA tem como propósito formar um profissional que atenda o seguinte perfil: exerça a docência, a gestão e a pesquisa na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nos espaços não escolares, articular pesquisa, ensino e extensão na produção do conhecimento pedagógico. Trabalhe os campos teórico e investigativo como eixo articulados na produção do conhecimento sobre os diversos espaços educativos; compreenda a importância dos fundamentos teórico-metodológicos da educação e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem; avalie permanentemente os processos educativos, incorporando a concepção de formação contínua, a unidade da ação docente e a relação docente-discente; apreenda a dinâmica cultural das diferentes realidades educativas; geste os processos educativos escolares e não escolares numa perspectiva democrático-participativa e transformativa; estabeleça o diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento (Projeto Político Pedagógico, 2007).

 3.4 Atuação do Pedagogo

Atuação do profissional da educação nos espaços escolares: Professor na educação infantil; nos anos iniciais do ensino fundamental; no ensino médio, nas disciplinas pedagógicas dos cursos Normais; coordenação, supervisão, orientação, direção; organização e gestão de sistemas de ensino.
Atuação do profissional da educação nos espaços não escolares: Nos diversos espaços da educação não escolares, por exemplo: Educação no campo; educação de jovens e adultos; educação indígena; empresas; hospitais; ONG’s e museus.

FONTE: Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia.