quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONHEÇAM UM POUCO MAIS SOBRE O GEPECJU

Apresentação



A expressão culturas juvenis tem sido utilizada como meio de acesso à multiplicidade de práticas, atitudes e modos de ser verificados no cotidiano do segmento juvenil. Afirma-se assim, a heterogeneidade em detrimento da homogeneidade, para dar lugar aos múltiplos sentidos que a condição juvenil elabora e assume. Abrigando pesquisadores e estudantes das áreas das Ciências Humanas e da Educação, bem como profissionais de diversas áreas que trabalham com jovens, o objetivo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (GEPECJU) é estimular o debate interdisciplinar e a pesquisa em torno das culturas juvenis, levando em conta as seguintes questões: Que experiências marcam a vivência da condição juvenil em diferentes tempos e espaços e como essas experiências se articulam com as especificidades dos distintos meios sociais e culturais? Como, a partir das suas vivências, os jovens recriam a relação espaço/tempo e atribuem significados ao ser jovem? Que territorialidades e mapas identitários emergem das experiências juvenis? Como os jovens processam as mudanças verificadas no mundo contemporâneo e recriam as relações entre si, com os outros e com as instituições encarregadas de socializá-los? Que formas de sociabilidade e modalidades de socialização podem ser verificados nos contextos juvenis? Como os jovens expressam suas experiências do ponto de vista estético, cultural e político na cidade e no campo?
O GEPECJU foi criado e certificado pelo CNPQ em 2008, sob a coordenação das professoras Dra. Isaurora Cláudia Martins de Freitas (Ciências Sociais - UVA) e Dra. Ivna de Holanda Pereira (Pedagogia - UVA). Desde então, o grupo vem desenvolvendo as seguintes atividades:
·        Reuniões quinzenais para leitura e discussão de textos pertinentes às temáticas das linhas de pesquisa do grupo;
·    Desenvolvimento de pesquisas relacionadas às linhas de pesquisa;
·    Apresentação e discussão dos resultados das pesquisas realizadas pelos membros do grupo;
·    Trabalhos de extensão em escolas públicas e outras instituições que trabalham com jovens;
·     Realização de palestras e seminários sobre as temáticas relacionadas às juventudes.
Nossas reuniões acontecem sempre às quartas-feiras, às 16h, nas dependências do curso de Pedagogia da UVA, no Campus da Betânia, na cidade de Sobral e são abertas a todos que queiram participar.

 

 

Linhas de Pesquisa

Culturas Juvenis, Estéticas e Práticas Corporais – analisa as relações entre corpo, estética e subjetividade nas culturas juvenis, percebendo como os jovens inseridos em diferentes contextos sociais e culturais produzem e atribuem significados aos seus corpos.
Pesquisador Responsável: Kaciano Barbosa Gadelha (linhasdefuga@hotmail.com)

Educação, Políticas Públicas e Juventude - investiga o tema da democratização da Educação e a relação desta com diferentes processos culturais e instâncias de participação política da juventude. Inclui a análise de políticas macrossociais e de práticas formuladas e implementadas no contexto das famílias e de instituições educacionais e sociais. Enfatiza a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades sociais quanto de iniciativas eficazes de promoção de equidade e de participação política.
Pesquisadoras Responsáveis: Maria Isabel Silva Bezerra Linhares (isabellinhares@yahoo.com.br) e Kátia Regina Rodrigues Lima (kareli20042004@yahoo.com.br)

Juventude, Educação e Participação – reúne estudos que tomem por objeto os processos educativos destinados à juventude urbana e rural, bem como as experiências de participação política e cultural dessas juventudes em instituições, a exemplo da escola, e em organizações da sociedade civil como ONGs, sindicatos, grêmios, pastorais, associações e cooperativas.
Pesquisadora Responsável: Ivna de Holanda Pereira (ivnaholanda@yahoo.com.br)

Sociabilidades Juvenis em Contexto Universitário - abriga estudos que tomam por objeto os jovens universitários, analisando suas experiências, espaços de vivência, formas de sociabilidade e os sentidos que eles atribuem à universidade e ao ser jovem universitário.
Pesquisadora Responsável: Isaurora Cláudia Marttins de Freitas (isaurora68@gmail.com)

Culturas juvenis, arte e novas sociabilidades – preocupada com os agenciamentos ético-estéticos característicos da(s) juventude(s) na contemporaneidade, a linha de pesquisa propõe um diálogo interdisciplinar (baseado, sobretudo, em Sociologia, Antropologia, Comunicação Social e Filosofia contemporânea) sobre a produção da subjetividade e o protagonismo social do ator multifacetado conhecido por “jovem”.  O debate se delimita em como estes jovens se agrupam e se diferenciam por intermédio da arte (música, dança, pintura, escultura, teatro etc.) e estabelecem laços sociais inéditos por meio da tecnologia na Era da Informação (Internet, redes sociais etc.).
Pesquisador Responsável: Márcio Fonseca Benevides (marciobenevides@hotmail.com)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário