quinta-feira, 28 de outubro de 2010

EDITAL DA II SEMANA DE PEDAGOGIA PARTE I

TEMA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL: perspectivas para o século XXI.


APRESENTAÇÃO


Historicamente a formação de professores/pedagogos no Brasil, esteve vinculada a preparação de profissionais para atuarem dentro da escola com o processo de ensino e aprendizagem. Desde a escola tradicional jesuítica até nossos dias, uma dubiedade para esta formação se resume entre dois enfoques: ora o da técnica/instrumental, ora o da operacionalização metodológica a partir dos estudos das ciências da educação. Ora uma formação como aplicação prática, ora uma formação como aplicação da ciência da educação. Além disso, pesa-lhe a herança do passado em que estudos pedagógicos referem-se, quase sempre, à preparação de professores, o que explica, ainda hoje, em algumas faculdades de educação, a identificação do termo pedagogia com formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental, com o que pedagogia tende a reduzir-se à prática de ensino. (LIBÂNEO, 1999, p.120). Para além desta questão um outro aspecto vem sendo incorporado à discussão sobre o processo de formação do Pedagogo - o processo educativo em espaços não-escolares. Nesta tendência estariam contempladas formações que hoje já se fazem construídas pelo exercício prático do profissional da Pedagogia em Organizações não governamentais (ONGs), Hospitais, Empresas e Organizações Governamentais (CRAS, Penitenciarias). No caso da atual Resolução do Conselho Nacional de Educação constata-se que a Pedagogia não foi considerada enquanto campo científico, o que, por certo, dificultará a inserção dos processos e práticas de formação, na realidade do mundo contemporâneo. Essa situação vem agravar o vácuo já existente entre o campo de referência da investigação pedagógica e suas práticas de formação. (...) Numa terceira dimensão poderíamos pensar em pesquisas sobre as demandas expressas pelo mundo contemporâneo: como se alteram as condições de regulação social/desigualdade/poder? Que necessidades sociais tais regulações impõem ao profissional pedagogo? Como dimensionar uma nova profissionalidade pedagógica? (FRANCO, 2008, p. 146-47). A partir das críticas, a Pedagogia como ciência tem por objeto a educação, uma educação que não está fechada na escola, mas está para além dela. “O aspecto educativo diz respeito à atividade de educar propriamente dita, à relação educativa entre agentes, envolvendo objetivos e meios de educação e instrução, em várias modalidades e instâncias.” (LIBÂNEO, 1999).

A Pedagogia é uma ciência da prática social da educação. Para Suchodolski (1977) a Pedagogia é a ciência sobre a atividade transformadora da realidade educativa. Esta atividade educativa que acontece em todos os espaços sociais, só é efetivamente educativa quando emancipa o cidadão. A emancipação, por sua vez só acontece quando existe o enfrentamento das contradições. A partir da consciência de sua existência enquanto cidadão num mundo repleto de relações contraditórias, as quais devem ser enfrentadas e transformadas é que se estabelecem os processos de emancipação.

O II Encontro Semana de Pedagogia possui, por função, promover o contato entre estudantes interessados nas problemáticas concernentes à formação e atuação do pedagogo na sociedade contemporânea.

O Encontro vem trazendo como tema “FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL: perspectivas para o século XXI”. A escolha do tema se deveu ao fato de que acreditamos que a pedagogia pode servir como um instrumento voltado a uma educação que procure reduzir ou findar os graves problemas sociais aos quais estamos submetidos.

A pedagogia, junto com outros saberes, possui um amplo potencial no sentido da superação. Isto se explica uma vez que o pedagogo é um profissional responsável pela formação humana. Sendo responsável por ela, é ético que ele forme um sujeito que se preocupe efetivamente com a redução das adversidades existentes. Daí que Encontro dos estudantes de Pedagogia servirá como um cenário para que os diversos estudantes, atores sociais estabeleçam relações de trocas de saberes onde se faz roçar questões referentes à política e pedagogia. Estas discussões passarão por temas tais como: colocar aqui os temas abordados No sentido de promover um amplo debate sobre os temas elencados promoverá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos artísticos e científicos, dentre outros modos de encontro e reflexão. O evento acontecerá de 16 a 19 de novembro, e será dirigido a todos estudante de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e demais interessados em participar do encontro.

JUSTIFICATIVA

Verificamos, nos últimos anos, o aparecimento de espaços educacionais não formais, que abrem para o Pedagogo novas oportunidades de atuação. As atividades educativas intencionais ultrapassam os domínios da escola aparecendo em outras instituições sociais, como: Organizações não governamentais - ONG’s, Hospitais, Empresas, Meios de comunicação em massa etc. Objetivamos apresentar aos futuros Pedagogos estes espaços, contribuindo para que haja a percepção de que as atividades educativas não podem estar restritas ao espaço escolar formal e que o Pedagogo pode atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução destas atividades. Não se trata de negar ao Pedagogo a atuação como docente em espaços escolares formais, mas de acrescentar ao seu campo de trabalho outras oportunidades tão importantes quanto à docência.

A Semana de Pedagogia se constituem como eventos voltados ao exercício da democracia, já que promovem um amplo debate democrático em torno do espaço que ocupa a função pedagógica no contexto atual e dentro de espaços não escolares. No momento do encontro são discutidos os rumos da formação, missão e atuação do pedagogo na sociedade. Uma vez que o pedagogo é figura central nos processos de formação humana (já que se ocupam das escolas) seu trabalho tem um alcance social do tamanho de sua importância. Isso por si bastaria para justificar a relevância do encontro.

Porém, não podemos deixar de elencar outras justificativas que são igualmente importantes para avaliação deste evento.

Neste sentido deve ser ressaltado que o encontro é um momento de articulação do movimento estudantil, configurando-se como um lugar propício ao exercício da democracia política ao mesmo tempo em que se incrementa a resistência às perversidades provocadas pelas ações políticas conectadas a práticas neoliberais. E ainda deve ser dito que o encontro deverá trazer maior visibilidade à UVA, quando esta se responsabilizará por receber pessoas para discussões de temas tão importantes.

Este encontro é um momento único de integração entre os estudantes do campus Betânia. Também será um espaço cultural em que artistas da faculdade terão oportunidades de mostrar seu trabalho como: músicas, danças, trabalhos, encenações teatrais.





OBJETIVOS


GERAL

O II Encontro da Semana dos Estudantes de Pedagogia tem por objetivo discutir de forma crítica à atual política educacional, Saberes e Profissionalidades Docentes, e com isso propor práticas que venham a ser alternativas para o atual modelo educacional. Esse evento tem, pois um caráter político, pedagógico e científico. Além de tudo, pretende dialogar sobre os diversos espaços sociais e suas práticas educativas em outros espaços.



ESPECÍFICOS


  • Refletir e discutir as práticas pedagógicas que estão configuradas no ensino básico e nos espaços não escolares;

  • Fortalecer a dimensão política do movimento estudantil de Pedagogia;

  • Promover a integração e a discussão dos rumos que o Curso de Pedagogia terá.


Eixos temáticos:


  • Espaços escolares e não-escolares de educação;

  • Currículo;

  • Educação e Diversidade

  • Educação de Jovens e Adultos – EJA;

  • Educação e Movimentos Sociais

  • Educação Popular;

  • Educação e trabalho;

  • Relatos de Experiências

  • Vivencias Artísticas

  • Relatos de Pesquisa

  • Vivências de estágio

  • Atividades de extensão


Temas Transversais


  • Movimento Estudantil;

  • Formação de professores;

  • Educação e Psicologia;

  • Educação Inclusiva;

  • História da Educação.

  • Arte-educação e Ludicidade

  • Política Educacional

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