sexta-feira, 13 de agosto de 2010

SEM PROTESTO NÃO HAVERÁ PROGRESSO!!

Após uma perfeita abertura de semestre, proporcionada pelo nosso Centro Acadêmico, que se preparou nas férias para recepcionar calouros e veteranos do curso de Pedagogia, nós tivemos inúmeras dificuldades por parte da Universidade que não tem estrutura para abrigar o nosso curso, nos condicionando a uma situação de descaso e humilhação, pois ao sairmos do Campus CIDAO em 2009.2, tivemos todos os problemas possíveis com questão de lugar para assistirmos nossas aulas.
Não queremos achar culpados, queremos soluções e a solução proposta pela reitoria para o nosso "Centro" diga-se de passagem "Centro" que NÃO EXISTE, pois se uma Universidade tem todos seus cursos estruturados em blocos e organizados em "Centros", evidentimente a PEDAGOGIA, tem total direito de ter o seu lugar e não somente salas espalhadas e muito menos um bloco que não comporte confortavelmente nós estudantes!
Com toda razão e indignação dia 11/08/10, nos reunimos e como num circo vestimos nossas roupas de palhaços, pois é isso que a UEVA pensa que somos e se não o somos, pelo menos querem nos fazer palhaços...Em torno de cinquenta alunos,fizemos uma passeata pela UNIVERSIDADE que não tem nos acolhido devidamente, pois apesar da disponibilização feita de salas, tivemos turmas expulsas pelos cursos que possuem BLOCOS! E tivemos nossas aulas suspensas por falta de salas!!! Isso sim é errado!Isso sim é ILEGÍTMO e INCONSTITUCIONAL!!
Uma vez nessa mesma Universidade um professor nos ensinou: "Esse ambiente é de vocês, vocês pagam por isso,vocês precisam lutar e reivindicar pelo curso, pela categoria que nem ao menos possui um Conselho federal, estadual ou municipal...na PEDAGOGIA, esse mesmo professor nos ensinou que: "O modelo Neoliberal nos atingiria e que era preciso uma conscientização muito forte, para que não fossemos alienados pelo sistema". E é isso que fizemos! Fomos a luta pelos nossos direitos, pois há mais de vinte anos nosso curso padece e não vamos mais permitir que nos tratem como sempre trataram... Não estamos falando de coordenação, nem de A ou B,estamos falando de um modo geral, pois a classe dos Pedagogos sofre muito ainda e só quem é professor sabe do que estamos falando e passando.
Esse manifesto não é do C.A, e sim de todos os alunos indignados com a falta de consideração... e vão precisar de argumentos muito fortes para que possam mudar o sentimento de indignação que estamos vivenciando. É errado exigir nossos diretos??NÃOOOO! Errado é calar e deixar que façam nos façam peteca, sem tetos, escurrassados e etc...As salas estão novamente remanejadas, porém nosso curso continua sem lugar! E quem é que quer essa insegurança de não ter uma sala certa, um lugar onde possamos estar UNIFICADOS? Não adianta separar nossas salas, isso só fomenta nosso propósito de uma PEDAGOGIA UNIFICADA EM BLOCO! E vamos continuar a luta, pois somos CLIENTES DOS PROFESSORES, DA COORDENAÇÃO,E PRINCIPALMENTE DO SR.MAGNÍFICO REITOR! OU SEJA QUEM MANDA NESSA UNIVERSIDADE não são os funcionários e sim aqueles que são o motivo da existência da mesma, ou seja: NÓS ALUNOSSSSSSSSSS!!!
"Podem passar o rôdo,podem nos mandar embora,mas a PEDAGOGIA vai ficar incomodando muita gente nem que seja lá do lado de fora... "

Até o próximo Post,mais explicativo,porém não menos revoltado!


PS: Queremos esclarecer que a coordenação do curso de Pedagogia não se encaixa no que diz respeito ao descaso, pois reconhecemos o trabalho da diretoria de centro e da coordenação em prol da resolução do nosso problema que é a falta de ambiente na nossa própria Universidade!Mesmo assim, apesar de todos os esforços dos funcionários da Pedagogia, não há resultados ainda para o nosso dilema. Adimiramos o trabalho da Direção de Centro, o respeito por nós alunos e a tentativa de solucionar a questão, porém não podem tentar impedir os estudantes de se mobilizarem para demonstrar a revolta, indignação e descontentamento com o fechar de olhos das instâncias superiores (que não a coordenação). Sabemos o histórico de abandono e desconsideração pelo nosso curso, porém enquanto houverem jovens como os que existem atualmente no nosso curso.
Vão precisar de argumentos muito fortes para nos convencer de que nosso curso é o único que não precisa de um BLOCO!
Não travamos guerra contra pessoas, e sim contra o sistema.

Por Aline .F.Lopes
Coordenadora de Comunicação





Um comentário:

  1. PARABÉNS ALINE!

    É DE ESTUDANTES ASSIM QUE A UNIVERSIDADE PRECISA!

    HOJE INFELIZMENTE O MOVIMENO ESTUDANTIL SE ENCONRA EM PARTE DESESTRUTURADO COM AS POLÍTICAS DE CONCILIAÇÃO E DE CONTENTAMENTO DOS ATUAIS GOVERNOS :/

    NO ENTANTO NOS ORGANIZAMOS, E AOS POUCOS VAMOS CONSTRUINDO UMA NOVA CARA DO M.E. DAQUI PRA FRENTE!

    VEMOS QUE EXEMPLOS COMO ESSES SÃO PROVA DE QUE SÓ HAVERÁ UMA AÇÃO QUE TRANSFORME QUANDO HOUVER A PARTICIPAÇÃO EM MASSA DA SOCIEDADE, NA LUTA DO DIA-A-DIA POR GARANTIR NOSSOS DIREITOS!
    NÓS ENQNTO ESTUDANTES DEVEMOS ESTAR SEMPRE EM BUSCA DISSO! ATUANDO E MILITANDO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL, QUE DURANTE TODA A HISTÓRIA EDUCACIONAL BRASILEIRA, FOI UM DOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, QUE INFELIZMENTE AINDA NÃO É DE QUALIDADE!

    ResponderExcluir