segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROEJTO CINE DEBATE!

Notícias - Filme "Sobral no Plural" será tema de Cine-Debate




O documentário Sobral no Plural será exibido na terça-feira, 12 de abril, no Auditório Central, no campus da Betânia, dentro da programação do Projeto Cine-Debate, promovido pela Pró-reitoria de Cultura da UVA. Após a apresentação, que terá início às 19h, os espectadores poderão participar de um debate com os produtores do documentário, os professores do Curso de Ciências Sociais da UVA, Nilson Almino e Paulo Passos. A sessão do Cine-Debate é aberta ao público.

Sobral no Plural é o primeiro documentário de média metragem produzido a partir do trabalho desenvolvido por pesquisadores do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas da UVA (LABOME), com o apoio da Pró-reitoria de Extensão.

“O filme visa dar voz e vez a depoentes do Centro e das áreas nobres da cidade de Sobral, bem como os da periferia, nascidos ou não em Sobral, mas que adotaram esta cidade como seu lar”, resume o professor Paulo Passos, ao apontar um dos objetivos do documentário.
   
Para o professor Nilson Almino, mostrar uma nova forma de ver e conhecer a cidade, além do que é divulgado pela história oficial, constitui outro objetivo do filme. “Quero crer que além dessa versão da história, existem outras histórias. São histórias plurais que enriquecem qualquer versão oficial produzida e, em alguns momentos, a contradizem. O documentário pretende registrar um pouco dessa diversidade, fugindo da regra comum de achar que somente o especialista, o historiador, o arquiteto, o advogado são capazes de falar sobre o que significa uma cidade no tempo e no espaço”, declara Almino. 
 
Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED


Nenhum comentário:

Postar um comentário