terça-feira, 12 de abril de 2011


A Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), iniciada em 2003, integra o cronograma de eventos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o objetivo geral de estimular a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos e possibilitar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores, em âmbito nacional e internacional. Esse evento realiza-se de dois em dois anos na cidade de São Luís do Maranhão/Brasil.
Em 2011 realizar-se-á a V JOINPP, evento acadêmico-científico, que se sustenta em dois pressupostos fundamentais. O primeiro é o debate crítico sobre temas relevantes para o campo das políticas públicas e o intercâmbio de experiências e produções entre pesquisadores em nível nacional e internacional, um dos imperativos dos Programas de Pós-Graduação.
O segundo pressuposto se expressa no tema da VJOINPP: “Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital”. Com este tema privilegia-se o debate sobre as relações e rebatimentos políticos da crise atual do capital na conformação do Estado contemporâneo e na qualidade do desenvolvimento em curso no Ocidente. Objetiva-se, nesse sentido, aprofundar as dimensões estruturantes da referida crise, refletindo sobre sua incidência nos âmbitos macroeconômico, geopolítico, social, cultural, espacial e ambiental.
As crises do capitalismo, a de 1929, a do pós-guerra, a dos anos 1980 e, mais recentemente, a que se configura partir de 2008, expõem as contradições da dinâmica da acumulação desse sistema. Em todas elas, o Estado interveio no sentido de buscar o equilíbrio da produção capitalista para a realização do capital. Entretanto, mesmo com a intervenção do Estado, as crises voltam a surgir indicando o quanto são constitutivas desse modo de produção.
Frente às diferentes manifestações da crise do capitalismo são elaboradas estratégias de hegemonia. No contexto do século XXI, mais especificamente, na crise financeira que afetou várias economias mundiais, a partir de 2008, o discurso e as estratégias de enfrentamento passam pela defesa da restauração da dinâmica do capital, consideram novas formas de intervenção estatal e vêm acompanhados de ampla movimentação das sociedades concretas. Destacam-se, nesse âmbito, iniciativas legitimadas e conduzidas por governos latinoamericanos, cuja bandeira é a do “crescimento econômico com desenvolvimento social”. Desenvolvimento que, segundo seus ideólogos, está fundado no equilíbrio entre crescimento econômico e desenvolvimento social, adjetivados de auto-sustentáveis econômica e ambientalmente.
Em meio a esse novo quadro, são retomados alguns debates que vêm orientando a JOINPP desde sua primeira versão e que, ao serem aprofundados, geraram questões ainda pertinentes e adequadas: como a crise do capital vem afetando a geopolítica mundial, a sobrevivência e a convivência entre os povos? Qual a qualidade do desenvolvimento em curso no Ocidente, sobretudo, suas expressões no contexto da periferia do sistema? Que alternativas estão sendo propostas e construídas para a superação da atual crise do capital? E quais são as perspectivas para as políticas públicas e para as lutas e movimentos sociais?
Desse modo, a JOINPP, nesta sua quinta edição, convida os (as) pesquisadores (as) e demais participantes para buscarem, através do debate e da reflexão, dimensionar a abrangência e a complexidade da atual crise do capitalismo apontando alternativas dirigidas para sua superação.
   
Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED

Nenhum comentário:

Postar um comentário