sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DIVULGUEMM!!!


Divulgação do Blog da profª Neusita

Olá pessoal passando só para divulgar o blog da Professora Neustia, visitem e divulguem!!!

Acessem:http:\\\\neu-129.gratisblog.info\\Primeiro- blog-b1 

Para refletir

Caros(as) colegas identificados na luta pela humanização, pelo trabalho livre, pela desalienação, pela afirmação dos homens e mulheres como pessoas...
A violência dos opressores que compõem o quadro da administração superior da UVA, não têm a competência necessária para ministrar aulas, coordenar processos decisórios de forma coletiva, por isso, impôem aos que dela cuidam com desvelo, atribuindo-lhe significativo papel intelectual e sociocultural, por meio de atividades de pesquisa, extensão,coordenação de grupos de estudos, levando-se em consideração as necessidades e interesses dos estudantes universitários. Para esses professores, a titulação a que fazem jus(DOUTORES),reconhecidos pelos órgãos oficiais do País,é uma forma de melhor qualificar suas práticas político-pedagógicas, visando a uma melhor formação dos estudantes universitários com os quais ensinam e aprendem, à medida que ensinam. Diferentemente de outros que, embora titulados com o mesmo status, não fazem o mesmo. Pelo contrário, para estes,importa cavar espaços na estrutura antidemocrática da Instituição para realizarem-se como mandatários de um poder ilegítimo, cujo status só conseguem por meio da prática de injustiças e exploração que se nutrem da "ordem"injusta que gera a violência dos opressores" ( PAULO FREIRE, 2005,p.31-34). 
Para que a UVA possa renovar-se, rechaçar velhas ordens estabelecidas, buscando a afirmação de uma estrutura acadêmica universitária que respeite seus docentes e discentes como sujeitos de decisão e construtores desta Instituição, torna-se urgente e indispensávelsubmeterem-se a uma permanente profissionalização  qualitativa de suas ações administrativo-pedagógicas, democratizando suas estruturas de poder, adotando uma PEDAGOGIA que faça da opressão e de suas causas objetos de  reflexão e da construção de uma UNIVERSIDADE PÚBLICA DE QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA, levando em conta a riqueza e o status intelectual de seu quadro docente e as expectativas dos seus dicentes,para o século XXI. Não é mais conveniente  aos jovens universitários da UVA, retroceder na história, o que eles não precisam é vivenciar a Pedagogia do Oprimido no âmbito da IES. O que eles precisam, de fato, é superar uma cultura antidialógica que mitifica o mundo e obstaculariza a transformação da realidade.

autora Profª Curso de Pedagogia da UVA

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COMUNICADO URGENTE IV SEMANA DE PEDAGOGIA

O CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA AVISA:

ESTAMOS COM A PROPOSTA DOS CERTIFICADOS DA IV SEMANA DE PEDAGOGIA SEREM DISPONIBILIZADOS ONLINE ( NO SITE DA UNIVERSIDADE) PARA ISSO SERÁ NECESSÁRIO OS ALUNOS INSCRITOS TEREM UM USUÁRIO E SENHA PARA QUE TEREM ACESSO AO SISTEMA DOS CERTIFICADOS.

ESTAMOS SOLITANDO AOS ALUNOS QUE SE INSCREVERAM NA IV SEMANA DE PEDAGOGIA QUE NOS ENVIEM OS SEGUINTES DADOS:


Nome, CPF, Nacionalidade, Endereço, Nº, complemento, bairro, cidade, estado, cep, email, telefone, celular

POR FAVOR NOS ENVIAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

Att.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Credciamento

O CREDENCIAMENTO DA SEMANA DE PEDAGOGIA ACONTECERÁ NOS DIAS 5 E 6 DE SETEMBRO NO MESMO LOCAL ONDE FORAM REALIZADA AS INSCRIÇÕES, É OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO NO ATO DO CREDENCIAMENTO.

AS ESCOLHA DAS OFICINAS SERÁ FEITA NO ATO DO CREDENCIMENTO.

PROGRAMAÇÃO DA IV SEMANA DE PEDAGOGIA


 
 PROGRAMAÇÃO DA IV SEMANA DE PEDAGOGIA
A IV Semana de Pedagogia ocorrerá no período de 10 a 14 de setembro de 2012, nos espaços da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Campus da Betânia, realizando as seguintes atividades:

Dia 10\09\2012 (08:00- 11:00) – Palestra de abertura do evento Paulo Freire: Patrono da Educação brasileira Profª  Ercília/UFC e Profª Maria Neusita Tabosa.
Local – Auditório Central.

Dia 10\09\2012 (19:00) – A Dialogicidade - Essência da Educação como Prática da Liberdade. Eritânia Castro e Jocélio Morais.
Local: Auditório Central.  

Dia 11\09\2012 8:00 – Mesa Redonda: Dia 11\09\2012(19:00) Mesa Redonda: Pedagogia da Opressão no contexto da UVA Professora Kátia Lima, Emmanoel Lima e Isorlanda Caracristi

Dia 11\09\2012(19:00) Mesa Redonda: Pedagogia da Opressão no contexto da UVA Professora Kátia lima, Emmanoel Lima e Isorlanda Caracristi. 


Dia 12\09\2012 (8:00 – 11:00) – OFICINAS E MINI- CURSOS
Oficina: Organização Didática e Prática pedagógica/ Alisson Slider do Nascimento de Paula e José Luiz Pereira de Sousa Alisson.

Mini-Curso: A construção do indivíduo e do coletivo no pensamento pedagógico de Paulo Freire. Profº. Edvar Costa.

Oficina: Intervenções educativas com o uso de jogos. Profª. Graça Morais e Profº Ullissis Vasconcelos.

Oficina Dificuldades de Aprendizagem: detecção e estratégias de ajuda - Professora Maria José.

Oficina: Metodologias lúdicas para sala de aula Profª. Valcidéa Nascimento.

Dia 12\09\2012 (19:00) -  OFICINAS E MINI-CURSOS

Mini-Curso: Educação, Trabalho em Mikhail Bakunin: Rafael Abrunhosa UFC/Fortaleza

Mini-Curso: Plano Nacional de Educação: Contextualização e elementos Históricos para a reprodução do capitalismo. Iara Saraiva-UFC/ Fortaleza.

Oficina: Alfabetização e letramento. Profª Rejane Gomes.

Mini-Curso: As experiências político-pedagógicas de Paulo Freire e suas influências para a realidade atual. José David Bezerra Souza, Juliane Gomes Mota, Cleane Oliveira de Albuquerque.

Mini-Curso: Métodos Inovadores para o Ensino De Literatura: Iris Dayane Lopes Rodrigues e Vanessa Marques de Albuquerque. 

 A formação de professores com foco nos paradigmas emergentes para a educação brasileira: um desafio presente. Jocélio Morais e Nivalda  da Silva.

Dia 13\09\2012 (8:00 -11:00) -  Cont. OFICINAS  E MINI-CURSOS

Dia 13\09\2012 (19:00) III Pedago fest: Túnel do tempo (Anos 50,60,70 e 80) com DJ Camilo Ponte.
Local: Restaurante Lagos.

Dia 14\09\2012 (8: 00) – Mesa – História do Movimento Estudantil de Pedagogia. Centro Acadêmico de Pedagogia e Executiva Cearense dos Estudantes de Pedagogia –ExCEPe.
Local: Auditório Central.

Dia 14/09/2012 16:00 às 17:30  Comunicação Oral
Coordenação: Comissão Científica.
Dia 14\09\2012 (19:00) Cont. OFICINAS  E MINI-CURSOS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Convite a reuniões Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento GETHED


CONVIDAMOS AOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DOS ENCONTROS DO GETHED., as reuniões acontecem na sala dos Núcleos ao lado da Coordenação do curso de Pedagogia a partir das 16:00
 
COORD. Profª Dra. Kátia Lima.

30/09- 5ª feira - Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (Cap. 1,2 e 3)
Francisca e Luziane
06/09- 5ª feira- - Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (Cap. 4 e 5)
Francisca e Luziane
13/09 5ª feira O Estado da Arte sobre o PROUNI
21/09 6ª feira- 28/09- 6ª feira Alunos da Educação Física
27/09- 5ª feira O Trabalho do Professor na Escola Pública
Thiara, Francisca e Luziane
05/10- 6ª feira O Processo de Bolonha e Formação do Espaço Europeu de Ensino Superior 10 anos da reforma universitária européia Eva e Marcos
11/10- 5ª feira O processo de produção acadêmico científico na prática universitária
Thiara, Francisca e Luziane
O Processo de Bolonha e seu papel nos países em transição
Eva e Marcos
19/10- 6ª feira Alunos educação Física
25/10- 5ª feira O Processo de Bolonha e seu papel nos países em transição
Eva e Marcos
01/11- 5ª feira O tempo pessoal e de trabalho, saúde e resistência
Thiara, Francisca e Luziane
A expansão da educação superior na Europa: análise de impactos do tratado de Bolonha
Eva e Marcos
08/11 5ª feira- A expansão da educação superior na Europa: análise de impactos do tratado de Bolonha
Eva e Marcos
16/11- 6ª feira Alunos Educação Física
22/11- 5ª feira A definir
30/11- 6ª feira Alunos Educação Física
06/12- 5ª feira A definir
14/12- 6ª feira Alunos educação Física
20/12 5ª feira A definir

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

III Pedago Fest Anos 60,70 e 80

Atenção galera!!!

A III Pedago Fest será realizada dia 13 de setembro durante a IV SEMANA DE PEDAGOGIA,  o local da cultural será no restaurante Lagos, só lembrando que a festa é a fantasia tendo sorteio para o aluno (a) que estiver com a melhor caracterização.!!!!

Horário da Cultural a partir das 19:00h

sábado, 18 de agosto de 2012

SINDIUVA

SINDIUVA

Em Assembleia Geral realizada no dia 15 deste, às 15h, no Auditório Central, os docentes da UVA, em UNANIMIDADE MANIFESTARAM:
  • Repúdio às tentativas autoritárias da Reitoria de impor sistema fabril de sobrecarga de trabalho e controle de atividades, tolhendo a liberdade de trabalho e imputando ao corpo docente o ônus de todas as mazelas do clientelismo mantido pela política de gestão da UVA. Sabe-se muito bem que aqueles professores ausentes (frutos desse clientelismo), que não cumprem com suas obrigações, continuarão sem pisar (ou quase sem) em Sobral, intocáveis, como sempre, pois agem assim por possuírem “costas largas” e/ou por estarem “à disposição”, na maioria das vezes, em institutos privados ou em gabinetes políticos;
  • Necessidade urgente de oposição direta a esse processo de supressão da autonomia docente instaurada na UVA, que destitui o caráter fundamental do exercício da docência universitária, a sua liberdade de pensar, produzir, decidir, criar, expressar, organizar seu tempo e ações de trabalho segundo sua aptidão, capacitação/setor de estudo e demandas de seu colegiado de curso;
  • Rejeição ao retorno da “assinatura de ponto de frequência”, sistematicamente citada na Resolução 05/2012-CONSUNI, pois constitui um retrocesso, visto que “o ponto” foi banido da UVA (única IES Pública Brasileira a implantá-lo!), por meio de uma luta histórica do movimento docente;
  • Indignação diante da intenção da Reitoria em fazer do professor o “bode expiatório” de sua inoperância e negligência diante das demandas prioritárias da comunidade universitária por melhoria na qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da UVA, principalmente, no que se refere à democracia universitária, assistência estudantil e concurso público para professor efetivo e pessoal técnico-administrativo;
  • Refutação em transformar o Professor Coordenador de Curso em “bedel”, resumindo-o ao papel de “gerente lojista”, ou melhor, em “testa de ferro” e “capataz” do projeto de transformação da UVA em um “Centrão de (mal)Ensino”.

Neste contexto de posições políticas, foram deliberadas, também por unanimidade, as seguintes PROPOSTAS/ENCAMINHAMENTOS:

1.  A lotação, em disciplina, dos magníficos Reitor e Vice-Reitora, em cumprimento às determinações legais e seguindo o bom exemplo dos reitores e vice-reitores da UECE e URCA que sempre ministram aula;
2.  Nenhum professor deverá assinar ponto de frequência;
3.  Nenhuma coordenação deverá enviar relatório à Direção de Centro, ou qualquer outra instância, a respeito do referido ponto de frequência ou controle das atividades do corpo docente sob sua coordenação;
4.  Que a Resolução 05/2012 – CONSUNI seja revogada por impedir a autonomia docente e a Resolução 014/2011 e a Portaria 921/2011 (ambas do CONSUNI) sejam revistas por não contemplarem a integridade das atividades docentes e serem conflituosas à prática da docência universitária;
5.  Não participar, como membro de banca, de nenhum concurso que não seja para professor efetivo ou que não contemple especificamente as designações da Lei 014;
6.  Publicar em outdoors (Sobral e Fortaleza) e redes sociais mensagem contra as arbitrariedades da Reitoria da UVA, assim como torná-la pública por meio das emissoras de rádio, TV e internet;
7.  Solicitar audiência com o Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional do Trabalho).

Participaram, votaram e se colocaram como signatários acima exposto, a Diretoria do SINDIUVA, os Colegiados dos Cursos de BIOLOGIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, PEDAGOGIA, FILOSOFIA e QUÍMICA e professores dos cursos de COMPUTAÇÃO, MATEMÁTICA, ADMINISTRAÇÃO, LETRAS, ZOOTECNIA e FÍSICA.

CONTRA O KIT ANTIAUTONOMIA DOCENTE!
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR E FUNCIONÁRIO EFETIVOS JÁ!
PELA REFORMA POLÍTICA, JURÍDICA E ADMINISTRATIVA DA UVA!
CONTRA O AUTORITARISMO POLÍTICO E ADMINISTRATIVO DA REITORIA!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Divulgando...

Dia 13 de agosto de 2012 marca lançamento mundial do filme documentário “Educação Proibida”. O documentário problematiza o sistema de educação atual e inicia o debate para a construção de outro modelo, ou vários, através de mais de 90 entrevistas com educadores e outros especialistas.

A escola já atendeu mais de 200 anos e ainda é considerada a principal forma de acesso à educação. Hoje, a escola e a educação são conceitos amplamente discutidos na acadêmicas, políticas públicas, instituições de ensino, de mídia e espaços da sociedade civil. Desde sua origem, a escola tem sido caracterizada por estruturas e práticas hoje principalmente considerado obsoleto e desatualizado. Dizemos que acompanhar as necessidades do século XXI. Seu principal defeito é em um projeto que não considera a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações humanas no desenvolvimento individual e coletivo.

A partir dessas reflexões críticas surgiram ao longo dos anos, as propostas de educação e prática o pensamento e pensar diferente. "Educação Proibida" é um documentário que procura recuperar muitos deles, explorar as suas ideias e tornar visíveis as experiências que ousaram mudar as estruturas do modelo educativo da escola tradicional.

E como seria essa pós-educação? Uma educação traçada pela próprio educando, que escolhe o quê, onde e como aprender; que valoriza as emoções, o desenvolvimento integral do ser – que, por viver, está constantemente inacabado. Ela é um simples, mas importante, processo de abertura, de criar um ambiente diverso em possibilidades; onde, como já disse o mestre Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”. De forma autônoma, então, o indivíduo descobre sua vontade e potencial, que é único, aprende através da experiência, e desperta sua criatividade para abrir espaço e atuar na sociedade.

A produção do longa foi parte de uma iniciativa totalmente independente, conduzida por um grupo de jovens latino-americanos preocupados com o futuro da educação, e contou com a contribuição financeira de centenas de co-produtores de todo o mundo. No site oficial do projeto, o filme está disponível para visualização gratuita e exibições: http://www.educacionprohibida.com/
  
Leia mais...
Mais de 90 entrevistas com educadores, acadêmicos, profissionais, autores, mães e pais, uma excursão de 8 países da América Latina através de 45 experiências educacionais não-convencionais, mais de 25.000 seguidores em redes sociais antes de seu lançamento e um total de 704 co-produtores participando de financiamento coletivo convertida em "Educação Proibida" em um fenômeno único. Um totalmente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente de crescimento e surgimento de novas formas de educação.
Se você quer que o filme está na sua língua que você pode nos ajudar através da nossa plataforma de tradução colaborativa, escrever um e-mail para: traducciones@educacionprohibida.org
Saiba mais em:  http://reevo.org

"Debates Contemporâneos sobre Juventude"

No dia 30 de agosto próximo, estaremos retornado aos "Debates Contemporâneos sobre Juventude", agora com a participação do professor Dr. Paulo César Carrano, que além de professor da UFF/Niterói/RJ, atualmente coordena o observatório jovem, que embora com sede nessa instituição, desenvolve projetos com amplitude em boa parte do território brasileiro.
 
Eis algumas informações básicas:
Tema da Palestra em Sobral:  Jovens em Movimento no jogo das identidades coletivas
Data: 30 de agosto, às 19 horas, no auditório central da UVA-  campos Betânia

DATA DE INSCRIÇÕES SEMANA DE PEDAGOGIA!!!!


DO CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO


DATA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: 09 a 26 de agosto de 2012 

DATA DE INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES: 13 a 31 de agosto de 2012 

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS DIA 05 de setembro via e-mail e blog do caped: http://capedueva.blogspot.com/ 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA: 27 de agosto a 31 de agosto de 2012.

Coordenção do Curso de pedagogia INFORMA


OS ALUNOS QUE ESTÃO DEVENDO A DISCIPLINA PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA PROCURAR A COORDENAÇÃO COM URGÊNCIA!!!

sábado, 11 de agosto de 2012

Formação política da base!!!

DIA 18 DE AGOSTO (sábado) O CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RACHEL DE QUEIROZ ESTARÁ REALIZANDO UM MOMENTO DE FORMAÇÃO POLÍTICA JUNTAMENTE COM A EXECUTIVA CEARENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA- ExCEPe

o texto que será debatido é: Movimento Estudantil Ontem e Hoje.

Os interessados em obter o texto enviar email para capedueva@gmail.com

A UNIVERSIDADE É SUA,
JUNTE-SE A NÓS NA LUTA CONTRA O SUCATEAMENTO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO!!!

SE VOCÊ PAGA NÃO DEVERIA, EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!

Venha participar conosco!!!

aos interessados emitiremos declarações

Estudantes no Chile intensificam protestos

Adital
Estudantes do ensino médio no Chile enfatizam aqui a tomada pacífica de instituições de ensino, ao considerar que suas demandas são ignoradas pelo governo e o Poder Legislativo. Os líderes estudantis apontaram que o Executivo ignorou as suas reivindicações a favor de um sistema de ensino menos segregador e procedeu favorecendo a majoritária composição de direita que prevalece no Parlamento.
Nesta sexta-feira, no encerramento de uma semana de intensas mobilizações que resultou em prisões em massa e denúncias de repressão policial, várias escolas de Santiago amanheceram ocupadas.
Xavier Delgado, presidente da Federação Estudantil de um desses colégios, disse que as ocupações são motivadas pela rejeição paralela à intenção de penalizar as mobilizações através de um projeto de lei de Ordem Pública, em trâmite no Parlamento.
A Rádio Bío Bío do Chile relatou que as Forças Especiais da Polícia desocuparam com gases lacrimogêneos o Instituto Superior de Comércio de Santiago, depois que foi ocupada por trinta estudantes.
A rádio também acrescentou que os jovens responderam à ação policial "com pedras, tintas e ovos”. Em seguida "fugiram e se refugiaram no Liceu Darío Salas, localizado em frente, que também permanece ocupado”, disse a emissora local.
Além disso, legisladores da oposição política e líderes do movimento estudantil acusaram o governo de incapacidade para escutar a população.
Segundo o senador do Partido pela Democracia, Guido Girardi, foi articulada uma campanha comunicacional por parte do Executivo para desvirtuar as demandas a favor do direito por uma educação gratuita e sem lucro para quem não pode pagar.
Ele alertou que diante das convocatórias do movimento estudantil as manifestações buscaram desviar o foco de atenção midiática para a violência, sem considerar os temas subjacentes.
"Rejeitamos a violência, mas repudiamos a atitude contrária ao diálogo, a ouvir a população”, enfatizou o legislador.
Disse que se devem investigar as suposições de montagem identificadas por líderes estudantis, pois casualmente em todas as marchas surgem os provocadores que "têm o mesmo interesse do governo, que seja a violência que ocupe as páginas e não o tema de fundo”, expressou Girardi.
A notícia é da PL

12 de Agosto: Dia Internacional da Juventude alerta para necessidade de apoio aos/às jovens

Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
Neste domingo (12), celebra-se o Dia Internacional da Juventude. A data, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1999, chama a atenção para a necessidade de investimento nas juventudes. Países de várias partes do planeta realizam, neste final de semana, atividades culturais e esportivas para marcar o Dia.
Com o tema "Construindo um mundo melhor: associando-nos com os jovens”, o Dia Internacional da Juventude convoca governos e sociedades a se unirem aos/às jovens em busca de melhores condições de vida para essa parcela da população. Em mensagemreferente à data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, reforça o chamado de apoio às juventudes.
"Neste Dia Internacional da Juventude, exorto aos governos, ao setor privado, à sociedade civil e às entidades acadêmicas que abram as portas aos jovens e fortaleçam suas associações com as organizações por eles dirigidas. Os jovens podem determinar que esses tempos avancem para perigos maiores ou para mudanças positivas. Apoiemos os jovens de nosso mundo para que se convertam em adultos que iluminem mais gerações de líderes produtivos e cheios de alegria”, destaca.
Convocação que também é compartilhada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Emcomunicadoapresentado por ocasião do Dia Internacional da Juventude, o diretor-geral da OIT, Juan Somavia, alerta para a importância de realizar ações voltadas para reduzir o desemprego juvenil e a quantidade de jovens que vivem na pobreza.
"Devemos adotar medidas urgentes e específicas para ajudar os 75 milhões de jovens que estão sem emprego no mundo e os 228 milhões de jovens mais que lutam para sobreviver na economia informal e vivem em situação de pobreza extrema. Sem um emprego decente que permita aproveitar seu potencial, toda uma geração corre o risco de ficar marcada e relegada ao desemprego ou ao subemprego”, afirma.
Celebrações

Atos públicos e eventos culturais e esportivos em vários países marcarão, neste final de semana, o Dia Internacional da Juventude. Em muitos locais, as atividades já começaram ou terão início já nesta sexta-feira (10), como é o caso do Brasil.
Em São Paulo (SP), a juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceira com outras organizações e movimentos sociais, promove, na tarde de hoje, uma passeata pelas ruas do centro da cidade e intervenções culturais e shows na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192 – Metrô Sé). Segundo informações da CUT-SP, o evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os desafios enfrentados pelos/as jovens, como: emprego decente, ensino de qualidade, acesso à cultura, entre outros.
A cidade de Iquique, no Chile, também realiza ações para as juventudes. Hoje e amanhã, os/as jovens poderão participar, em diversos espaços da cidade, das atividades que vão desde exposições fotográficas a apresentações musicais, de dança e de teatro.
Na Costa Rica, a data será comemorada amanhã (11), a partir das 9h, com competição de skate. À noite, haverá apresentações culturais no Salão El Prado com a premiação dos melhores colocados na competição. O Dia Internacional da Juventude também será celebrado amanhã no México com uma corrida de cinco e dez quilômetros em Tamaulipas.
A atividade, convocada pelo Instituto da Juventude de Tamaulipas (IJT) e pelo Instituto Tamaulipeco de Esporte (ITD), está marcada para começar às 7h na esplanada da unidade esportiva Adolfo Ruiz Cortines. Os/as três primeiros/as colocados/as em cada categoria receberão prêmios em dinheiro.
Já no domingo (12), a cidade de Morelia, em Michoacán, México, será palco de uma série de apresentações culturais. A atividade está marcada para as 19h, na Praça Valladolid com entrada livre.
Em Cuba, organizações e movimentos juvenis preparam uma série de festivais e jornadas. As ações ocorrerão em vários locais do país, com atividades esportivas e recreativas e culturais.
Com informações de agências.

No Paraguai há 15.000 crianças com deficiência, excluídas do sistema educativo

Adital
Segundo o último estudo da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no Paraguai há aproximadamente 15.000 crianças e adolescentes com deficiência, excluídos do sistema educativo. O diretor de Educação Inclusiva, Isabelino Martínez, disse que muitos deles vivem praticamente fechados para suas famílias.
Martínez explicou que no país há muitíssima gente com deficiência que está "escondida” porque os familiares os mantêm em uma moradia ilhados, por um tabu ou por uma questão cultural.
"É uma situação preocupante. São crianças que não foram à escola ou que já saíram do sistema, porque não há uma atenção posterior”, agregou.
Como um passo básico, Martínez assinalou que está normatizando o tratamento dos profissionais para com as crianças que passam por essa situação, além de dar condições para que isso se desenvolva. Nesse sentido, foi oficializada nessa quinta-feira a norma pela qual serão regidos os Serviços de Atenção Precoce.
O que regulam esses materiais é como se deve abordar essa temática, ferramentas meramente técnicas para os docentes, psicólogos sobre como tratar e trabalhar. Trabalhamos em estreita colaboração com o Ministério de Saúde para que eles nos digam com em que caso nos encontramos e o tratamento médico, explicou.
No entanto, a grande dificuldade continua sendo a falta de pressuposto, expressou. Explicou que a Direção de Inclusão foi apoiada por agências internacionais, mas muitas dessas cooperações não continuarão no próximo ano.
Nessa quinta-feira foram entregues 75 materiais de apoio e equiparam 526 aulas, com a entrega de equipamentos de informáticas e materiais didáticos.
No Paraguai existem 75 centros para pessoas com deficiência, que acolhem em torno de 3.500 a 4.000 pessoas. Estima-se que 20% da população paraguaia esteja afetada por algum transtorno desse tipo.
A notícia é de IP Paraguay/cm/lq

terça-feira, 7 de agosto de 2012

IV SEMANA DE PEDAGOGIA EDITAL


Comissão organizadora da IV SEMANA DE PEDAGOGIA
 Universidade Estadual Vale do Acaraú – Sobral – Ceará










 PAULO FREIRE: PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

 



10 a 14 de Setembro de 2012
APRESENTAÇÃO

A IV Semana de Pedagogia é um evento público em âmbito da Região Norte do Estado do Ceará, visa estimular a reflexão crítica e o intercâmbio de conhecimentos e ideias sobre o legado de Paulo Freire, mediante o debate, o diálogo e a troca de experiências acerca das problemáticas educacionais que afetam o cotidiano de educadores, educandos, e à sociedade brasileira no contexto atual. Além disso, o evento de que trata este edital, oportuniza e contribui para a formação política dos participantes, a partir do aprofundamento de questões sobre o papel político e socioeducativo do Pedagogo no desenvolvimento de práticas educativas nos contextos escolares (espaços formais) e não escolares (espaços não formais), superando os equívocos da atuação do profissional da educação na formação para a cidadania, a democracia e divulgar conhecimentos, ideias sobre o legado de Paulo Freire, PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, título outorgado por meio da Lei nº 12.612\2012, sancionada pela Presidenta da República Dilma Roussef, publicada no Diário Oficial da União, no dia 13 de abril de 2012. 
Diante desse contexto o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, através do Centro Acadêmico Rachel de Queiroz presta uma homenagem ao mais célebre educador brasileiro que, segundo Gadotti, “lutou a vida inteira por dar à educação das crianças, dos jovens e dos adultos um outro sentido. Uma educação fundada no absoluto respeito ao outro, seja ele quem for, venha de onde vier, como vier. Uma educação onde o diálogo não é apenas uma estratégia de ensino ou um método didático, mas o fundamento e a razão de ser do próprio trabalho de ensinar e aprender”.
Daí que a Semana de Pedagogia servirá como cenário para que os diversos estudantes, atores sociais estabeleçam relações de trocas de saberes onde serão discutidas questões referentes a educação crítica e conscientizadora. Estas discussões passarão por temas relacionados aos eixos temáticos presentes no referido edital.  No sentido de promover um amplo debate sobre os temas elencados, promoverá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos artísticos e científicos, dentre outros. O evento acontecerá de 10 a 14 de setembro de 2012 e será voltado a todos estudante de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e demais interessados.





JUSTIFICATIVA

Considerando o trabalho inovador e transformador de realidades  desencadeado por Paulo Freire, não há como deixar que esse legado caia no esquecimento ou fique somente como um registro histórico ou momento comemorativo, mas um encontro com a história e a memória para divulgação de seu legado. Neste sentido, a IV Semana de Pedagogia constitui-se em um encontro de pessoas para a vivência de diálogos, trocas de experiências e conhecimentos entre educadores, gestores educacionais, estudantes universitários, e profissionais das diversas áreas da educação, a fim de resgatar a memória histórica e aprofundar conhecimentos sobre as contribuições de Paulo Freire para a Educação Brasileira.
           Para que a IV Semana de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú seja um evento exitoso é preciso contar com a participação comprometida de toda a comunidade universitária. O evento pode desencadear debates e encaminhamento de propostas que garantam o fortalecimento das lutas coletivas em defesa da educação superior pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada. Nessa compreensão, a IV Semana de Pedagogia, evento de iniciativa dos estudantes do Curso de Pedagogia espera contar com a colaboração e o engajamento de todos os que fazem o Curso de Pedagogia, para problematizar e buscar respostas para os problemas postos pela realidade social.

OBJETIVOS

GERAL
A IV Semana de Pedagogia tem por objetivo promover uma ampla discussão crítica sobre o legado teórico-metodológico do educador Paulo Freire para formação não só do pedagogo, como também para todos os profissionais que, de forma direta ou indireta, trazem consigo a crença e o desejo de partilhar com os outros o diálogo da construção de um mundo de justiça, de igualdade e liberdade.

ESPECÍFICOS

·                Refletir e discutir a educação freireana nos espaços escolares e não escolares;
·               Propiciar aos alunos espaços para apresentação de trabalhos, como forma de exercitar a prática acadêmica e cientifica;
·               Divulgar o legado no âmbito da comunidade acadêmica;
·               Promover a integração da Pedagogia com as demais áreas de conhecimento.


EDITAL DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS    
 IV SEMANA DE PEDAGOGIA



1. DA COMISSÃO CIENTÍFICA

1.1. A Comissão Científica, constituída por representantes do Centro Acadêmico de Pedagogia- CAPED e os professores Ms. Amélia Soares André e Ms. Josenildo Silva de Souza têm a função de regulamentar o processo de inscrições e monitoramento dos interessados na apresentação de trabalhos acadêmico-científicos nos dias e horários definidos neste edital.
1.2. A inscrição de trabalhos ocorrerá nas formas de: Resumo simples, Resumo expandido e Trabalho completo. Estes deverão estar associados ao eixo temático gerador da IV Semana de Pedagogia, conforme estabelecido no edital.
1.3. Resumo Simples compreende-se a descrição abreviada de temas apresentando: Título, Identificação do(s) autor (es); Nome da Instituição e e-mail, (centralizado); Texto corrido sem parágrafos contendo: breve contextualização, Objetivos; Metodologia; Principais autores; Resultados; Considerações Finais; Referências; Palavras chaves (no final do trabalho e, no máximo 05), atingindo um total de 250 caracteres ou 01 lauda .
1.4. Resumo Expandido – O resumo expandido tem as mesmas exigências do resumo simples, porém comporta citações breves, podendo atingir o máximo de 03 laudas e caracteriza-se pelos elementos estruturais:
1.4.1. Título; Identificação do(s) autor (es); Nome da Instituição e e-mail; (centralizado)
Resumo; Palavras chaves (no máximo 5); Introdução: contextualização, objetivos e justificativa; Metodologia; Resultados e discussões; Considerações finais; Referências bibliográficas.
1.5. Trabalho Completo - Os trabalhos poderão ser teóricos, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação a docência, abrangendo todo o assunto e contendo os elementos fundamentais do trabalho científico e possuir de 10 a 15 laudas. Para tanto, deve apresentar: Título de letras maiúsculas (centralizado); Identificação do(s) autor(es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado); Resumo de até 5 linhas, seguido de até 5 palavras-chaves; Introdução; Desenvolvimento (referencial teórico e análise dos dados); Considerações finais; Referências bibliográficas (normas da ABNT).

Eixos temáticos:

§      Espaços escolares e não-escolares
§      Currículo;
§      Educação e Diversidade                                                                                                                                       
§   Educação de Jovens e Adultos  – EJA;
§   Educação e Movimentos Sociais
§   Educação Popular;
§   Educação e trabalho;
§   Relatos de Experiências
§   Vivencias Artísticas
§   Relatos de Pesquisa
§ Vivências de estágio
§        Atividades de extensão


2. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

2.1. Os trabalhos poderão ser teóricos, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação a docência. Estes deverão estar associados ao eixo da temática geradora da IV Semana de Pedagogia e elaborados de acordo com o disposto nos itens 1.3, 1.4., 1.5. e 1.6., deste edital.
2.2. O trabalho poderá ter no máximo 03 autores (+ orientador\a) e cada pessoa só poderá ser autor\a de um único trabalho.
2.3. Todos os trabalhos deverão obedecer as seguintes normas: Fonte: Times New Roman; Tamanho da letra: 12. Espaçamento entre linhas 1,5; Margem (todas): 2cm e
papel A4.
2.4. Os trabalhos deverão ser enviados para o E-mail capedueva@gmail.com
2.5. Somente serão aceitos os trabalhos enviados impreterivelmente no período de 09 a 26 agosto de 2012.

2.6. A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico da IV Semana de Pedagogia, de acordo com os seguintes critérios:
2.6.1. Adequação da proposta ao tema gerador da IV Semana de Pedagogia ou eixo temático;
2.6.2. Preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho, conforme normas para apresentação dos trabalhos definidas neste edital.
2.6.3 Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados na forma de comunicação oral. 
2.6.4. Os resumos e trabalhos completos serão submetidos à revisão pelo Comitê Científico, definido pela Comissão Científica nomeada neste edital. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores no dia 05 de setembro de 2012.


3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 - As inscrições para participação na IV Semana de Pedagogia será do dia 13 a 31de agosto de 2012.
3.1.1 - Os valores das inscrições R$ 14,00 com direito a camisa.
3.1.2 – Só serão aceitas as inscrições feitas dentro dos períodos estabelecidos respeitando seus respectivos valores.
3.1.3 – Os valores das inscrições serão os mesmos para todos os interessados, inclusive, para os que irão apresentar trabalhos.


4. DO CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO


4.1. DATA DE INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES: 13 a 31 de agosto de 2012

4.2. DATA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: 09 a 26 de agosto de 2012

4.3. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA: 27 de agosto a 31 de agosto de 2012.

4.4. DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS DIA 05 de setembro via e-mail e blog do caped: http://capedueva.blogspot.com/




5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1.  Serão de inteira responsabilidade do\a participante os prejuízos decorrentes do não acompanhamento do processo de avaliação e divulgação dos resultados.
5.2.  Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e o Centro Acadêmico de Pedagogia – CAPED.

Local das Inscrições: corredor da coordenação do Curso de Pedagogia

Sobral, 06 agosto de 2012.