Desde que iniciaram-se as aulas o movimento estudantil Discente e Docente aliaram-se por uma causa que diz respeito a toda comunidade acadêmica: Condições dignas para a UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ!
Nossa universidade é um patrimonio de Sobral, do Estado e de toda zona noroeste do Estado, porém não é reconhecida pela atual gestão do governo, que tem mostrado o descaso com a nossa universidade, obrigando-nos a ir as ruas cobrar soluções.
Nosso Estado possui três universidades estaduais: UECE, URCA e UEVA, note-se que na sequência a UEVA está em ultimo, mas sequenciei desta forma porque é a realidade. A UEVA das três é a única que não tem Campus próprio, RU, transporte digno não só para os alunos residentes em Sobral, e sim para os alunos de toda zona norte, que dependem da caridade do munícipio ceder um transporte, pois ja que se tratam de universitários estaduais pela Lei o Estado tem a obrigação de disponibilizar transporte. Na prática isso não acontece, os alunos pagam todos os dias uma taxa no onibus.
Alunos que fazem curso integral vagam por Sobral durante todo o dia, pois não podem voltar ja que tem aula manhã e tarde, assim almoçam nas ruas, comidas caras, gastam o que não tem. As bolsas universitárias da UEVA são uma vergonha! E os alunos trabalham por 125 ou 250 reais como funcionários sendo explorados pelos funcionários da instituição.
O que se ve é um caos, A Pedagogia não tem bloco, agora a nova ordem é misturar as salas e unificar a Universidade, mero paleativo para a falta de condições de construir um novo bloco para um curso que tem mais de 900 alunos cursando. E o que esperam? Alunos passivos? Alunos alheios? Digo que esse tempo ja passou. Nós vamos mostrar nas urnas que essa nova ordem Ferreira Gomes que não se mostra interessado pelo patrimonio Sobralense( E estadual), que pretende Federalizar a UEVA se desresponsabilizando estadualmente, e largando ao a governo Federal uma universidade que simboliza o progresso de Sobral e da zona norte, como é que se faz politica. Pois quando elegemos alguém com a notoriedade de Cid Gomes, pelos feitos que realizou em Sobral, o fizemos por achar que ele faria mais do que o que fez em Sobral. Porém o que vemos é um descaso, não so com a UEVA e educação, mas sim na segurança e etc...
Não vamos deixar de protestar, não estamos lutando por partido politico, estamos lutando para que a nossa UNIVERSIDADE ESTADUAL, continue a ser do Estado, mas que seja um exemplo de Universidade e não de VERGONHA.
Nos falta:
TRANSPORTE
RU (PRÓPRIO NÃO RESTAURANTE POPULAR DOS OUTROS!)
PROFESSORES EFETIVOS
SEDE PRÓPRIA
RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
SALAS E BLOCOS
Entre outras coisas que não temos!
Senhor governador, somente no curso de Pedagogia temos 900 alunos, leia-se NOVICENTOS ALUNOS!Imagine 900 votos a menos para seu partido na próxima eleição, falo 900 somente do nosso curso, imagine toda a UEVA (salvo os seus "camelos") votando em outros que não sejam da sua OLIGARQUIA.
Nós votamos no sr, mas muito temos amargado por causa desse voto! Ponha a mão na consciência, sr Governador, não trate o Estado como se fosse uma propriedade privada, nem o seu gabinete lhe pertence, pertence a quem paga os impostos. Faça alguma coisa que justifique nossos impostos em dia! O senhor está no governo por que o elegemos, vc não nos elegeu eleitores e sim NÓS O ELEGEMOS GOVERNADOR! Creio que ainda da tempo de resolver toda essa situação... E como "amigos" lhe dizemos: SUA POPULARIDADE NA UEVA tá mais baixa do que se possa imaginar.
Não temos medo de dizer a verdade, não temos medo de lutar contra o que está errado, pois somos conscientes dos nosso deveres e direitos. Mas nem deveres podemos cumprir, pois como estudantes nossa universidade não nos da condições, e os DIREITOS? Esperamos que ninguém nos impeça de exigi-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário