sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Participação dos acadêmicos de Pedagogia da UEVA no 29º ENCONTRO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA em Itapipoca de 10 a 13 de junho de 2010.

Delegação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA, composto por 16 acadêmicos participaram do 29º Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia. O encontro tinha como tema: PEDAGOGIA COMO PRÁXIS DA EDUCAÇÃO: ATUAL CONJUNTURA E PERSPECTIVAS.
Os Encontros Estaduais de Pedagogia possuem, por função, promover o contato entre estudantes interessados nas problemáticas concernentes à formação e atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. O XXIX Encontro Estadual de Pedagogia do ano de 2010 vem trazendo como tema “pedagogia como práxis da educação: atual conjuntura e perspectivas”. A escolha do tema se deveu ao fato de que acreditamos que a pedagogia pode servir como um instrumento voltado a uma educação que procure reduzir ou findar os graves problemas sociais aos quais estamos submetidos. Freire dizia que a prática educativa era a alternativa maior para libertarmo-nos do quadro ao qual estamos expostos. Para ele, somente pela prática pedagógica refletida (Práxis), a liberdade poderia emergir.
A práxis é o resultado da relação existente entre a técnica e a política, acionadas por um profissional que se inventa na arte de dialogar com outros. Para haver práxis devemos ser capazes não apenas de domínio técnico científico, mas também de compreensão política da realidade. E vale ressaltar o contrário, para que a práxis se estabeleça devemos não apenas ter compreensão política, mas também ser domínio de conhecimento técnico que irá interagir e modificar-se ao contato com o conhecimento do outro. De qualquer modo, técnica, interação e política (são três elementos centrais da práxis freiriana).

OBJETIVO GERAL
O XXIX Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia tem por objetivo discutir de forma crítica à atual política educacional, e com isso propor práticas que venham a ser alternativas para o atual modelo educacional. Esse evento tem, pois, um caráter político, pedagógico e científico. Além de tudo, pretende dialogar sobre os diversos espaços sociais e suas práticas educativas e os rumos do Movimento Estudantil de Pedagogia do Ceará.

ESPECÍFICOS
• Refletir e discutir as práticas pedagógicas que estão configuradas no ensino básico;
• Fortalecer a dimensão política do movimento estudantil de Pedagogia do Ceará;
• Escolha da executiva estadual de pedagogia
• Promover a integração e a discussão dos rumos que o Curso de Pedagogia terá;
• Encaminhar agenda de lutas do movimento estudantil com objetivos definidos.
• Seleção da comissão responsável pela elaboração do estatuto do EEEPe.
O encontro aconteceu na cidade de Itapipoca de 10 a 13 de junho corrente ano. Ressaltamos que foram apresentados 11 trabalhos sendo 9 em comunicação oral e 2 pôsteres. Para isso contamos com o apoio da Universidade com o translado ida/volta

OS ENCAMINHAMENTOS...
Estamos nos preparando para um dos grandes encontros de Pedagogia, o III Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED que acontecerá na cidade de Quixadá - CE.
Na Plenária final do evento o acadêmico Marcos Adriano do 3º período do Curso de Pedagogia foi escolhido para compor a EXECUTIVA ESTADUAL DE PEDAGOGIA que tem como finalidade representar os estudantes do Estado, ajudar a organizar os Encontros Estaduais dos Estudantes de Pedagogia, que acontece anualmente e organizar o Movimento Estudantil do curso de Pedagogia, elaborando propostas de atividades para os estudantes das Universidades do Estado, construindo uma pauta de organização dos estudantes na conquista de seus objetivos! e junto com o mesmo o acadêmico Francisco Aristides se candidatou como membro da EXECUTIVA NACIONAL DE PEDAGOGIA com função de participar da Organização dos Encontros Nacionais dos Estudantes de Pedagogia e participar da elaboração de propostas de atividades Nacionais dos Estudantes de Pedagogia foi empossado no Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia – ENEPE que aconteceu em julho deste ano onde teremos o acadêmico Aristides como representante.

Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED

Nenhum comentário:

Postar um comentário