domingo, 12 de dezembro de 2010

NOTA DE REPÚDIO À ATUAL GESTÃO DO DCE

Vivemos dias nos quais nos deparamos com o crescente enxugamento da responsabilidade do ESTADO com as políticas públicas necessárias a sociedade. Porém continuamos arcando com altos juros e impostos, pois o ESTADO não tem como se manter sem nossa contribuição.
Como estudantes formadores de opinião e futuros formadores da educação, somos obrigados a fazer movimentos que GRITEM nossas MAZELAS, para que ao menos alguém tome conhecimento e quem sabe providência a respeito. É na intenção de que existam pessoas atuando a nosso favor, representando e lutando por nossas causas que elegemos a atual gestão do DCE que nos fez ir às urnas com a promessa de serem CONSEQUENTES E COMBATIVOS! Consequentes não sabemos, mas COMBATIVOS, isso o atual DCE NÃO É! Não se pode ser de um Diretório Central dos Estudantes e ficar entre quatro paredes burocratizando, sem ir á campo conhecer a realidade! Nós alunos estamos há anos padecendo nas mãos do governo, lutando por um R.U, lutando por uma RESIDÊNCIA, lutando por uma BOLSA e não por um PELO MENOS UM BOCADO... (PBU).
Quando nos propomos a fazer parte de um MOVIMENTO de representação precisamos entrar em MOVIMENTO, e não ficarmos estáticos vendo a banda passar, assistindo de camarote nossos direitos esvaírem pelo ar.
Não devemos temer governo, não aceitamos ditadores, não somos capachos, somos conscientes e não comprados. Quem vende seus direitos por tão pouco realmente não pode reclamar, não pode militar!
O C.A de Pedagogia DECLARA hoje REPUDIAR a atual gestão do DCE, por estar compactuando com em favor da administração da Universidade; Estamos decepcionados com o DCE e pedimos a atual gestão: SAIAM DA SALA!!! VEJAM com os próprios olhos as coisas que estão acontecendo e tomem providências!!! Comecem entregando nossas carteiras de estudantes antes que o mandato de vocês termine, pois isso é um dos direitos que estão nos tirando e é uma das responsabilidades de vocês. Olhem as questões universitárias com olhos críticos, vocês tem medo de quem? De quê? Tenham medo dos discentes que podem revogar a gestão de vocês!
Mais um motivo para o C.A de Pedagogia indgnar-se com o DCE: Nós não fomos convidados para o CONEB ( CONSELHO NACIONAL DE ENTIDADE DE BASE ), um encontro Nacional de C.AS, queríamos saber qual o motivo de um C.A tão ATIVO e atuante ser excluído de um encontro tão importante????

Nossas lutas são por motivos reais, nossa sociedade precisa de pessoas que saiam as ruas e façam acontecer o mesmo que os caras pintadas fizeram, e enquanto houverem pessoas como as dos C.As de Pedagogia, de Educação Física, de Filosofia e outros... nossos direitos não serão tirados e sim ampliados nem que nos custe muito!!! O nosso voto faz toda diferença, e não pedimos favores, nem dinheiro a políticos pedimos sim: RESOLVAM AS QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS do nosso país.

Essa foi a pauta da reunião do C.A de pedagogia que aconteceu em 11/12/10 e os membros presentes foram unânimes na votação para que esse post fosse escrito.

Nós não vamos descansar, enquanto o DCE não fizer o seu papel. Por que elegemos um grupo que dizia: " VAMOS JUNTOS DCE, C.As e estudantes, fazermos do movimento estudantil UM VERDADEIRO INSTRUMENTO DE LUTA POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR. NÃO DEIXEM O DCE ACABAR, POIS ELE PERTENCE AOS ESTUDANTES"

Outros DCES De outras universidades podem pertencer aos estudantes, mas o da UEVA pertence AO GOVERNO E A REITORIA...Porque será?????


"Ou os estudantes se aliam ao destino de seu povo, com ele sofrendo a mesma luta ou filiam-se àqueles que exploram o povo"
Florestan Fernandes

EM NOME DE TODO CENTRO ACADÊMICO

Por Aline Fonteles
Coordenadora de Comunicação e secretária



8 comentários:

  1. O DCE é composto de estudantes, e como os 9.000 enfrentamos dificuldades para se manter na universidade e por isso lutamos por uma universidade pública e de qualidade, nós sabemos que só através de muita mobilização que alcançaremos uma universidade melhor. È por esse motivo que acreditamos no debate que traga como resultados propostas coesas e não vaidades indivíduais.

    Sobre o CONEB, o último CEB (Conselho de Entidades de Base) teve como pauta a organização dos CA s para o encontro, porém o curso de Pedagogia não participou, por quê? Portanto é fundamental que isto seja repassado aos estudantes. O DCE não promove reuniões separatistas, pois sabemos que o movimento estudantil precisa de unificação. Agora cabe ao CA não se omitir das discussões, tivemos o Fórum estudantil e os caros membros do CA de pedagogia não participaram por quê?
    No semestre 2010.2 as carteirinhas ficaram disponíveis aos estudantes, devido ao prazo de validade que seria até abril, não tivemos uma grande remessa. Isso foi esclarecido a todos que nos procuraram inclusive aos Centros Acadêmicos.

    Mesmo não concordando respeitamos a decisão da direção do Centro Acadêmico Raquel de Queiroz sobre o DCE, isso contribuirá para reavaliar nossa gestão, porém repassem aos estudantes não opiniões pessoais ou políticas, mas a realidade. O DCE é dos estudantes é nosso!

    Todos estão convidados a participarem do grupo de discussão da tese e ainda do CONEB e da 7º Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, que acontecerá de 14 a 23 de janeiro no Rio de Janeiro. Estudantes que queiram apresentar trabalho as inscrições é até amanhã. O DCE está se organizando para conseguir um ônibus é de extrema importância a participação dos acadêmicos do curso de pedagogia. Mais informação no site da UNE ou no DCE.

    Juliana Marques

    ResponderExcluir
  2. Cara Juliana,o curso de Pedagogia não participou dos ultimos CEBs devido as atividades da Semana da Pedagogia, isso não justifica o nosso presidente ter se dirigido ao DCE e ao chegar foi informado que apenas seis C.AS iriam ao encontro e estava fechado assim. O DCE TEM OBRIGAÇÃO DE DIVULGAR SUAS AÇÕES e isso não está sendo feito, pois os alunos não sabiam dessa disponibilização das carterinhas, e nós ainda não temos bola de cristal e muito menos tempo para fazer o trabalho de divulgação do DCE. Nós queremos ver vocês irem de sala em sala avisar o que interessa assim como foram quando pediram votos. E nossas opiniões não são pessoais são fundamentadas na realidade que estamos vivendo e na falta de ação de vocês. Nós queremos ver vocês combaterem pelo nosso R.U, pela nossa Residência, por uma bolsa digna... Não temos nada contra as pessoas do DCE e sim contra a falta de atitude e excesso de omissão. Não temos nada contra o DCE e queremos que ele exista, mas que exista e seja ativo que lute, que faça acontecer. Não concordamos com essa falta de ação, trabalhem pelos nossos interesses e não por políticos... divulguem que estamos com um transporte precário, briguem pelo nosso R.U, tenham uma coordenadoria de comunicação que passe os INFORMES aos alunos. Nós manteremos nosso repúdio até que seja percebida mudanças e atitude.

    Aline Fonteles Lopes

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. vejo equívocos na fala da companheira Juliana...PRIMEIRO em afirmar que nenhum diretor da atual gestão do CA de pedagogia participou do FORUM, muito pelo contrario ARI e outra moça estavam lá sim....SEGUNDO nos espaços supostos espaços separatistas,Aos estar sendo realizado??!!!Companheira fizemos inumeros convites ao DCE e em um deles convite PESSOAL, esses espaços os estudantes teem VOZ e Opinião.Existindo uma discussão sobre nossa IESe suas inumeras problemáticas...TERCEIRO é a sua persistencia e frustada tentativa de afirmar que é INDIVIDUALISMO ou somos, MOÇA...Quem mais unificou nesta universidade FORMOS nos os próprios CA's quem mais dialogou foi os CA's...Vamos as perguntas...
    Quantos CEB rolou? Acho que nossos encontros passam do dobro de CEB's, O DCE tem uma lista de debate????OS CA's tem!!!

    Meninha, não cai de paraquedas...Deixe de gritar por outras pessoas e defender as ideias de outros politicos...

    Viva FORTE

    Eita gestão que não passa e eleição que não chega!!!

    ResponderExcluir
  5. Desculpa os erros ortográficos, concordancia e de acentuação!!!
    Cansado e quase dormindo!!!

    ResponderExcluir
  6. Maurício, obrigada pelo post, eu também respondi quase dormindo, nem me lembrava do Ari presente na reuinão... Mas continuamos sustentando nosso Repúdio, pois só vi o DCE se mobilizar pra entregar panfleto pra se eleger e depois pra eleger a Dilma e outros... queremos ver eles COMBATEREM para resolver as questões que nós temos debatido. Nós não temos interesses políticos, pois não vi nenhum dos C.AS panfletando a favor de político A ou B. Não somos separatistas, apenas se alguém não está fazendo nós vamos fazer, pq cansamos de esperar pelo ESTADO, e não vamos esperar pelo DCE. Quando vocês acordarem pode ser tarde demais... Se os C.AS estão se mobilizando sozinhos isso é uma prova cabal de que vocês não estão fazendo o que deveriam fazer e o que prometeram! Espelhem-se no DCE da UECE, eles não alisam o coro de ninguém botam um quente e dois fervendo para melhorar a IES deles. Vocês nos envergonham com tanta babação, omissão, medo, cegueira, tampando sol com a peneira...

    ResponderExcluir
  7. QUERO VER QUANDO CHEGAR A ELEIÇÃO... QUERO VER AS MÃOS VAZIAS...

    ResponderExcluir