sábado, 13 de novembro de 2010

SALA do Centro Acadêmico

Participamos na Quarta- feira dia 10/11/2010 de uma reunião com o Magnífico reitor Antonio Colasso Martins, estavam presentes alunos e coordenação do curso de Letras, a imprensa Universitária na pessoa do professor Leonan, e a coordenação do nosso curso professora Isabel e professor Israel e representando o C.A e os alunos do curso, essa que vos escreve Aline Fonteles.
A pauta da reunião era a decisão sobre a casa da Rachel de Queiroz que os dois cursos pleiteavam e a Imprensa Universitária também.
Representando os interesses do Centro Acadêmico informei aos presentes na reunião que nosso curso havia abdicado de tal espaço devido a insegurança aparente do lugar e a reforma que provavelmente seria demorada.
Os alunos do curso de Letras também tinham um ótimo projeto para fazer da casa um espaço cultural e de memória, ao passo que nós apenas queriámos um lugar para estabelecer o C.A, pleiteamos a casa da Rachel anteriormente devido ao nome do nosso Centro Acadêmico e faríamos lá um espaço de memória também, porém não pensamos na revitalização que o pessoal de Letras deseja fazer, eles mesmos vão reformar o espaço, um projeto muito bonito e a Rachel de Queiroz merece esse feito.

(Ao indicar o nome da Rachel para o nosso Centro Acadêmico fiz menção as suas obras literárias, sua visão social do nordeste, sua importância na literatura do Brasil, por ter se formado em Pedagogia e por ser um referencial para o Ceará. Foi com essas informações que ela desbancou até mesmo o grande Paulo Freire na votação)

Na reunião o professor Colaço disse que o curso de Letras combina mais com a Rachel de Queiroz, em defesa afirmei algo que muitos desconhecem: Rachel de Queiroz se formou em Pedagogia, na época era o "normal", na escola das VINCENTINAS. E afirmei ainda mais: Se fosse por identificação com profissão ela não seria reconhecida como Pedagoga, nem como Escritora, e sim como JORNALISTA, pois assim é que ela gostava de ser reconhecida, ela escrevia para jornais e adorava o que fazia.
Então temos três cursos ligados a Rachel, um por sua formação, outro por suas obras literárias e outro por sua identificação pessoal e atuação da Rachel em tal profissão.

O sr. Reitor combinou de na quinta- feira dia 11/11/10 ir pessoalmente ver uma sala para o C.A de Pedagogia, e marcou no horário mais propício para que eu pudesse verificar as opções de sala para o nosso centro acadêmico.

No dia marcado fui à Reitoria , e o sr Reitor prontamente desceu as escadarias da UEVA e me acompanhou na escolha da sala para o C.A.
Quero dizer que isso foi um fato inédito até onde tenho conhecimento sobre o nosso curso, nunca soube de um reitor interessado em sala de C.A na UEVA, e isso me fez perceber que nosso diálogo anterior com o sr. Reitor rendeu bons frutos, pois na nossa primeira reunião eu falei justamente que nós não o conhecíamos que ele deveria passear mais na Universidade, senão teríamos a impressão que ele queria ocupar o lugar do falecido LOMBARDE, ele sorriu... e agora nós pudemos comprovar que a nossa UNIVERSIDADE está nas mãos de alguém com quem podemos conversar para resolver assuntos dos nossos interesses.

A nossa sala vai se localizar provisoriamente próximo á cantina do Direito, porém só funcionará em Janeiro.

Por Aline Fonteles Lopes
Secretária e Assessora de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário