sexta-feira, 12 de abril de 2013

Oficinas e Minicursos da V Semana de Pedagogia


    DIA – 23/05 (MANHÃ)


MINICURSO
Gestão Democrática na Escola além do Discurso

Construindo O Processo De Leitura E Escrita Através De Jogos Pedagógicos

Bullying: Características e formas de prevenção

África, um continente no currículo das escolas brasileiras: história, cultura e diversidade.

Motivação

OFICINA
A contribuição dos jogos para a aprendizagem significativa

Treinamento de bases no sistema do Currículo Lattes – Geração de Currículo

LIBRAS – A Expressão da Cultura Surda na Inclusão Social e Escolar no Ceará

Jogos cooperativos

Aquisição Da Leitura E Da Escrita Através De Gêneros Textuais

Produção  De  Recursos Didáticos Favoráveis  À  Aprendizagem De Alunos  Autistas



    DIA –24/05 (NOITE) 


MINICURSO
Princípios e métodos da LDB
Cultura Afro-Brasileira No Currículo Escolar Reconhecendo A Identidade Negra: A Formação Docente E A Prática Na Sala De Aula.

Elaboração Do Trabalho De Conclusão De Curso – TCC ( já está completo)

Estratégias De Ensino-Aprendizagem Para Alunos Com Déficit Intelectual

Avaliação na perspectiva afetiva

Pesquisa Bibliográfica: coleta de dados

A Importância Do Projeto Político Pedagógico (PPP)  Para O Processo Educacional E Seu Desenvolvimento.

OFICINA
Aprender Brincando: A Importância dos Jogos Matemáticos na Educação Infantil.
Discutindo o Bullying na escola - Turma Noite
Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil

Origami: a Arte da dobradura no ensino de Geometria

Aquisição Da Leitura E Da Escrita Através De Gêneros Textuais

Ciências pelo olhar da vivência reflexiva: do conceito à atitude.

Leitura e Escrita: vivenciando os gêneros textuais através da ludicidade

A Arte E A Ludicidade No Processo Educativo

Previna-Se: “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, Sua Saúde Em Primeiro Lugar.

Currículo, Gênero E Sexualidade- Por Uma Analítica Da Inclusão Social.

Certificados do II Seminário do CA

Os certificados do II Seminário do CA estão disponíveis em eventos.uvanete.br 

Edital da V Semana de Pedagogia

 


Edital n° 03/2013(CAPED)

                                                                             Normatiza as Inscrições e Submissão de                                                                                                           Trabalho para a V Semana de Pedagogia da 
Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

O Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz (CAPED) e a comissão organizadora em parceria com a coordenação do curso de Pedagogia, no uso de suas funções estatutárias e regimentais, torna público o presente edital de abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação e a submissão de trabalhos a V Semana de Pedagogia: “Currículo Educacional: diversidade, desafios e contradições na contemporaneidade”.   
A V Semana de Pedagogia é um evento público no âmbito da Região Norte do Estado do Ceará, visa promover a reflexão crítica, por meio de debate, diálogo e troca de experiências acerca das problemáticas educacionais presentes no cotidiano de educandos, educadores e demais profissionais da educação, a fim de conhecer e analisar os desafios e contradições do currículo na contemporaneidade.  
Tem como objetivo refletir sobre a formação e seus diversos saberes curriculares com o intuito de promover o diálogo entre o protagonismo deste curso, em parceria com outros atores sociais no sentido de garantir o intercâmbio de conhecimentos no âmbito da educação contextualizada e crítica, realizando um amplo debate sobre a temática do evento através de palestras, mesas redondas, grupos de discussões, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, artísticos e culturais.
O evento acontecerá de 20 a 24 de maio de 2013, tendo como público os acadêmicos e  professores de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, outras IES e demais interessados.


1. CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO


1.1. Data de inscrição dos participantes: 09 a 30 de abril de 2013.
1.2. Data de inscrição de trabalhos: 09 a 20 de abril de 2013
1.3. Avaliação dos trabalhos pela comissão científica: 21 de abril a 30 de abril de 2013.
1.4. Divulgação dos trabalhos aprovados dia 02 de maio via e-mail e blog do CAPED: http://capedueva.blogspot.com/

2. NORMAS DO EVENTO

2.1 Inscrições

2.1.1 As inscrições dos participantes serão realizadas via internet no seguinte endereço: eventos.uvanet.br – V Semana de Pedagogia.
Para efeito de cadastro é necessário preencher alguns campos: (verificar anexo II).
 Após o cadastro, será enviada uma mensagem via email de confirmação do cadastro.
ATENÇÃO: Antes de finalizar o cadastro, verifique se todos os dados foram preenchidos corretamente, pois será de inteira responsabilidade do inscrito qualquer erro em seus dados.
2.1.2 Taxa e categoria de inscrição.
Inscrições com apresentação de trabalho R$ 20,00 (com direito a camisa).
Inscrição sem trabalho: R$ 15,00 (com direito a camisa).
2.1.3 Forma de pagamento
Depósito em conta corrente:
Banco Bradesco. Agência: 0702-1, Conta: 0026198-0. Favorecido: Ana Carmen Silva.
O comprovante de depósito deverá ser anexado à ficha de inscrição disponibilizada neste edital (anexo I) e entregue na coordenação do curso de pedagogia com os campos devidamente preenchidos. Qualquer erro nos dados apresentados será de inteira responsabilidade do inscrito.  
Só serão aceitas as inscrições feitas dentro dos períodos estabelecidos respeitando seus respectivos valores.
A inscrição somente estará efetivada após o pagamento da taxa de inscrição até a data definida neste edital.  
2.1.4 Quanto às vagas para participação em mesa redonda, grupo de discussão, oficinas ou minicursos, o participante deverá efetuar a escolha de apenas uma de cada modalidade no ato da inscrição.
2.1.5 Não haverá devolução de taxa de inscrição.

  
3. PROGRAMAÇÃO

Dia 20 de maio de 2013 (segunda-feira)

7:30h - Credenciamento
8h – Apresentação artístico-cultural
8h 30 - Mesa de abertura oficial
9h Conferência de Abertura: “Currículo Educacional: diversidade, desafios e contradições na contemporaneidade”.    Prof. Dr. Paulo Meireles Barguil - UFC (Universidade Federal do Ceará)
Local: Auditório Central

18h - Credenciamento
19h – Apresentação artístico-cultural
19h 30 - Mesa de abertura oficial
20h – Conferência: “Currículo Educacional: diversidade, desafios e contradições na contemporaneidade”.   
Profª. Dra. Meirecele Calíope Leitinho - UFC (Universidade Federal do Ceará)
Local: Auditório Central
                                              
Dia 21 de maio de 2013 (terça-feira)

8h – Apresentação musical / Lançamento do livro ALITERAR VERSOS 20/60 + ALGUNS INSTANTÂNEOS, do professor e escritor Luciano Bonfim.
9h - Mesa redonda 1 – Currículo e Formação Humana
Palestrantes: Profª. Dra. Kátia Lima, Profª. Msc. Isabel Linhares, Profª. Msc. Neusita Tabosa.
Mediador: Prof. Msc. Reginaldo Parente
Local: Auditório Central

18h30m - Apresentação musical / Lançamento do livro ALITERAR VERSOS 20/60 + ALGUNS INSTANTÂNEOS, do professor e escritor Luciano Bonfim.
19h30m – Mesa redonda 2 – Currículo e práticas reiventivas na Universidade
Tema 1: " Inovação curricular na universidade" – Profª. Dra. Adriana Campani
Tema 2: "Educação digital e  a pedagogia universitária" – Profª. Msc. Kercia Morais
Tema 3: "´Práticas extenssionitas e o currículo na Universidade" -  Profª. Msc. Rejane Gomes
Mediadora: Profª. Dra. Andrea Astigarraga
Local: Auditório Central

Dia 22 de maio de 2013 (quarta-feira)

Grupo de Discussão - GDs
Manhã 7h 30m às 11h
Noite 19 às 22h
GD 1 - Núcleo de estudos básicos
GD 2 – Educação e Inclusão social
GD 3 - Educação, Trabalho e Afetividade.
GD 4 - Pesquisa e Gestão do Conhecimento Educacional.
GD 5 – Docência e Gestão dos Processos Educativos.
GD 6 – Gestão dos Processos Educativos na Educação Infantil.
GD 7 – Gestão dos Processos Educativos nas Séries Iniciais.
GD 8 – Gestão Dos Processos Educativos Movimentos Sociais.

Dia 23 de maio de 2013 (quinta-feira)

7h 30min  – Oficinas e minicursos.
Apresentação de trabalho
17 às 18h30min - Comunicação Oral
18h30min às 19h 30min - Seção de pôster
19h Noite Cultural – Pedagofest / Festa à fantasia
Local: Restaurante Lagos

Dia 24 de maio de 2013 (sexta-feira)

Manhã – Apresentação de trabalho
8h às 9h - Seção de pôster
9h30 às 11h - Comunicação Oral
Noite 19h - Oficinas e minicursos.


4. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA V SEMANA DE PEDAGOGIA

4.1 COMISSÃO CIENTÍFICA

A Comissão Científica tem a função de regulamentar o processo de apresentação de trabalhos acadêmico-científicos nos dias e horários definidos neste edital.
A inscrição de trabalhos ocorrerá nas formas de: Resumo expandido e Trabalho completo. Estes deverão estar associados aos Grupos de Trabalho (GT) da V Semana de Pedagogia, conforme estabelecido no edital.
Resumo Expandido – Os trabalhos poderão ser de abordagem teórica e/ou empírica, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação à docência, apresentando os elementos estruturais: Título; Identificação do(s) autor (es) no máximo 03(autor/coautor/orientador); Nome da Instituição e email (centralizado); Resumo; Introdução: contextualização, objetivos e justificativa; Metodologia; Resultados e discussões; Considerações finais/parciais; Palavras-chave (mínimo 03/máximo 05); Referências bibliográficas. Comporta citações breves, podendo atingir o máximo de 03 laudas.
Trabalho Completo - – Os trabalhos poderão ser de abordagem teórica e/ou empírica, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação à docência, abrangendo todo o assunto, contendo os elementos fundamentais do trabalho científico com o número de 08 a 12 laudas. Para tanto, deve apresentar: Título em letras maiúsculas (centralizado); Identificação do(s) autor (es) máximo 03 (autor/coautor/orientador); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado); Resumo de até 250 caracteres, seguido de palavras-chave (mínimo 03/máximo 05); Introdução; Desenvolvimento (referencial teórico e análise dos dados); Considerações finais; Referências bibliográficas (normas da ABNT).

4.2 Grupos de Trabalho (GT)

GT 01 - Arte e Educação
GT 02 - Construção de Saberes Docentes
GT 03 – Currículo, Diversidade e Formação Contemporânea
GT 04 – Currículo Textos Escolares e Avaliação Educacional
GT 05 - Educação de Jovens e Adultos
GT 06 – Educação e Novas Tecnologias
GT 07 - Educação e Políticas de Inclusão Social
GT 08 - Educação Infantil e Ensino Fundamental
GT 09 - Educação, História e Memória
GT 10 – Educação, Trabalho e Políticas Públicas
GT 11 - Formação de Professores e Práticas Pedagógica
GT 12 – Gestão Educacional, Conceitos Racionalidades, Processos e Práticas
GT 13 - Programas Formativos na Docência, Experiência e Perspectiva
GT 14 – Educação e Movimentos sociais

4.3 Normas Gerais Para Submissão De Trabalhos

4.3.1 O trabalho poderá ter no máximo 03 componentes (Autor/coautor/orientador/a). Para cada inscrito serão aceitos, no máximo, 2 (dois) trabalhos.  Importante que todos os trabalhos submetidos para a V Semana de Pedagogia sejam cuidadosamente revisados antes do encaminhamento. Trabalhos que estiverem fora das normas do edital serão automaticamente desclassificados.
4.3.2 Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisas, com experiências e estudos concluídos ou em andamento, ou de ensino e extensão, de iniciação cientifica ou à docência, estes deverão estar associados ao eixo da temática geradora da V Semana de Pedagogia.
4.3.3 Tanto o resumo expandido como os trabalhos completos deverão ser enviados em anexo em Doc Word, anexos via e-mail para joelma.alves90@hotmail.com discriminando no assunto o Grupo de Trabalho (GT) e a modalidade (comunicação oral/pôster).  Após o envio, aguardar a confirmação de recebimento.
4.3.4 Somente serão aceitos os trabalhos enviados impreterivelmente no período de 09 a 20 abril de 2013.
4.3.5 Os autores dos trabalhos não aprovados não terão a taxa de inscrição devolvida. Nesse caso, a inscrição será como ouvinte.

4.4 A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico da V Semana de Pedagogia, de acordo com os seguintes critérios:

4.4.1 Adequação da proposta ao tema gerador da V Semana de Pedagogia ou Grupos de Trabalho (GT);
4.4.2 Preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho, conforme normas para apresentação deles definidas neste edital.
4.4.3 Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados na forma de comunicação oral (trabalho completo) pôster (resumo expandido). 

4.5 Formas de Apresentação

4.5.1 Exposição oral com 15 minutos (10 para apresentação e 5 para arguições). O autor/apresentador deverá entregar na sala de apresentação arquivo contendo a apresentação, podendo este estar em CD-ROM ou pen drive. Para apresentação, o autor terá à sua disposição projetor multimídia.
4.5.2 Exposição do Banner por uma hora. O autor (ou um dos autores), no mínimo, deve permanecer junto ao Pôster durante a sessão de apresentação, disporá de 10 minutos para apresentação; serão reservados mais 5 minutos para arguição pelo comitê cientifico. Os orientadores devem, preferencialmente, acompanhar a apresentação dos seus respectivos orientandos.
4.5.3 Os resumos e trabalhos completos serão submetidos à análise pelo Comitê Científico, definido pela Comissão Organizadora nomeada neste edital.

4.6 Estrutura do Trabalho

4.6.1 Comunicação oral

 4.6.1.1 O título do trabalho deve vir em MAIÚSCULAS/NEGRITO, alinhamento centralizado, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), com apenas as iniciais em maiúsculas, suas respectivas funções e instituição(ões) com alinhamento à direita.
4.6.1.2 O Resumo de cada texto da Comunicação deve conter até 250 caracteres, digitados em espaço simples, apresentando, no final, três a cinco palavras-chave, fonte Times New Roman, Tamanho 12.
4.6.1.3 Todos os trabalhos deverão obedecer às seguintes normas: digitado no Word, conter entre 08 e 12 páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, alinhamento justificado margem (esquerda/superior 3, direita/inferior 2,5) . Os trabalhos devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT, sendo a revisão textual de responsabilidade de seu(s) autor(es).

4.6.2 Normas para a apresentação de Pôster:

4.6.2.1 Formatação do Pôster: Dimensão: largura de 0,90m e altura de 1,20m, contendo identificação do Pôster com título, autor (es), vinculação institucional; Introdução, desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia e resultados), conclusão de 03 a 05 palavras-chave no final e referências, articulando, de forma equilibrada, ilustrações e texto.

5. GRUPO DE DISCUSSÃO (GD)

GT 1- Núcleo de estudos básicos
GD 2 – Educação e Inclusão social.
GD 3 - Educação, Trabalho e Afetividade.
GD 4 - Pesquisa e Gestão do Conhecimento Educacional.
GD 5 – Docência e Gestão dos Processos Educativos.
GD 6 – Gestão dos Processos Educativos na Educação Infantil.
GD 7 – Gestão dos Processos Educativos nas Séries Iniciais.
GD 8 – Gestão Dos Processos Educativos Movimentos Sociais. 


6. OFICINAS E MINICURSOS

Serão ministrados por alunos ou professores. As propostas serão de acordo com as disciplinas dos eixos da matriz curricular do curso de pedagogia da UVA.

7. CERTIFICAÇÃO

7.1 Serão certificados aqueles trabalhos efetivamente apresentados no encontro.
7.2 O certificado de participação só será entregue mediante a frequência nas atividades do evento.


8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Serão de inteira responsabilidade do/a participante os prejuízos decorrentes do não acompanhamento do processo de avaliação e divulgação dos resultados dos trabalhos escritos no evento.
8.2 Os casos não contemplados neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora e o Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPED.


Sobral, 01 de abril de 2013.


Realização




______________________________                             _______________________________
Joelma Damasceno Alves                                              Maria Isabel Silva Bezerra Linhares
Presidente do CA de pedagogia                                               Coordenadora do curso de pedagogia






Comissão organizadora:
Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz.
Professores:
Adriana Campani. José Reginaldo Feijão Parente. José Edvar Costa. Maria Valcidéa do Nascimento. Paulina Maria Mendes Parente. Rejane Maria Gomes da Silva.

 














Anexo I
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Curso de Pedagogia
V Semana de Pedagogia
“Currículo Educacional: diversidade, desafios e contradições na contemporaneidade”. 
  

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:

Instituição
Curso:
Período:
CPF:
Telefone:
Email:
Sem Trabalho (  )
Com Trabalho Pôster (   ) Comunicação Oral (  ) Manhã (   )                    Noite (   )
Título do Trabalho

Grupo de Trabalho (GT):
Mesa redonda:
Grupo de Discussão:
Oficina/minicurso:

Tamanho da camisa: NORMAL
PP (   )
P (   )
M (   )
G (  )
GG (  )

Tamanho da camisa: BABY LOOK
PP (   )
P (   )
M (   )
G (  )
GG (  )

Anexo II
Procedimentos para cadastro
1° passo: acessa o link: http://eventos.uvanet.br Clica em V Semana de Pedagogia

2° passo. Clica em: Inscrição


3° passo: Preencher os campos. Antes de clicar em OK, verificar se os dados estão corretos.