UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
III SEMANA DE PEDAGOGIA
COMISSÃO ORGANIZADORA
Regulamentação da Profissão do Pedagogo (des) caminhos da identidade.
06 a 10 de junho de 2011
Comissão organizadora:
Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz- CAPED, Professora Msc. Amélia Soares André e Professor Dndo. Francisco Ullissis Paixão e Vasconcelos
Sobral – CE
2011
APRESENTAÇÃO
O III Encontro Semana de Pedagogia possui, por função, promover o contato entre estudantes interessados nas problemáticas concernentes à formação e atuação do pedagogo na sociedade contemporânea.
O Encontro traz como tema: “Regulamentação da Profissão do Pedagogo: (des) caminhos da Identidade”. A escolha do tema se dá em virtude da aprovação da regulamentação do pedagogo, por intermédio da câmara dos Deputados e pela sua aprovação no dia 19 de agosto de 2009 o projeto de lei (4746/98) que trata do referido tema. Neste sentido se faz necessário essa discussão no meio acadêmico e outros a fim de debatermos a identidade e o papel do pedagogo na sociedade. Daí que Encontro dos estudantes de Pedagogia servirá como um cenário para que os diversos estudantes, atores sociais estabeleçam relações de trocas de saberes onde se faz pertinentes questões referentes à política e pedagogia. Estas discussões passarão por temas tais como: o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, educação hospitalar, educação indígena, jogos e brincadeira na educação infantil, O fim das escolas especiais e o desafio de incluir crianças deficientes na escola regular dentre outros.
No sentido de promover um amplo debate sobre os temas elencados promoverá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos artísticos e científicos, dentre outros modos de encontro e reflexão. O evento acontecerá de 06 a 10 de junho e será dirigido a todos estudante de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e demais interessados em participar do encontro.
JUSTIFICATIVA
Percebemos, diante do dinamismo da história, que os acontecimentos, as decisões políticas e outras temáticas vêm tomando dimensões dialógicas no contexto da sociedade, sendo assim e compreendendo a universidade como espaço de diálogos e produção do conhecimento é que se apresenta a III semana da pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, abordando a temática:” A Regulamentação da Profissão do Pedagogo: (des) caminhos da Identidade. A justificativa da escolha do tema se dá em meio a um contexto político que flexibiliza e terceiriza os serviços na escola; os avanços da ordem mercantilista neoliberal da educação; da desresponsabilização do Estado pela Educação; da implementação de medidas que acentuam a perspectiva produtivista, competitivista e controladora na educação. Diante do exposto a regulamentação da profissão do pedagogo dá apenas ao graduado em pedagogia a prerrogativa de exercer a profissão. No projeto de lei aprovada na câmara, os senhores Deputados Federais não citam as diretrizes curriculares da pedagogia de 2005, diante dessas e demais afirmações é que nos cabe perguntar, portanto, quem ganha e quem perde com a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO?
Neste sentido deve ser ressaltado que o encontro é um momento de articulação do movimento estudantil, configurando-se como um lugar propício ao exercício da democracia política ao mesmo tempo em que se incrementa a resistência às perversidades provocadas pelas ações políticas conectadas a práticas neoliberais. E ainda deve ser dito que o encontro deverá trazer maior visibilidade à UVA, quando esta se responsabilizará por receber pessoas para discussões de temas tão importantes, este encontro é um momento único de integração entre os estudantes do campus Betânia
OBJETIVOS
GERAL
Discutir de forma crítica a Regulamentação da Profissão do Pedagogo e com isso elucidarmos e desvendarmos questões que nos inquieta.
ESPECÍFICOS
· Refletir sobre o exercício das atividades do pedagogo, segundo o projeto de lei – 4746/98;
· Fortalecer a dimensão política do movimento estudantil de Pedagogia;
· Promover discussão sobre os possíveis rumos do profissional pedagogo a partir da lei -4746/98.
EDITAL DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Centro de Ciências da Educação –CCE
Curso de Pedagogia
Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED
Universidade Estadual Vale do Acaraú
O Centro de Ciências da Educação – CCE, Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED, juntamente com o e comissão científica da III da Semana da Pedagogia lança edital de inscrições para apresentações de trabalhos, que se realizará na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA de 6 a 10 de junho de 2011.
A inscrição de trabalhos ocorrerá em três formas: Resumo simples, Resumo expandido e Trabalho completo. Estes deverão estar associados a um eixo temático: RESUMOS SIMPLES, EXPANDIDO E ARTIGO COMPLETO
REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos poderão ser teóricos, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação a docência. Estes deverão estar associados a um eixo temático.
.
Eixos Temáticos
- Perspectivas teóricas, práticas e vivências em Educação Infantil;
- Perspectivas teóricas, práticas e vivências no Ensino Fundamental;
- Perspectivas teóricas, práticas e vivências em Movimentos Sociais,
- Perspectivas teóricas, práticas e vivências em Pedagogia Universitária;
- Educação Popular e de Jovens e Adultos;
- Espaços escolares e não-escolares de educação;
- Educação e diversidade.
3. DAS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS
3.1 - Período: de 25 de abril a 15 de Maio de 2011
3.2 - E-mail: capedueva@gmail.com
3.3 – Os trabalhos deverão ser enviados para o E-mail mencionado no item 3.2.
3.4 – Somente serão aceitos os trabalhos enviados impreterivelmente no período de 25 de abril a 15 de maio deste ano.
4. REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
4.1 - Os trabalhos devem seguir as normas ITEM 6
5. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
5.1 - A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico Organizador da III Semana de Pedagogia, de acordo com os seguintes critérios:
5.2 - Adequação da proposta ao tema e/ou aos eixos temáticos/temas transversais;
5.3 - Preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho conforme Normas para apresentação dos trabalhos.
5.4 - Os trabalhos selecionados deverão ser inscritos na forma de comunicação oral.
5.5 – O trabalho poderá ter no máximo 03 autores, e cada pessoa só poderá ser autor de um único trabalho.
6. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
6.1. Das Propostas:
6.1.1 – Os resumos e trabalhos completos serão submetidos à revisão pelo comitê científico. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores no dia 23/05/2011.
6.1.2 - Resumo simples: 01 lauda; Resumo expandido: 03 laudas; Trabalho completo: De 10 a 15 laudas.
6.1.3 Estrutura do trabalho:
Resumo Simples
- Título
- Identificação do(s) autor (es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado)
- Texto corrido sem parágrafos contendo: breve contextualização, Objetivos; Metodologia; Principais autores; Resultados; Considerações finais;
- Palavras chaves (no máximo 5)
Resumo Estendido
- Título
- Identificação do(s) autor (es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado)
- Resumo
- Palavras chaves (no máximo 5)
- Introdução: contextualização, objetivos e justificativa;
- Metodologia;
- Resultados e discussões;
- Considerações finais;
- Referências bibliográficas, no máximo 5.
Trabalho completo Contendo:
Título de letras maiúsculas (centralizado).
Identificação do(s) autor(es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado)
Resumo de até 5 linhas, seguido de até 5 palavras-chaves;
Introdução; Desenvolvimento (referencial teórico e análise dos dados); Considerações finais; Referências bibliográficas (normas da ABNT).
Todos os trabalhos deverão obedecer também às seguintes normas:
- Fonte: Times New Roman.
- Tamanho da letra: 12. Espaçamento 1,5.
- Margem: 2cm em todas as margens.
- Papel A4
6.2. Orientações gerais acerca da seleção e apresentação dos trabalhos:
6.2.1 - O trabalho deverá corresponder a um eixo temático. A apresentação de resumos simples, expandidos e trabalhos completos será em forma de projeção em data show (power-point) colocar gráficos, tabelas ou fotos se assim desejar;
6.2.3 - O tempo total para a apresentação de trabalho na forma oral é de 15 minutos.
7. DAS INSCRIÇÕES:
7.1 - As inscrições para participação na III Semana de Pedagogia será do dia 25 de abril a 31 de maio de 2011.
7.1.1 - Os valores das inscrições durante esse período são: R$ 08,00 sem camisa e R$ 15,00 com direito a camisa do evento.
7.1.2 – Só serão aceitas as inscrições feitas dentro dos períodos estabelecidos respeitando seus respectivos valores.
7.1.1 - Os valores das inscrições durante esse período são: R$ 08,00 sem camisa e R$ 15,00 com direito a camisa do evento.
7.1.2 – Só serão aceitas as inscrições feitas dentro dos períodos estabelecidos respeitando seus respectivos valores.
7.1.3 – Os valores das inscrições serão os mesmos para as pessoas que irão apresentar trabalhos.
Informações adicionais:
* independente do valor pago os mesmos terão direito a certificado.
Os trabalhos serão publicados em CD (com ISSN) e deverão obedecer as normas já mencionadas.
CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO
DATA | DESCRIÇÃO |
25/04 a 15/05/2011 | Inscrição de trabalhos |
25/04 a 31/05 | Participação |
16 a 20/05/2011 | Avaliação dos Trabalhos pela Coordenação Científica |
23/05/2011 | Divulgação dos Trabalhos aprovados na Coordenação e via E-mail e blog do CAPED: http://capedueva.blogspot.com/ |
METODOLOGIA
Credenciamento
02 a 03/06/2011 - Registro dos inscritos para que possam pegar o material do encontro.
Local: Sala dos Núcleos
Abertura
Agradecimentos aos parceiros institucionais que ajudaram na construção da III Semana da Pedagogia com apresentação dos membros da Comissão de Organização do evento. Introdução do tema central, localizando os (as) participantes sobre as temáticas que serão abordadas ao longo da semana.
Mesa Redonda:
Apresentação do tema da mesa aos participantes, no qual os facilitadores introduzem a discussão durante um determinado tempo.
Grupos de Discussão - GDs:
Espaço de debate com temas distintos, visando um maior aprofundamento dos temas através de uma metodologia de participação horizontal. Os GDs terão no máximo 40 participantes.
Oficinas – OF:
Cursos curtos e de pouca abrangência, que geralmente dão uma visão parcial da área de conhecimento, e ao mesmo tempo buscam proporcionar aos alunos uma experiência prática do assunto ministrado (ação teórica-prática). As oficinas terão no máximo 35 participantes.
Apresentação de Trabalhos:
Momento onde serão socializadas as produções acadêmicas de diversos temas pelos participantes.
Atividades Culturais:
Será realizada na noite do dia 08 de junho a 1ª PedagoFest, um Chitão no restaurante Lagos em comemoração de 1 ano de Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz, na ocasião será comemorado também o dia do Pedagogo, terão direito a entrada no evento os alunos inscritos na semana apresentando o exibível na portaria.( cada participante inscrito terá direito a 2 exibíveis), o evento será direcionado também a alunos de outros cursos.
Observações:
A frequência das oficinas e dos Grupos de Discussões será realizada no término de cada momento.
Marcos Adriano Barbosa de Novaes
Presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia - CAPED
Presidente da Comissão Organizadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário