terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NOTA DO CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RACHEL DE QUEIROZ-CAPED

A Educação à distância como ferramenta da precarização do trabalho docente e sucateamento da qualidade da formação Universitária.
 
Como já sabemos das dificuldades que temos na nossa formação presencial em nossa Universidade, onde tais dificuldades são constituídas por vários fatores como: a falta de Restaurante Universitário – R.U, Residência Universitária – R.U, bolsas de estudos totalmente desproporcional a quantidade de alunos que a universidade recebe, como se isso só não bastasse a quantia paga é muito baixa tendo que dividi-la para pagar água,luz, aluguel, alimentação, transporte e várias xeroz ( que é nos cobrada um preço mais elevado, como por exemplo enquanto que em outros espaços fora da Universidade a xeroz é 05,00 aqui é nos cobrado 08,00 e você o que acha disso? contamos ainda com uma  estrutura insuficiente para receber novos alunos, onde a Universidade para tentar evitar as salas superlotadas decide em diminuir as vagas no vestibular impedindo assim o acesso de vários jovens da cidade de Sobral e municípios vizinhos de ingressarem no Ensino Superior, corpo docente escasso onde muitas vezes os professores assumem outras disciplinas para que os alunos não fiquem prejudicados, o que contribui para a precarização do trabalho docente, sem falarmos na falta de concurso para professores EFETIVOS onde governo vem adotando a forma do concurso para professor SUBSTITUTO que é “mal remunerado e sobrecarregado de trabalho; enfim, pelo aviltamento(rebaixamento) salarial, com o claro objetivo de rebaixar o nível de ensino superior público e agora você que está lendo este texto se pergunta o que isso tem a ver comigo? Meu amigo  com o Ensino Superior Público precarizado os alunos se verão obrigados a procurar o setor privado, enfraquecendo cada vez mais os setores públicos e enriquecendo os grandes empresários da Educação. O governo vem com uma série de ataques a Educação Superior, através da Reforma Universitária que nada mais é o Desmonte da Educação Superior Pública, as reformas referentes à educação superior implantadas no governo Lula, através do Projeto de Lei (o PL 7/200/06), onde já eram articulas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.
As principais reformas são: Enem, Prouni e Reuni, parceira Público Privado e outros, vamos nos deter aqui a umas dessas reformas a EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
 A educação a distância a famosa EaD faz parte do pacote de reformas da educação superior, a mesma vem com o discurso de  uso de novas tecnologias na educação. Que inovação é essa em que contribui com o governo para a não realização de concurso para professores, no sentido em que a relação professor/ aluno é totalmente desproporcional como, por exemplo, podemos citar o nosso Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú que em fase experimental ofertou no semestre 2012.1 disciplina a distância: Arte e movimento na Educação Infantil, agora sabe quantas vagas foram ofertadas para esta disciplina? 100 vagas, isso mesmo 100 vagas!!! Agora imagine o professor que vai ministrar essa disciplina numa sala super ops, super não, MEGA LOTADA, pois como podemos perceber é apenas 1 professor para 100 alunos, onde ficará a qualidade do ensino? Sem falar que se sairão bem àqueles que têm computador em casa e os demais? pois a universidade supõe que todos os estudantes têm computadores ou que os computadores da biblioteca são suficiente quando no caso não são.
“O governo Lula sempre declara a sua suposta prioridade em ampliar o ensino superior público. Contudo, se não há expansão de verbas, como esta ampliação poderia se sustentar? Provavelmente através do ensino à distância, previsto no Artigo 5º do projeto. Ele será aplicável a qualquer curso superior, inclusive em cursos de formação de professores.

 O Centro Acadêmico de Pedagogia convida a você estudante a refletir sobre o que está sendo imposto, pois o EaD vem agravar ainda mais a qualidade do Ensino, e de forma vergonhosa, coloca o professor como um simples orientador que deve fazer uma transmissão rápida de conhecimento para os alunos, ou você acha que ele atendendo 100 alunos  terá tempo para pesquisa e extensão? Por enquanto é apenas uma disciplina, mas a idéia é que sejam 4 disciplinas, para onde estaríamos caminhando, para um Curso Semi-presencial? Nessa condição de EaD, a universidade vai aos poucos perdendo seu papel de  formar cidadãos críticos, reflexivos, formadores de opiniões “Ora, como é possível graduar professores que não tenham tido a experiência da relação presencial professor-estudante? O ensino à distância está presente em toda a nossa vida moderna, mas a formação presencial é determinante para a garantia da qualidade do ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.” 


O C.A passará de sala em sala divulgando a lista de abaixo assinado contra a disciplina de EaD no  Curso de Pedagogia UVA !!

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