A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa conheceu na manhã desta terça-feira (03/04) as instalações da Escola de Ensino Profissionalizante Joaquim Antônio Albano, localizada na cidade de Fortaleza.
A iniciativa foi da presidente da Comissão deputada Rachel Marques e faz parte de uma série de visitas às escolas estaduais de ensino profissionalizante, com o intuito de propor melhorias e investimentos e fortalecer esse novo modelo educacional no Ceará.
Durante a visita, a parlamentar defendeu a necessidade de conhecer o funcionamento das instituições em tempo integral. A parlamentar disse que as 83 escolas profissionalizantes no Estado precisam ter seu funcionamento sistematizado, possibilitando a elaboração de relatório a ser debatido na Comissão de Educação em audiência pública. A partir daí, a Comissão fará os devidos encaminhamentos à Secretaria de Educação.
“Queremos aprofundar e conhecer essa nova experiência que avaliamos como bem sucedida, para propor a expansão ou o aperfeiçoamento”, disse. Segundo a parlamentar, o objetivo é garantir uma educação de qualidade, profissional para estudantes do ensino médio.
A diretora Vitória Maria Cunha informou que a escola oferece cinco cursos profissionalizantes: informática, enfermagem, eventos e segurança do trabalho, cujas disciplinas são mescladas com o horário do ensino médio, uma estratégia para segurar o aluno na escola o dia todo. “Tem aluno que dá prioridade ao ensino técnico”, observou, ressaltando que informática é o curso mais procurado.
Vitória destacou que as escolas adaptadas vêm passando por reformas, já que os recursos foram liberados pelo Governo Federal. “Temos alguns laboratórios funcionando, mas, às vezes, o que impede é o pouco espaço das escolas adaptadas para o eixo profissional”, assinalou. Conforme ela, a solução é diminuir o número de turmas (12), disponibilizar uma sala para laboratório e funcionar adequadamente durante as 9 horas diárias de aula.
Na quarta-feira (04/04) a Comissão visitará as escolas Onélio Porto e Mário Alencar, durante a manhã e tarde, respectivamente. Neste primeiro momento, serão visitadas as 17 escolas profissionalizantes de Fortaleza.
LS/AT
Nenhum comentário:
Postar um comentário