quinta-feira, 18 de agosto de 2011

E-mail recebido! FW: ENEM - Processo equivocado!‏

Prezado Reitor,
Como o senhor já sabe, os estudantes das Escolas de Ensino Médio de Fortaleza têm direcionado desde o ano passado o foco das atenções 100% a se preparar para a prova do ENEM.
Isso significa que eles estão deixando de estudar 65% do conteúdo normal do Ensino Médio, pois estes não caem mais no Enem. Os 35% que os alunos estudam porque caem no Enem são de forma absolutamente SUPERFICIAL e generalista, sem profundidade, sem real conteúdo. Eles compram revistas em bancas e passam as aulas agora grifando revistas para ficarem agora saberem tudo SUPERFICIALMENTE sobre tudo e, portanto, não saberem NADA de fato com profundidade.

Os professores universitários já estão começando a receber os frutos enêmicos dentro da universidade, alunos sem base alguma e sem os pré-requisitos mínimos para cursar cadeiras como Farmacologia, Bioquímica, Calculo 1, 2, 3, pois não tem base do Ensino Médio nenhuma para cursar essas cadeiras.

O mesmo já está ocorrendo nas escolas de Ensino Médio em Fortaleza. Alunos perdidos, assistindo aula com o olhar distante, torturados por saberem que a nota deles nessa prova aleatória do ENEM depende muito mais da sorte de pegar uma corretora da redação "mão leve" do que dos seu próprio esforço e conhecimento. Para entrar numa universidade, o indivíduo deve ter aferido é os seus conhecimentos, porque eles SIM serão pré-requisitos para a continuidade do processo, não apenas a capacidade de pensar.

Pessoas de todo o nordeste e amigos do sudeste ficaram pasmos ao saberem que a UFCE foi a 1a a "se render" ao ENEM especialmente por conta da bonança da verba e da fidelidade da cúpula da UFC ao PT. Logo o Ceará que sempre foi destaque em exames vestibulares IME ITA, OAB, olimpíadas de Mat, Fis e Quim, ser o primeiro a se render ao Enem??  Ficaram pasmos, assim como toda a sociedade cearense.

Lhe escrevo mui respeitosamente para dizer que, particularmente, acredito que o senhor não esteja percebendo o mal que essa adoção do Enem trará para a educação e para a formação de profissionais e de mão de obra qualificada no Ceará. Os professores da UFC cedo ou tarde se verão impossibilitados de dar continuidade ao seu ofício pois os alunos que já estão entrando na universidade terão conhecimento superficial de tudo e, portanto, entrarão sem saber nada com a profundidade suficiente para cursar engenharia, medicina, farmácia, odontologia etc.  Entenda que Ciências Matemáticas, Físicas e Químicas têm pré-requisitos. Se a pessoa não souber o conteúdo anterior, ela não tem como aprender o próximo conteúdo não, pois a lógica é toda encadeada, em sequência, em série, diferente do que ocorre em Humanas.
- Ocultar texto das mensagens anteriores -

O nordeste está orgulhoso com o reitor da UFPE que, em nome da qualidade dos profissionais formados naquela universidade, em especial na Computação e na engenharia, manteve o processo seletivo em alto nível e, assim, forçando os estudantes do Ensino médio a realmente se prepararem e estudarem o suficiente para acompanhar o nível de conhecimentos requeridos numa faculdade tecnológica. Caso o senhor não tenha visto, lhe apresento o vídeo abaixo em que o presidente da CCV da UFPE é entrevistado por um jornalista de lá, vídeo de 1 min de duração:
http://pe360graus.globo.com/videos/educacao-e-carreiras/vestibular/2011/07/22/VID,23040,35,337,VIDEOS,879-GRANDE-NUMERO-REPROVADOS-CHAMA-ATENCAO-VESTIBULAR-UFPE.aspx

Nesse vídeo, vemos o presidente da CCV, apoiado pelo reitor da UFPE, imbuído do espírito de garantir que os alunos pernambucanos que entrem na universidade tenham a qualificação mínima requerida para acompanhar o trabalho universitário, ou seja, imbuído da busca pela excelência. Só assim, os professores da UFPE  poderão continuar o trabalho se excelência e formar os alunos para o mercado de trabalho competitivo.

É esse espírito que a sociedade cearense espera do senhor.
Entenda que a sua assinatura não gerencia apenas a UFC, mas também gerencia a cabeça de milhares de estudantes e professores de ensino médio que vão "dançar de acordo com a música". Se, para entrar na UFC, for requerido apenas saber "cozinhar e costurar", o senhor pode ter certeza, os estudantes do ensino médio cearenses vão parar de estudar os conteúdos escolares e vão ser especialistas em "corte e costura e culinária", ainda que estejam fadados a entrar na UFC com ZERO conhecimento dos pré-requisitos e IMPOSSIBILITANDO o trabalho do corpo docente da Universidade Federal.

Ao gerir a UFC, o senhor automaticamente está gerindo TODO O SISTEMA EDUCACIONAL CEARENSE.
Uma assinatura do senhor na UFC equivale à assinatura de todos os donos de escolas cearenses, de todos os pais de aluno cearenses e de todos os estudantes cearenses. Assim, sendo representante dos interesses educacionais do nosso estado do Ceará, da melhoria da qualidade dos profissionais formados pela Universidade Federal do Ceará, peço humildemente que o senhor reflita sobre AS CONSEQUENCIAS desastrosas  da manutenção do ENEM como a única forma de ingresso na UFC.

Talvez fosse o caso de manter o Enem como seleção para os cursos menos concorridos, ou para os cursos de HUMANAS, cujo conteúdo é BEM PARECIDO COM O DO ENEM. Mas que os cursos Tecnológicos e da Área de Saúde tivessem realmente uma SELEÇÃO DE VERDADE, que realmente desse os alunos do Ensino Médio cearense o REAL foco a ser buscado, a excelência que sempre acompanhou o Ceará nos últimos 50 anos. Não sei se o senhor sabe, o ITA foi fundado por um Cearense Marechal Casemiro Montenegro em 1950, o Ceará sempre foi destaque nacional pela sua excelência educacional, pela sua VANGUARDA educacional. A manutenção do ENEM como única forma de ingresso para a UFC vem NA CONTRAMÃO de tudo que o Ceará buscou e demonstrou nas última décadas.

Questões políticas PT/PSDB não deveriam ser a espinha dorsal  de uma gestão universitária. A Universidade Federal do Ceará deve atender é aos os anseios de toda a sociedade cearense, livre de questões partidárias. Se queremos "socializar" a Universidade Federal, dar acesso ao máximo de estudantes de todas as classes, devemos é MELHORAR AS ESCOLAS PUBLICAS da capital e do interior, sabemos disso. O ENEM é uma bandeira partidária tão somente, um ícone partidário, mas representa simultaneamente A BANDEIRA DO FRACASSO EDUCACIONAL DE UM PAÍS que precisa crescer e, portanto, precisa formar engenheiros de qualidade, médicos de qualidades, profissionais de qualidade.

- Ocultar texto das mensagens anteriores -
Repito, ao gerir a UFC, o senhor automaticamente está gerindo TODO O SISTEMA EDUCACIONAL CEARENSE. Uma assinatura do senhor na UFC equivale à assinatura de todos os donos de escolas cearenses, de todos os pais de aluno cearenses e de todos os estudantes cearenses. Assim, sendo representante dos interesses educacionais do nosso estado do Ceará, da melhoria da qualidade dos profissionais formados pela Universidade Federal do Ceará, peço humildemente que o senhor reflita sobre AS CONSEQUENCIAS desastrosas  da manutenção do ENEM como a única forma de ingresso na UFC.

Se o senhor puder responder, quando o senhor tiver tempo, respondendo sobre a questão dos pré-requisitos, eu ficarei muito satisfeito. Não lhe telefono nem vou ao seu encontro pessoalmente pois não temos tempo disponível para conversar pessoalmente, mas se for o caso, irei ao seu encontro.

Atenciosamente e respeitosamente,

prof. Renato Brito
Lutando pela excelência educacional do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário