domingo, 26 de fevereiro de 2012

IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED - PARNAÍBA / PIAUÍ

A quarta edição no Brasil está prevista para  ocorrer no Campus de Parnaíba, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a AINPGP e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Brasil, no período de 19 a 21 de junho de 2012, terá como tema: A pesquisa na graduação: emancipação humana, práxis docente, trabalho e educação, sob a coordenação da Profª Drª Tânia Serra Azul Machado Bezerra (UFPI) e o Prof. Dr. Roberto Kennedy (UESPI), além de outros discentes e docentes. Além das apresentações orais dos trabalhos de pesquisa, também ocorrerão mesas-redondas, oficinas destinadas aos estudantes de Pedagogia e de Áreas Afins, com vistas  ao acompanhamento e participação nas discussõoes relevantes acerca da formação do profissional de Pedagogia.

Resposta da Denúncia na Ouvidoria UVA falta de professores‏

Pessoal,

Segue abaixo a resposta da Denúncia feita pelo CENTRO ACADÊMICO na ouvidoria da UVA, mas ainda não descartamos a reunião o REItor.

"Prezado Cidadão, em contato realizado junto à Ouvidoria da Universidade Vale do Acaraú - UVA fomos informados que a carência de Professores do Curso de Pedagogia deverá ser suprida com a nomeação dos novos professores. O concurso foi autorizado pelo Excelentíssimo Governador do Estado e realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro do ano corrente, aguardando a sua homologação e a nomeação dos aprovados. Informa ainda que a previsão para supri a carência dos professores será para o mês de março. Agradecemos a sua participação."

Detenta ganha o direito de cursar História na UFC

 
Cynthia Corvello, 40 anos, encontrou nos livros a sua liberdade
NATINHO RODRIGUES
Na decisão judicial que autoriza a presidiária a fazer faculdade,
foram destacados seu mérito e conduta carcerária
 
Embora tenha sido condenada a 25 anos e quatro meses de prisão em
regime fechado, a detenta Cynthia Corvello, 40, que cumpre pena no
Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa há quase três
anos, fez questão de apagar a palavra "condenação" de seu dicionário.
 
Desde que foi presa, encontrou nos livros da biblioteca do presídio a
melhor forma de passar as horas ou, por que não dizer, de ganhar tempo
e sentir-se livre novamente?
 
Neste ano, como noticiou a imprensa cearense, a paulista Cynthia
conseguiu ingressar no curso de História da Universidade Federal do
Ceará (UFC) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Porém,
como cumpre pena em regime fechado, o impasse surgiu. Ela poderia ou
não frequentar a Universidade?
 
Contribuição social
 
Ontem pela manhã, a resposta veio. A juíza da 2ª Vara de Execuções
Penais do Fórum Clóvis Beviláqua, Luciana Teixeira de Souza, atendeu
ao pedido ajuizado pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, por
meio do Núcleo Especializado em Execução Penal (Nudep). Cynthia
poderá, sim, estudar História.
 
Na decisão inédita, pelo menos no Ceará, a magistrada destacou a
exemplar conduta carcerária e o mérito individual da detenta,
ressaltando que a contribuição à sociedade será muito maior se
concedido o direito ao estudo à detenta. No presídio, Cynthia coordena
a biblioteca, faz parte de um projeto de incentivo à leitura e ainda
arranja tempo para reger o coral.
 
Na UFC, as aulas começam nesta segunda e Cynthia precisará de forças
para vencer os preconceitos, que já começaram a aparecer nas redes
sociais.
 
Nos primeiros 30 dias, uma equipe da Secretaria da Justiça e Cidadania
do Estado do Ceará (Sejus) acompanhará as idas e vindas de Cynthia e
observará o seu comportamento. Após este período, ela precisará usar
monitoramento eletrônico. As condições do uso do equipamento serão
especificadas em audiência na 2ª Vara de Execuções Penais.
 
Educação para ressocializar
 
"O sistema prisional tem duas funções. A primeira é de restringir a
liberdade, tirar o direito dos detentos de ir e vir. A segunda é de
contribuir para que essas pessoas voltem ao convívio social", ressalta
a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.
 
Ela lembra que, no Brasil, 50% dos detentos que cumprem a pena, e não
recebem nenhum trabalho de ressocialização, voltam a delinquir. Por
outro lado, a secretária informa que 80% dos que passam por um
processo de ressocialização não voltam a cometer crimes. "Investir na
educação dos detentos, por exemplo, é fundamental, pois a educação é
uma janela para a recuperação", afirma a secretária.
 
Investimentos
 
Em 2010, apenas um interno do sistema penitenciário cearense obteve
aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ano passado,
foram 17 aprovados no Enem e dois no Sisu. Édipo Renan Martins Barros,
20, que cumpre pena em regime semiaberto, ingressou no curso Ciências
Humanas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira. E Cynthia Corvello, na UFC.
 
O número, explica Mariana Lobo, representa um grande avanço e está
ligado ao fortalecimento da educação prisional, como a realização, no
ano passado, de concurso público para professores do sistema
penitenciário. Neste ano, informa, haverá educação em tempo integral
nos presídios, começando pelo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira
II (IPPOO II), em Itaitinga.
 
RAONE SARAIVA
ESPECIAL PARA CIDADE

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DICA DE BLOG!!

VISITEM E DIVULGUEM!!

BLOG: http://lidialindislay.blogspot.com/2010/03/biografias-relacionadas-educacao-emilia.html

OUTRO BLOG: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/trabalhos.html

Ministério tirou 58 faculdades do Prouni por não cumprirem regras

Só em 2009, governo deixou de arrecadar R$ 530 milhões com o programa. Para sindicato, descontos não podem ser "sobrepostos"

 

O Ministério da Educação desvinculou 58 faculdades do Programa Universidade para Todos (Prouni) porque elas não ofereceram a quantidade de bolsas combinadas com o governo. Agora, a Facet pode engrossar essas estatísticas caso o processo administrativo aberto pela pasta para apurar denúncia feita pelo iG – de que a instituição estava cobrando mensalidades de valores diferentes para os bolsistas do programa – comprove irregularidades.
O caso: Faculdade cobra o dobro por vagas do Prouni
Reação: Mercadante diz que não vai tolerar desvios no programa
As críticas: Oposição cobra averiguações
O iG revelou que a Facet, faculdade sediada na Bahia, cobra uma mensalidade de R$ 690 para alunos em geral. Quando se trata de um bolsista do Prouni, no entanto, a instituição eleva o valor para R$ 1.210. O desconto que o bolsista parcial do Prouni deveria ter, de 50%, acaba saindo por 12%. “Isso está errado. O bolsista não pode ser tratado de forma diferente”, ressaltou o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa.

Foto: Agência Brasil Ampliar
Novo ministro da Educação disse que não vai tolerar desvios no Prouni
Pela lei que criou o programa, as bolsas parciais (de 50%) deverão ser concedidas “considerando-se todos os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela instituição, inclusive aqueles dados em virtude do pagamento pontual das mensalidades”. O caso pode ser configurado como crime fiscal e será investigado pelo ministério.
O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou em nota que determinou uma visita in loco de uma comissão do ministério para averiguar os fatos. Ele espera uma resposta em 48 horas e afirmou que vai apurar se o mesmo tipo de prática é feito por outras instituições. “Não há tolerância com desvios”, garantiu.
Isenção fiscal
As instituições que participam do Prouni não recebem do governo parte do valor da mensalidade dos bolsistas do programa. Na verdade, o “pagamento” do governo federal é feito por meio de isenção fiscal. Ele não coincide com o valor exato das prestações e é calculado pela Receita Federal com base na arrecadação feita pela faculdade.
O último levantamento feito pelo Ministério da Educação com dados da Receita, em 2009, mostra que o custo mensal de cada bolsa do programa saía para o governo R$ 175,38. Só naquele ano, o governo federal deixou de arrecadar cerca de R$ 530 milhões. Somente as instituições com fins lucrativos ganham a renúncia fiscal, de acordo com o MEC.
A partir deste ano, as faculdades que participam do ProUni só receberão a isenção de impostos de acordo com as bolsas que, de fato, forem preenchidas por alunos. Até o ano passado, a concessão era feita em cima do número de bolsas oferecidas. Com isso, o governo deve perder menos arrecadação. A quantidade de bolsas oferecidas também é determinada pelo MEC.
O iG procurou a Receita Federal para saber quanto a Facet já deixou de pagar em impostos desde que participa do Prouni. A assessoria informou que esse era um dado sigiloso e não poderia ser divulgado.
Acúmulo de descontos
Para a presidente do Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios, os descontos oferecidos pelas instituições não podem ser “sobrepostos”. “Precisamos ver com cuidado o que está acontecendo, porque todas as faculdades têm várias políticas de bolsas, além do Prouni. A mensalidade deve ser uma só para todo mundo e os descontos não podem ser sobrepostos”, diz.
“Há políticas diferentes de bolsas e o aluno deve optar apenas por uma delas. Não dá o aluno do Prouni querer receber descontos de mais de uma”, completa.

 

Brasil: Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova Estatuto da Juventude‏

Adital A juventude brasileira comemora mais um passo para a conquista de seus direitos. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal brasileiro aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (15), o Estatuto da Juventude (PLC 98/11). Vitória comemorada por jovens e movimentos juvenis de todo o país. O projeto agora segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e ainda será analisado nas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Após três horas de discussão, os senadores da CCJ aprovaram o Estatuto por unanimidade. Em declarações à Agência Senado, Randolfe Rodrigues, relator do projeto, destacou a importância da aprovação da matéria. "Fizemos a mediação possível para consolidar os direitos da juventude. É uma conquista histórica da juventude brasileira”, afirmou.
O Estatuto, aprovado em outubro passado na Câmara dos Deputados, tramita há três meses no Senado Federal. Na CCJ, recebeu emendas de Randolfe e dos senadores Aloysio Nunes, Flexa Ribeiro, Álvaro Dias, Demóstenes Torres e Pedro Taques.
Alguns pontos do projeto, entretanto, geraram polêmica, como as carteiras de estudante. Alguns senadores questionaram a exclusividade da confecção das identidades estudantis, a qual ficaria a cargo apenas da Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e entidades estudantis filiadas. O impasse foi resolvido com a retirada do termo que garantia a exclusividade das três entidades.
Dentre as vitórias, está a garantia da meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos para estudantes e para jovens de baixa renda. De acordo com o projeto, a meia-entrada será garantida em 40% dos ingressos de eventos financiados somente com recursos privados e 50% dos ingressos de eventos que tenham verbas públicas.
Outro destaque é a reserva de vagas em transportes coletivos interestaduais. As empresas terão de reservar duas vagas gratuitas por veículo para jovens entre 15 e 29 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e outras duas vagas com desconto de 50% para pessoas na mesma situação.
Comemoração

A aprovação do Estatuto da Juventude nesta quarta-feira (15) movimentou as redes sociais. Durante alguns momentos desta tarde, a "hashtag” #EstatutodaJuventude ficou entre os assuntos mais mencionados no Twitter. Em sua conta no microblog, a UNE destacou a data como histórica. "Dia histórico: aprovado o #EstatutodaJuventude na Comissão de Constituição e Justiça do Senado!”, comemorou.
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) também aproveitou a rede social para celebrar a aprovação: "#EstatutodaJuventude aprovado na CCJ do Senado. Vitória da juventude brasileira, da sua pluralidade, da sua ousadia e capacidade de lutar!”. Organizações sociais ligadas à comunicação, como a Viração e a Cipó – Comunicação Interativa também parabenizaram os jovens pelo microblog.
Com informações de Agência Brasil e Agência Senado.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Novo grupo de Estudo e Pesquisa no Curso de Pedagogia

Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento-GETHED

O grupo de Estudo e Pesquisas Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento objetiva analisar as relações existentes entre trabalho, educação, Estado e desenvolvimento por meio de investigações sobre o mundo do trabalho e suas transformações; os fundamentos sócio-históricos e filosóficos da educação; as reconfigurações do Estado e seus rebatimentos na educação, expressos nas políticas educacionais; e a discussão sobre projetos político-sociais e modelos de desenvolvimento do país.  A congregação dos estudos e pesquisas do grupo tem como perspectiva a formação de recursos humanos no âmbito da graduação e pós-graduação nas áreas de Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento bem como a produção de conhecimentos, subsídios teórico-metodológicos que possam contribuir para a reformulação e democratização das políticas públicas.
Coordenado pela professora Dra. Kátia Regina Rodrigues Lima estrutura-se por meio de três linhas de pesquisa:
1) Estado e Educação Superior
Esta linha de pesquisa investiga as reconfigurações do Estado buscando desvelar os elementos (externos e internos) que determinam tais mudanças e seus rebatimentos na educação superior brasileira em suas múltiplas dimensões: acesso-permanência, expansão, avaliação, financiamento, gestão, trabalho docente.
2) Currículo e Práticas Pedagógicas
Desenvolve análises acerca da relação currículo, formação humana e práticas pedagógicas na perspectiva do currículo integrado e da formação omnilateral. Busca contribuir para reflexões e ampliação de referências nas áreas de trabalho, educação profissional, currículo e educação de jovens e adultos.
3) Trabalho e Educação
Investiga as novas configurações do mundo do trabalho decorrentes da crise do capitalismo a partir da década de 1970 (queda da taxa de lucro e investimento, estagflação), o processo de reestruturação produtiva, financerização, relocalização industrial, flexibilização das leis trabalhistas e as propostas de reformas e de formação no âmbito educacional.


Grupo de Estudos Marxistas – GEM
O grupo de Estudo Estudos Marxistas – GEM objetiva desenvolver estudos das obras de Marx e Engels e de teóricos marxistas como Gramsci, entre outros, que contribuam para reflexões sobre trabalho, educação e desenvolvimento.
Coordenação: Dra Kátia Regina Rodrigues Lima (UVA) e Dr. Emmanoel Lima Ferreira (UVA)
Integrantes: Alunos de diversos cursos da UVA

II Congresso Internacional de Educação da Costa do Descobrimento



30 de agosto a 01 de setembro de 2012 
Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento
Porto Seguro, BA/Brasil 

O II CIECODES terá como tema principal “EDUCAR PARA AS HUMANIDADES, AS TECNOLOGIAS E A SUSTENTABILIDADE” objetivando promover um diálogo entre profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, em contexto internacional, priorizando temas que tragam visibilidade às novas dinâmicas para a atuação dos profissionais e divulgação das pesquisas científicas, com uma programação composta por palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, conferências, apresentações culturais e espaço para estandes.

Profª. Maria Erotides Morem Silva Machado
Coordenação Geral

Submissão de trabalhos: até 02 de julho de 2012. 

Grupos de Trabalhos:

GT01 - Políticas Públicas Educação Básica
GT02 - Educação Profissional, Tecnologias e Trabalho
GT03 - Educação Diferenciada e Movimentos Sociais
GT04 - Políticas de Formação e Trabalho Docente
GT05 - Identidade, Gênero e Diferença
GT06 - Humanidades
GT07 - Sustentabilidade
GT08 - Tecnologias
GT09 - Educação em saúde


Realização:

Instituto Mãe Terra
Faculdade Nossa Senhora de Lourdes
Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa



--
Atenciosamente,
Realize Eventos Científicos & Editora
(83) 30584663

Professores se revoltam com pressão de governadores para reduzir reajuste salarial


A pressão dos governadores Sérgio Cabral (RJ), Antonio Anastasia (MG), , Renato Casagrande (ES), Cid Gomes (CE) e Jaques Wagner (BA) para que o presidente da Câmara, Marco Maia, determine o regime de urgência na votação do projeto de Lei que reduz o reajuste do piso nacional dos professores dos atuais 22%, este ano, para 6%, é um motivo a mais para que os trabalhadores da Educação parem, por tempo indeterminado, a partir da greve geral marcada entre os dias 14 e 16 de março. Maia confirmou a conversa com os cinco executivos estaduais, na véspera, durante a posse da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, mas adiantou que “uma coisa é a pressão dos governadores, outra é a matéria entrar na pauta do Plenário”, disse, por meio de sua assessoria.
Ao tomar conhecimento da ação dos governadores junto ao Legislativo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, repudiou a atitude e avisou que “a greve nacional será o momento em que os professores irão enfrentar estes cinco inimigos da Educação”. O professor da Rede Oficial de Ensino de São Paulo acrescenta que a intenção dos dirigentes estaduais é “de romper um acordo feito no Senado”, que mantinha o reajuste da categoria nas bases definidas pela Lei 11.738, de 2008, assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, à época, Fernando Haddad, hoje candidato a prefeito do Município de São Paulo.
Segundo Leão, os senadores mantiveram o parágrafo único do Artigo 5º, que prevê o reajuste dos professores segundo “o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente”, segundo os critérios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Por este critério, o piso nacional seria reajustado em 22%, mas os governadores fluminense, mineiro, capixaba, cearense e baiano pressionam para que, na Câmara, este fator seja substituído pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que reduziria a 6% a correção dos salários dos mais de 2 milhões de profissionais que atuam apenas no Ensino Básico.
– Lamento profundamente que estes governadores se posicionem contra a valorização do Magistério. Eles se colocam no mesmo nível daqueles que interpuseram um recurso contra a legislação que visa reduzir injustiças históricas contra os professores. Mais lamentável, ainda, é a participação nesse grupo do governador da Bahia, Jaques Wagner, que acaba de enfrentar uma greve das forças de segurança. Ele contradiz tudo aquilo porque o Partido dos Trabalhadores sempre lutou. O mínimo que deveria fazer é se desligar desta legenda e procurar um partido neoliberal – afirmou Leão.
Procurado pelo Correio do Brasil, Wagner não desmentiu ou aquiesceu o que seu vizinho mineiro, Antonio Anastasia, admitiu com ressalvas. Por meio de seus assessores, o Palácio da Liberdade confirmou a conversa com o deputado Maia, durante a solenidade em que esteve presente, no Rio, mas fez questão de frisar que “o problema foi gerado durante o governo do presidente Lula”, disse um porta-voz do governador tucano. Anastasia está na mira dos dirigentes sindicais “desde que o Tribunal de Contas da União constatou que o Estado não aplica nas escolas o que manda a Constituição”, lembrou o presidente do CNTE.
– É importante lembrar, também, que o governador cearense, Cid Gomes, botou a polícia na rua contra os professores – acrescentou Leão.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse estar em uma solenidade e não poderia responder ao CdB e o do Rio, Cabral, negou até mesmo haver participado do grupo que pressionou o presidente da Câmara, embora sua presença tenha sido confirmada tanto por Maia quanto pelo colega mineiro, Anastasia.
 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

NOTA DO CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RACHEL DE QUEIROZ-CAPED

A Educação à distância como ferramenta da precarização do trabalho docente e sucateamento da qualidade da formação Universitária.
 
Como já sabemos das dificuldades que temos na nossa formação presencial em nossa Universidade, onde tais dificuldades são constituídas por vários fatores como: a falta de Restaurante Universitário – R.U, Residência Universitária – R.U, bolsas de estudos totalmente desproporcional a quantidade de alunos que a universidade recebe, como se isso só não bastasse a quantia paga é muito baixa tendo que dividi-la para pagar água,luz, aluguel, alimentação, transporte e várias xeroz ( que é nos cobrada um preço mais elevado, como por exemplo enquanto que em outros espaços fora da Universidade a xeroz é 05,00 aqui é nos cobrado 08,00 e você o que acha disso? contamos ainda com uma  estrutura insuficiente para receber novos alunos, onde a Universidade para tentar evitar as salas superlotadas decide em diminuir as vagas no vestibular impedindo assim o acesso de vários jovens da cidade de Sobral e municípios vizinhos de ingressarem no Ensino Superior, corpo docente escasso onde muitas vezes os professores assumem outras disciplinas para que os alunos não fiquem prejudicados, o que contribui para a precarização do trabalho docente, sem falarmos na falta de concurso para professores EFETIVOS onde governo vem adotando a forma do concurso para professor SUBSTITUTO que é “mal remunerado e sobrecarregado de trabalho; enfim, pelo aviltamento(rebaixamento) salarial, com o claro objetivo de rebaixar o nível de ensino superior público e agora você que está lendo este texto se pergunta o que isso tem a ver comigo? Meu amigo  com o Ensino Superior Público precarizado os alunos se verão obrigados a procurar o setor privado, enfraquecendo cada vez mais os setores públicos e enriquecendo os grandes empresários da Educação. O governo vem com uma série de ataques a Educação Superior, através da Reforma Universitária que nada mais é o Desmonte da Educação Superior Pública, as reformas referentes à educação superior implantadas no governo Lula, através do Projeto de Lei (o PL 7/200/06), onde já eram articulas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.
As principais reformas são: Enem, Prouni e Reuni, parceira Público Privado e outros, vamos nos deter aqui a umas dessas reformas a EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
 A educação a distância a famosa EaD faz parte do pacote de reformas da educação superior, a mesma vem com o discurso de  uso de novas tecnologias na educação. Que inovação é essa em que contribui com o governo para a não realização de concurso para professores, no sentido em que a relação professor/ aluno é totalmente desproporcional como, por exemplo, podemos citar o nosso Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú que em fase experimental ofertou no semestre 2012.1 disciplina a distância: Arte e movimento na Educação Infantil, agora sabe quantas vagas foram ofertadas para esta disciplina? 100 vagas, isso mesmo 100 vagas!!! Agora imagine o professor que vai ministrar essa disciplina numa sala super ops, super não, MEGA LOTADA, pois como podemos perceber é apenas 1 professor para 100 alunos, onde ficará a qualidade do ensino? Sem falar que se sairão bem àqueles que têm computador em casa e os demais? pois a universidade supõe que todos os estudantes têm computadores ou que os computadores da biblioteca são suficiente quando no caso não são.
“O governo Lula sempre declara a sua suposta prioridade em ampliar o ensino superior público. Contudo, se não há expansão de verbas, como esta ampliação poderia se sustentar? Provavelmente através do ensino à distância, previsto no Artigo 5º do projeto. Ele será aplicável a qualquer curso superior, inclusive em cursos de formação de professores.

 O Centro Acadêmico de Pedagogia convida a você estudante a refletir sobre o que está sendo imposto, pois o EaD vem agravar ainda mais a qualidade do Ensino, e de forma vergonhosa, coloca o professor como um simples orientador que deve fazer uma transmissão rápida de conhecimento para os alunos, ou você acha que ele atendendo 100 alunos  terá tempo para pesquisa e extensão? Por enquanto é apenas uma disciplina, mas a idéia é que sejam 4 disciplinas, para onde estaríamos caminhando, para um Curso Semi-presencial? Nessa condição de EaD, a universidade vai aos poucos perdendo seu papel de  formar cidadãos críticos, reflexivos, formadores de opiniões “Ora, como é possível graduar professores que não tenham tido a experiência da relação presencial professor-estudante? O ensino à distância está presente em toda a nossa vida moderna, mas a formação presencial é determinante para a garantia da qualidade do ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.” 


O C.A passará de sala em sala divulgando a lista de abaixo assinado contra a disciplina de EaD no  Curso de Pedagogia UVA !!

UVA O ESCANDALO CONTINUA LEIAM!


Denuncia de Escândalo na UVA
De acordo com denuncia feita pelo blog Sobral em Revista, no dia 09 de fevereiro, uma Pró-Reitora da UVA, valendo-se de seu cargo, havia colocado ilegalmente seu próprio nome e o de um irmãos na lista dos graduados no curso de Direito. O Blog apenas fez a denuncia, não citando o nome da pessoa que usou de seu cargo para beneficiar a si e a outrem. Isso nos faz perguntar: porque?
A notícia bombástica teve seus efeitos. Soubemos por fontes fieis, que a protagonista do escândalo trata-se de Ludmila Polyana. Soubemos também, que o Reitor, Antônio Colaço, já pediu que a mesma se retirasse do cargo, e Ludmila não mais se encontra como pró-reitora da UVA.
A fonte revelou, também, que isso é fichinha, dizendo que: "se o Reitor ou as autoridades forem atrás, irão descobrir muito mais. Ligações com altos escalões, transferências fraudulentas de curso pra curso e de instituições para instituições, alterações de notas, aprovações indevidas e muito mais; inclusive tráfico de influências".
Diante de tal fato, estamos informando o que fontes fieis nos revelaram, e garantindo sigilo a estas pessoas que merecem. Um crime como esse é uma lesão ao patrimônio público, além de encontra-se despido de moral, o que o torna desmerecedor de qualquer forma de encobertação.

Entrego estas diretrizes para os alunos da UVA que se sentirem lesados com a prática desse ato ilícito, e dizendo a estes que defendam os seus direitos. Lutem por justiça!


FONTE: http://sobraloutracoisa.blogspot.com/2012/02/denuncia-de-escandalo-na-uva.html?spref=fb

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Relação entre as Ameaças e as Ações Violentas entre Crianças e Adolescentes‏

A Relação entre as Ameaças e as Ações Violentas entre Crianças e Adolescentes
 
 
"Vários estudos têm mostrado que a exposição à violência vem
aumentando entre os jovens americanos, principalmente em suas próprias
casas, na vizinhança e nas escolas. Simultaneamente, uma extensa
literatura alerta quanto aos efeitos da exposição à violência no
comportamento e desenvolvimento emocional das crianças e dos
adolescentes. Enquanto ficam claros os efeitos da violência entre a
juventude, há um consenso a favor da necessidade de se identificar os
jovens que estão mais propensos a ter condutas violentas. Desta
maneira, uma aproximação deve ser tentada, através de modelos de saúde
pública, para a prevenção da violência".
 
Introdução
 
Estudos revelam que os jovens não só são as principais vítimas da
violência, mas também, seus principais propagadores. Um estudo
realizado pelo centro de controle e prevenção de doenças de Atlanta
mostrou a ocorrência de 127 casos de incidentes violentos entre 100
estudantes do segundo grau, durante 12 meses. Outro estudo, realizado
pelo Instituto Nacional de Justiça de Washington D.C, envolvendo um
grupo de 4.000 jovens, mostrou que cerca de 22% dos jovens do sexo
masculino possuíam uma arma e 38% acreditavam ser válido o uso dessas
armas, caso corressem o risco de serem feridos. Dados estatísticos
também revelam que desde 1985 até 1994, as taxas de homicídios
cometidos por jovens de 14 a 17 anos de idade aumentou em 172%,
enquanto que as taxas de homicídios entre adultos maiores de 25 anos
diminuíram em 25%.
 
Entre a população adulta, as ameaças têm sido identificadas como
importante fator de risco para a promoção da violência. Apesar dos
dados a respeito da violência entre adultos, pouco se sabe sobre esses
dados entre crianças e adolescentes, os quais representam uma
população com grandes chances de cometerem ou serem vítimas de um
crime.
 
Tentando investigar a relação entre as ameaças de violência e a
prática de crimes entre crianças e adolescentes, dois pesquisadores
americanos, Dr. Mark I. Singer e o Dr. Daniel J. Flannery, conduziram
uma pesquisa publicada na revista Arch Pediatr Adolesc Med., de agosto
de 2000.
 
O Estudo
 
Para a pesquisa foram realizados três estudos independentes. O
primeiro foi realizado em escolas de segundo grau, localizadas em Ohio
e em Colorado ("Ohio/Colorado High School"), onde foi investigada a
relação entre a exposição à violência e os sintomas de trauma
psicológico. Foi aplicado um questionário a todos os estudantes do
segundo grau de 6 escolas públicas, no ano letivo de 1992-1993,
durante o horário de aula. Todos os estudantes foram convidados a
participarem do estudo. A taxa de adesão foi de 68%. A maioria dos
participantes pertencia a classes sociais mais baixas.
 
O segundo estudo foi realizado em 11 escolas públicas de primeiro
grau, localizadas em Ohio ("Ohio elementary/middle school"). Este
investigou a relação entre a exposição à violência e o início de
sintomas de trauma psicológico entre as crianças de 7 a 14 anos. Foi
aplicado um questionário às crianças, entre os anos de 1995-1996,
durante o horário de aula. A taxa de resposta foi de 80%. A maioria
dos estudantes pertencia às classes média e baixa.
 
Por fim, o terceiro estudo foi realizado em 16 escolas de primeiro
grau localizadas no Arizona ("Arizona Elementary School"), e analisou
a eficácia de um programa de prevenção da violência, o
"PeaceBuilders". Neste estudo foi aplicado um questionário às
crianças, aos pais e aos professores, entre os anos de 1994 a 1998. A
taxa de adesão foi de 85%.
 
As crianças do primeiro grau de Ohio e do Arizona responderam às
seguintes perguntas: Quantas vezes no último ano elas.... (1)
ameaçaram ferir alguém? (2) deram um tapa ou um soco em alguém, antes
de terem apanhado de alguém? (3) deram um tapa ou um soco em alguém,
depois de terem apanhado de alguém? (4) espancaram alguém? e (5)
atacaram ou feriram alguém com uma faca? O questionário podia ser
respondido com 4 respostas: (0) nunca, (1) às vezes, (2) sempre e (3)
quase todos os dias. Os alunos do segundo grau responderam a uma sexta
pergunta, que foi considerada inapropriada para os alunos do primeiro
grau: (6) se haviam ferido alguém com arma de fogo?
 
Resultados
 
Cerca da metade dos participantes eram do sexo feminino. A percentagem
de brancos variava de 31% a 57%, os hispânicos variavam de 5% a 51% e
os negros representavam 6% a 35% dos estudantes. A idade variava de 7
a 19 anos.
 
Metade dos alunos do sexo masculino do segundo grau havia ameaçado
alguém no último ano. Mais de 36% dos estudantes do sexo masculino do
Arizona tiveram esse mesmo comportamento. O relato de ação violenta
foi maior entre os estudantes do segundo grau, para ambos os sexos. O
principal ato violento relatado foi baterem, depois de terem sofrido
agressão física.
 
A análise das escolas de primeiro grau mostrou que a idade dos alunos
que ameaçaram alguém, sempre ou às vezes, era maior do que a dos
estudantes que nunca ameaçaram ninguém. A maior parte dos alunos que
nunca ameaçaram alguém vivia com ambos os pais.
 
Entre os alunos que haviam feito ameaças, houve 5 casos de atos
violentos. O número de espancamentos foi maior entre o sexo masculino.
Os alunos que ameaçavam às vezes tinham, cerca de 3 a 4 vezes, mais
chances de cometerem violência, enquanto os que ameaçavam sempre
tinham um risco, de 14 a 23 vezes mais, de cometer agressões do que
aqueles que nunca fizeram ameaças.
 
Conclusões
 
Os autores acreditam que esse estudo mostrou que os jovens que fazem
ameaças são mais propensos a terem condutas violentas, mostrando a
necessidade do desenvolvimento de planos de prevenção da violência,
como a promoção da educação das crianças em relação à violência e o
treinamento dos profissionais que lidam com esses jovens.
 
Mas apesar dos dados mostrados no estudo, os pesquisadores falam que
este possui muitos erros e que outros estudos mais avançados precisam
ser realizados, para ampliar os conhecimentos nesse campo e para o
desenvolvimento dos meios de controle da violência entre a juventude.

Comissão da Educação aprova visita nas escolas e debate sobre PNE e PNAE

Comissão da Educação aprova visita nas escolas e debate sobre PNE e PNAE

Após a reabertura dos trabalhos legislativos a Comissão de Educação realiza sua primeira reunião ordinária de 2012. O encontro aconteceu na tarde terça-feira, 7 de fevereiro, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará.

Na pauta da reunião estavam 11 requerimentos, todos de autoria da presidente da Comissão deputada Rachel Marques. Entre as propostas está a realização de audiências públicas para debater “As Metas de Qualidade Definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE)”, e o debate sobre a “Expansão e Funcionamento das Escolas Profissionalizantes no Estado do Ceará”. A deputada Rachel Marques propôs ainda a realização de visitas às escolas profissionalizantes para conhecer a realidade destas instituições.

Os outros requerimentos sugerem a realização de seminários em todas as regiões do Estado para debater o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os debates devem ocorrer nos municípios de Maracanaú, Acaraú, Quixadá, Baturité, Limoeiro do Norte, Canindé, Juazeiro e Fortaleza.

Para a parlamentar o PNAE deve ser amplamente divulgado. “Queremos com esses seminários sensibilizar as prefeituras para que elas consumam os produtos oriundos da agricultura familiar, mas, para isso, é necessário que o cardápio oferecido nas escolas estejam de acordo com a realidade local de cada região do Estado, se os cardápios forem adaptados não só nossas crianças comerão melhor, como estaremos gerando emprego e renda através do PNAE”, afirmou.

A deputada lembrou que o Programa prevê que 30% dos recursos destinados à merenda escolar sejam investidos em alimentos produzidos pela agricultura familiar. “Além da discussão vamos capacitar agricultores para a participação de licitações e venda de suas produções, que vão desde o leite e ovos, a frutas e verduras”, afirmou.

O deputado Manoel Duca (PRB) elogiou a iniciativa de Rachel. “Esse debate vem em boa hora. A merenda é importante para o estudante e, muitas vezes, é sua única refeição do dia. É necessário também ampliar a fiscalização, pois muitos gestores não utilizam estes recursos de modo correto”, afirmou Duca.

O deputado Júlio César Filho (PTN) destacou a importância de que os parlamentares conheçam as escolas profissionalizantes. “Essas escolas são equipamentos fundamentais para capacitar os jovens e encaminhá-los ao mercado de trabalho”.

A deputada Inês Arruda (PMDB) destacou a atuação de Rachel Marques à frente da Comissão de Educação e também enfatizou a importância dos debates sobre a merenda escolar e o ensino profissionalizante.

Sobre o PNE a presidente destacou que as discussões em tono do Plano continuam, ela lembrou que em 2011 o tema foi amplamente discutido pela Comissão de Educação.


Fonte: ALCE
 

CURSO DE FORMAÇÃO DE BASE EM MASSAGEM BIODINAMICA - CEBRAFAPO - 2012‏

Curso de Base em Massagem Biodinâmica


Criada nos anos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesen, a Massagem Biodinâmica é um trabalho terapêutico cuja ação sobre o corpo ocasiona uma estimulação interna que permite o surgimento de afetos, imagens ou reações neurovegetativas. O tratamento visa o relaxamento, permitindo a auto-regulação vegetativa do organismo, baseada na função de dissolução do stress físico e emocional.
 
A partir dos trabalhos da Gerda, Paul Boyesen desenvolveu, durante a década de 70, a  Análise Psico-Orgânica. Estabelecendo inter-relações entre a linguagem somática, emocional e psíquica, a Análise Psico-Orgânica busca conexões entre o verbo, a produção de imagens e os movimentos energéticos do corpo.
 
Proponho um curso, reconhecido pela Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO), que será estruturado de forma teórica-vivencial através das aulas expositivas e do aprendizado de percusos de Massagens Biodinâmicas.
 

Programa do Curso
 
Conceitos Básicos:
• Ciclo energético: tonificação e relaxamento.
• Psicoperistaltismo e auto-regulação.
• Reflexo de sobressalto.
• Intenção, qualidade e níveis de toque.
• Contato e memória somática afetiva.
• O toque como possibilidade de restauração de vínculo.
 
Noções de Base em Análise Psico-Orgânica:
• Energia primária, reação secundária, comprometimento somático.
• Círculo Psico-Orgânico “fluxo, defluxo e refluxo”. Os 9 pontos do
   círculo.
• O toque, sensação e imagem.
• Atitudes e posturas terapêuticas.
• Linguagem corporal.
 
Percursos em Massagem Biodinâmica:
1. Lifting.
2. Polarização e massagem do cólon. Aprendizagem da utilização do
    estetoscópio.
3. Massagem de base.
4. Massagem de distribuição energética.
5. Palming e Packing.
6. Massagem dos músculos constritores da respiração.
7. Massagem de cruzamento.
8. Massagem sedativa.
 
Coordenação: SILVANA SACHARNY
Psicóloga (CRP: 05/11665) - UFRJ;
Psicoterapeuta Corporal formada pela Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO);
Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade de Sorbone - Paris;
Coordenadora e Formadora do CEBRAFAPO - Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica e Trainée Internacional;
Membro titular da AAPO (Associação de Análise Psico-Orgânica - França);
Membro Titular da ABRAPO (Associação Brasileira de Análise Psico-Orgânica).
 
Organização:
Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica - CEBRAFAPO

Certificados fornecidos pela EFAPO - Escola Francesa de Formação em Análise Psico-Orgânica e pelo CEBRAFAPO - Centro Brasileiro de Formação em Análise Psico-Orgânica.
 
Início: 06 Março de 2012
Horário: terças-feiras das 18:30 h às 20:30 h
Duração: 10 meses
Local: Humaitá - RJ
 
Informações e Inscrições:
Silvana Sacharny
(21) 2537-4081
www.cebrafapo.com.br
 
Inscrições Abertas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

SEMINÁRIOS PEDAGOGIA 2012 (DISCIPLINAS)

SEMINÁRIOS PEDAGOGIA 2012



PERÍODOS
PROFESSORES
DISCIPLINAS
DATAS
5º período manhã
Adriana Campani
Sem. Planejamento de Ensino
28/05 a 01/06/2012
5º período noite
Adriana Campani
Sem. Planejamento de Ensino
28/05 a 01/06/2012
6º Período manhã
Andréa Astigarraga


Ullissis Paixão
Prát. Interd. Na Educação Infantil

Brinquedos e brincadeiras e práticas lúdicas
27/02 a 02/03/2012

12 a 16/03/2012
6º período noite
Andréa Astigarraga


Valcidéa Nascimento
Práticas interd. Na educação infantil

Brinquedos e Brincadeiras e práticas lúdicas
27/02 a 02/03/2012


09 a 13/04 /2012
7º período manhã
Andréa Astigarraga
Práticas interdisciplinares nas séries iniciais
05 a 09 março/2012
7º período noite
Andréa Astigarraga
Práticas interdisciplinares nas séries iniciais
05 a 09 março/2012


9º período
Manhã e noite




Silvana Figueiredo
Sem. Tem. De Pesquisa I


Sem. Tem. De Pesquisa II


Sem. De pesquisa III


23,24,2728,29 de fevereiro

30/03 e 2,3,4,5 de abril

4,5,6,8 e 11 de junho

Palestrante da Abertura do 31º Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia - EEEPe

Conheçam a Palestrante da Abertura do 31º Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia - EEEPe como todos já sabem será sediado pelo Curso de Pedagogia da UVA tendo o Centro Acadêmico de Pedagogia a frente juntamente com os estudantes:

Nome: Vera Lúcia Jacob Chaves.

Professora Associada I da UFPA, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1977), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1989), com Mestrado em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1996), Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005); Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2011) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2011). Professora dos cursos de Graduação em Pedagogia e Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES/UFPA, orienta em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior; políticas de gestão e avaliação da educação; financiamento da educação; avaliação de políticas públicas; formação de professores e trabalho docente. É membro do Comitê Científico da ANPEd e consultora ad hoc de várias revistas especializadas em educação. Integra a rede de pesquisadores Universitas/Br e a REDESTRADO.

Lattes completo: http://lattes.cnpq.br/3533444052532463

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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CONVITE A DENÚNCIA!!!!

Convidamos e ao mesmo tempo convocamos todos os estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú para fazermos um mutirão de denúncia na ouvidoria da Universidade, a ação tem por intuito enviamos o maior número de denuncia a Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior e gabinete do Governador informando a falta de professores no curso de pedagogia, o centro acadêmico já enviou duas denuncias para ambos os locais, contamos como apoio de todos os estudantes por que em breve poderá ser sua turma que poderá ficar sem disciplinas.
Hoje se encontra com 7 disciplinas sem professores são elas: Matemática nas Séries Iniciais; Identidade, Sociedade e Cultura, Arte e Movimento nas séries Iniciais todas do 7º período noite, Softwares Educ. no Proc. Ensino Aprendizagem 1º período noite, Escolas e Redes Sociais 2º período noite, Matemática nas Séries Iniciais 7º período manhã, Cultura Arte e Educação 8º período noite.
O endereço da ouvidoria se encontra no site da UVA na parte superior do site é bem fácil de denunciar basta seguir as instruções o aluno não precisa se identificar lá tem a opção "anônimo"

Divulguem nas salas contamos com os alunos em massa!!!!!!



Vagas para bolsitas PET PEDAGOGIA

Baixem aqui o edital que orienta  na inscrição do PET: http://www.4shared.com/office/KvZ5xSl1/uva_editalselecaopetpedagogiau.html

Falta de Disciplinas no Curso de Pedagogia!!

O Centro Acadêmico de Pedagogia tomou conhecimento do total de disciplina que estão faltando professores.
As disciplina descobertas são 7: Matemática nas Séries Iniciais; Identidade, Sociedade e Cultura, Arte e Movimento nas séries Iniciais todas do 7º período noite, Softwares Educ. no Proc. Ensino Aprendizagem 1º período noite, Escolas e Redes Sociais 2º período noite, Matemática nas Séries Iniciais 7º período manhã, Cultura Arte e Educação 8º período noite.
Já estamos tomando algumas providências enviamos ofício para PROGRAD solicintando uma reunião com urgência para tratarmos da atual problemática do Curso, o ofício foi com cópia para o REItor para que o mesmo também tenha conhecimento do fato, aliás o mesmo já deve sabe apenas faz vista grossa.  Enviamos também uma denúncia a Ouvidoria relatando a  problemática do Curso de Pedagogia, a denuncia foi enviado ao gabinete do Governador e a Secretária  de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, pedimos mais concurso para a Pedagogia, vamos aguardar resposta desses meios ( ofícios e ouvidoria) caso contrário iremos tomar outras medidas e esperamos contar com o apoio de todos os estudantes do Curso de Pedagogia, para tentarmos mudar o cenário precário que se encontra nossa Universidade!!!

O Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED INFORMA:

O  Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED

INFORMA:

 As inscrições para os alunos interessados em participar da comissão de organização do 31º Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia – EEEPe que será sediado pelo Curso de Pedagogia -UVA acontecerão a partir do dia 27 de fevereiro nos turnos manhã e noite por enquanto serão apenas 30 vagas, poderão surgir mais vagas dependendo da necessidade.

O EEEPe acontecerá de 13 a 15 de junho  de 2012 preparem seus trabalhos !

EEEPe 2012 é em Sobral !!!

Movimento negro realiza atividades contra o racismo em São Paulo (SP)

Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital
"O racismo está aqui. Vamos combatê-lo”. É com esse lema que integrantes do movimento negro do estado de São Paulo (SP) realizam, nesta semana, ações contra o racismo. A primeira atividade está agendada para esta quinta-feira (9) nas escadarias do Teatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo – Centro). A segunda será uma marcha, programada para ocorrer no sábado (11) com concentração na praça da estação do metrô de Santa Cecília.
Douglas Belchior, integrante do Conselho Geral da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro), explica que as manifestações "são contra os acontecimentos de racismo nos espaços públicos e privados de São Paulo”.
Em muitos casos, as vítimas são jovens. "Crianças, adolescentes e jovens têm sido sistematicamente alvo desse racismo”, comenta o membro da Uneafro, lembrando que as manifestações também irão denunciar o "genocídio da juventude negra”.
Em um manifesto de convocação para o ato, as organizações negras citam alguns casos de racismo contra jovens negros nos últimos meses em São Paulo. Um exemplo foi o ocorrido em dezembro passado com uma jovem de 19 anos, estagiária de um colégio particular. De acordo com o manifesto, a chefe da jovem "exigiu que ela alisasse o cabelo para permanecer no emprego”.
"Já no início do ano, soubemos da lamentável história do jovem negro Michel Silveira, que foi preso de forma irregular, ficando dois meses encarcerado, acusado injustamente por um assalto, apesar de várias testemunhas comprovarem que, na hora do roubo, ele estava no seu local de trabalho”, acrescenta o texto.
As ações, organizadas pelo Comitê contra o Genocídio da População Negra-SP, ainda repudiarão os atos de repressão e violência praticados pela polícia na Cracolândia e em Pinheirinho, locais onde, segundo Douglas, a "maioria da população é negra”.
Violência contra população negra

Dados do Mapa da Violência 2012: Os novos padrões da violência homicida no Brasil, realizado pelo Instituto Sangari, mostram um aumento no número de homicídios cujas vítimas são pessoas negras. De acordo com a pesquisa, "a tendência geral desde 2002 é: queda no número absoluto de homicídios na população branca e de aumento nos número da população negra”.
Segundo o estudo, entre os anos de 2002 e 2010, o número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 13.668. Já entre os negros, no mesmo período, a cifra pulou de 26.952 para 33.264 vítimas.
Programação

As organizações integrantes do movimento negro programam atividades contra o racismo nesta semana. Na quinta-feira (9), as ações ocorrerão nas escadarias do Teatro Municipal, a partir das 12h, com apresentações de grupos culturais. Um ato público está marcado para ocorrer às 18h no local.
No sábado (11), os/as manifestantes se concentrarão às 14h na praça da estação de metrô de Santa Cecília para a Marcha "O racismo está aqui! Basta!”. Douglas Belchior, integrante da Uneafro, afirma que a expectativa é que a atividade reúna cerca de 1.000 pessoas para denunciar a violência praticada pelo Estado. "A ideia é mostrar que as ações [violentas] do Estado não é algo natural”, ressalta.
As atividades contra o racismo prosseguirão nos próximos meses e também acontecerão em outros estados. De acordo com Douglas, os movimentos de São Paulo também acompanham as lutas das organizações de outros estados. "A ideia é construir uma frente nacional [contra o racismo]”, comenta.
O manifesto completo e mais informações sobre as atividades estão disponíveis em:www.contraogenocidio.blogspot.com e www.uneafrobrasil.org

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Caros(as) companheiros(as),

 Iniciamos o ano revitalizando o Fórum das Três para tratar das demandas que são comuns as três IES estaduais. No informativo, que segue em anexo, estão sintetizados os encaminhamentos tirados em três reuniões realizadas em Fortaleza: reunião do Fórum da Três, com a Secitece e com a Funcap, com destaque para processos de solicitação de promoção para professor associado e Lei 105/2011(professor temporário).
Estamos aguardando o agendamento com a Procuradoria Geral do Estado para discutirmos os itens do PCCV que estão pendentes e com a direção da Funcap para tratar sobre financiamento para pesquisa e bolsas.
Nesta semana teremos reunião para dar prosseguimento da nossa pauta do Fórum das Três. 
Leiam com atenção.
Saudações Sindicais
Emmanoel Lima


INFORMES SINDURCA/SINDIUVA/SINDUECE

O Fórum das Três debate ascensão, contratação de temporários e regulamentação do PCCV.


 “Fórum das Três” seções sindicais do ANDES-SN nas estaduais cearenses reuniu-se, no último dia 30/01, para discutir e encaminhar temas de interesse da categoria docente. Participaram da reunião as diretorias da Sindurca, Sindiuva e Sinduece, a Regional NE I e diretoria do Sindicato Nacional ANDES. A reunião aconteceu na sede da Regional NE I do ANDES-SN em Fortaleza e contou com a presença do assessor jurídico do sindicato. Os assuntos debatidos foram: 1) Regulamentação do PCCV; 2) Ascensão para a classe de professor associado; 3) Lei 105/2011 que institui a figura do professor temporário nas estaduais; 4) política de apoio à produção científica. Quanto ao primeiro ponto, o Fórum entende que não há razão para mais protelação do Governo uma vez que já existem minutas de lei e decretos elaborados no âmbito das universidades, com participação das seções sindicais do ANDES-SN, enviadas ao governo ainda em 2009. A ascensão para “Associado” depende exclusivamente da PGE enviar as minutas de decreto para assinatura do governador e publicação no Diário Oficial. Já a instituição do professor temporário é vista com grande preocupação pelas diretorias sindicais, pois ampara juridicamente a política de preenchimento de vagas docentes sem a realização de concurso público para efetivo. Foi debatido, ainda, a obscuridade da política de incentivo à pesquisa científica no Estado. Foram tirados os seguintes encaminhamentos: a) orientar os professores que adquiriram o direito à ascensão para “Associado” a darem andamento aos processos junto as suas instituições; b) agendamento de audiência com o secretário de Ciência e Tecnologia para tratar da regulamentação do PCCV, da questão do professor associado e da lei complementar 105/2011; c) Realizar visita à FUNCAP com o fim de agendar audiência com o presidente para tratar de questões relativas à política de bolsas e incentivos à pesquisa científica, bem como atrasos nas bolsas dos pesquisadores ou professores afastados para pós-graduação.


Pauta de reinvidicações dos professores da URCA, UVA e UECE é apresentada a SECITECE.


No dia 31 de janeiro, o Fórum das Três reuniu-se com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Prof. René Barreira, para discutir sobre o Decreto Regulamentar do PCCV que trata do cargo do professor associado. Na reunião, os sindicalistas expuseram a situação dos professores e exibiram pareceres jurídicos exarados por órgãos do governo favoráveis à retroação a Julho de 2009 do direito de ascensão para a classe de associado, consoante garantido na Lei 14.116 (PCCV). Os dirigentes sindicais exigiram a imediata publicação do Decreto, garantindo a retroatividade. O Secretário de Ciência e Tecnologia comprometeu-se em tratar do caso em despacho com o Procurador do Estado Dr. Fernando Oliveira. No dia 02 de Fevereiro a SECITECE informou, por telefone, que o Secretário havia despachado com o Procurador Geral do Estado, tendo ficado acertado que os decretos seriam objeto de pauta de reunião entre o titular da PGE e o governador, agendada para 02 de Fevereiro. Até o fechamento desse informativo, não obtivemos informações sobre o resultado da reunião do procurador geral com o governador



Na reunião com a SECITECE os representantes sindicais pediram explicação ao Secretário René Barreira sobre a publicação da lei Complementar nº 105/2011 que trata da contratação de professor temporário. De antemão fora solicitado que fossem convocados os professores classificáveis dos concursos já realizados, ante a carência das universidades sendo anunciado que os sindicatos e o Ministério Público iriam continuar a fiscalização da moralidade pública perante os editais das seleções/concursos. O Secretário informou que a Lei nº 105/2011 fora publicada "apenas" para regularizar temporariamente o caso da unidade descentralizada de Iguatu. E que já estava na sua pasta a solicitação de seleção para 138 professores para a UDI de Iguatu. Como último ponto de pauta dessa reunião junto a SECITECE fora solicitado agendamento de reuniões para dar prosseguimento à elaboração das minutas dos Decretos Regulamentares do PCCV, junto também com a PGE e as Reitorias.

Fórum das Três comparece a FUNCAP para exigir a liberação das bolsas de mestrado e doutorado.

Em audiência com a Secretária-Geral da FUNCAP o Fórum das Três discutiu os editais e acompanhamento dos processos dos professores que requereram bolsa para cursar pós-graduação e não tiveram seus processos deferidos. Ficou acordado que quando da volta de férias do diretor da fundação seria marcada nova reunião para continuar a discussão.

Após 4 greves na gestão Dilma, PMs discutem levantes em mais 8 Estados Militares e bombeiros pressionam governo e Congresso Nacional para acelerar aprovação da PEC 300

Bruno Paes Manso e Vannildo Mendes - O Estado de S.Paulo SÃO PAULO e BRASÍLIA - Desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu o cargo, polícias militares de quatro Estados já entraram em greve. Atualmente, outras associações de cabos e soldados de oito já discutem decretar paralisação. O motivo é o trancamento da tramitação da PEC 300 no Congresso Nacional, emenda constitucional que estabelece um piso nacional para os policiais militares, por meio da criação de um fundo para ajudar Estados que não conseguirem bancar o aumento.
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), avisou na semana passada que não colocará a emenda constitucional em votação porque não há previsão orçamentária para arcar com os custos do aumento salarial para os policiais. "Esse tema será enfrentado de novo só com a discussão do Orçamento de 2013", emendou.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou, em entrevista ao Estado, que há no País ação articulada de policiais militares em várias partes do País orientada a promover ondas de violência e disseminar o pânico na população como forma de arrancar aumentos salariais dos governos estaduais, como ocorre atualmente na Bahia.
"Temos presenciado um crescimento da situações de vandalismo nessas greves", afirmou. "E visto o crescimento de situações em que se busca disseminar o pânico entre a população, em atitudes inaceitáveis quando vindas de policiais." Além da Bahia, nos últimos anos já entraram em greve no Nordeste as PMs de Ceará, Maranhão, Piauí, Alagoas e Paraíba. No Norte, entraram Amazonas, Pará e Rondônia. No Sudeste, apenas os bombeiros do Rio deflagraram movimento.
Os Estados com grupos de praças que reivindicam o apoio à PEC 300 são Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. As informações estão sendo divulgadas nos principais blogs que acompanham os movimentos grevistas dos policiais.
"Houve quebra de um compromisso que foi assumido durante as eleições para presidente. As discussões foram para os Estados e os movimentos acabaram sendo deflagrados nas associações de praças ", explica o soldado Fernando Almança, que trabalha em Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santo, e abastece o blog www.pec300.com.
O deputado estadual major Olímpio Gomes (PDT) participou das negociações em torno da PEC 300 durante a campanha presidencial. Segundo ele, o então candidato a vice-presidente, Michel Temer, reuniu policiais e deputados para assumir o compromisso de votar a emenda constitucional.
Reviravolta. Depois da vitória nas urnas, os cortes orçamentários levaram a presidente a barrar a tramitação do projeto no Congresso. Já Cardoso acha correta a posição do governador Jaques Wagner de não negociar anistia com os grevistas. "Você não pode permitir que pessoas que usam o distintivo ou a farda de policial ajam negando aquele que é o papel pelo qual o Estado as remunera."

Blogueira cubana se diz ‘decepcionada’ com postura de Dilma

 Artigo originalmente publicado na edição impressa 466 do Brasil de Fato

Para Yoani Sánchez, cautela da presidente durante visita a Cuba foi ‘oportunidade perdida’; governo do país decide na quinta-feira se ela pode vir ao Brasil para lançamento de documentário

01 de fevereiro de 2012 | 22h 09

Gabriel Manzano, de O Estado de S.Paulo
De Havana, onde edita seu blog Generación Y, a dissidente cubana e colunista do Estado Yoani Sánchez disse na quarta-feira, 1º, à rádio Estadão ESPN, que está "decepcionada" com a atitude da presidente Dilma Rousseff de evitar o debate sobre direitos humanos em sua passagem por Cuba. "Foi uma pena, uma oportunidade perdida", afirmou Yoani, que uma semana antes recebeu da mesma Dilma a autorização para vir ao Brasil. "Teria sido um bom momento para um gesto diplomático e solidário com os cidadãos, não só com o governo", afirmou a dissidente.
"Foi uma pena, uma oportunidade perdida", comentou Yoani sobre a visita de Dilma a

 Cuba - Alejandro Ernesto/EFE
Alejandro Ernesto/EFE
"Foi uma pena, uma oportunidade perdida", comentou Yoani sobre a visita de Dilma a Cuba
Na entrevista por telefone, Yoani revelou que deve sair na quinta-feira, 2, a resposta do governo de Cuba ao pedido para viajar para o Brasil. Ela é aguardada no dia 10 em Jequié, na Bahia, onde estreará um documentário em que ela aparece como personagem.
Até agora, segundo contou, ela fez 18 tentativas de sair da ilha, todas negadas. "Se a resposta sair, será agradável. Mas é claro que não estou esperando uma resposta para me exilar. Quero conhecer o Brasil e voltar."
A dissidente lamentou que, no fim das contas, os "mais céticos’ tiveram sua expectativa confirmada: "Eles diziam que eu não deveria alimentar ilusões, que Dilma não tocaria em nenhum tema delicado e difícil".
Yoani definiu como "absurdo migratório" o ritual vivido por cubanos que querem viajar para o exterior. "É preciso pedir uma autorização para sair e para entrar - Cuba é o único país do Ocidente onde isso ocorre." E as autoridades ainda exigem "uma carta branca para entrar em um avião, mesmo tendo o passaporte valido e o visto".
Bom sinal. Para Yoani, foi um "bom sinal" a decisão de Raúl Castro de limitar a dez anos o tempo das autoridades em cargos públicos na ilha. "Mas isso nada muda para sua pessoa, pois ele poderá governar até 2018, quando já estará incapacitado para o poder. As novas regras, em seu caso, só valerão para o sucessor", avaliou. A blogueira considera mínimo o efeito político dessa medida dentro de Cuba. E, completou, as medidas de flexibilização da economia "vão numa lentidão exasperante e têm pouca profundidade".
Perguntada sobre as chances de haver democracia em Cuba, a dissidente mostrou-se realista, mas otimista. Por um lado, admitiu que "não se avançou nada na direção do direito dos cidadãos". O regime precisa introduzir mudanças "porque a situação econômica e social assim o exige", mas fica numa corda bamba, agindo cautelosamente e sabendo que a limitação em tais mudanças "pode lhe custar o poder". Por isso, acrescentou, o clima é de poucas expectativas com as reformas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Recepção dos Calouros de Pedagogia 2012.1 :)


Aconteceu no dia 1º de fevereiro a Recepção dos Calouros do Curso de Pedagogia –UVA, a recepção foi realizada por nós do Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz- CAPED, foi um momento muito importante, pois foi um dos primeiros contatos do Centro Acadêmico com os estudantes novatos, na ocasião tivemos a oportunidade de mostrar um pouco o do que a Pedagogia oferece, mostrando aos novatos que aquela concepção de que o Pedagogo atua só na sala de aula é totalmente ultrapassada, essa é nossa base, mas no decorrer da nossa formação conseguimos conquistar vários espaços de atuação em que o ato de educar está presente: Empresas, Hospitais, Ongs são apenas um desses espaços.

Podemos mostrar o que é o movimento estudantil e qual sua importância dentro da Universidade, mostramos os eventos a nível Local, Nacional e Internacional, pois como sabemos a formação acadêmica não se resume apenas em sala de aula, esses eventos visam proporcionar uma formação complementar, tivemos a presença de alguns professores como Professora Isabel Linhares (Coordenadora do Curso de Pedagogia), Professora Amélia André ( Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia), Professora Neusita Tabosa que com seu jeito já de inicio arrancou sorrisos dos calouros e por último o Professor Luciano Bonfim que já sabem né com seu jeito nada discreto já conquistou a turma chegando a ser aplaudido e aclamado pelos calouros (rsrsrrsrs). Você pensa que parou por aí? Que nada depois da realização de algumas dinâmicas chegou à vez do nosso TROTE pintamos os calouros e por fim tomaram um banho de goma, alguns resistiram mais terminaram se entregando a brincadeira que foi super saudável.

Depois disso tudo fomos limpar a saída do auditório central derrepente fomos abordados pelo Sr. Claúdio (prefeito do Campus) dizendo que aquilo que fizemos não podia, então perguntamos a ele por que não podia se já havíamos feito vários trotes e mesmo com toda sujeira da goma o C.A procurou limpar e deixa o auditório como recebemos LIMPO e que naquele momento não seria diferente, segundo ele disse que ia falar para o Pró-reitor (kkkkkk) falamos que tudo bem e podia falar e que nos mostrasse qual o artigo do regimento da UNIVERSIDADE que proibi goma na Universidade (kkkk) até mesmo se fosse proibido não seria vendido TAPIOCA nas lanchonete (rsrsrsr). Pedimos pra ele tirar foto de alguma sujeira se precisasse, mas é claro que ele não precisou por que deixamos tudo limpo, assim como recebemos.

Então se a PROAD e a Prefeitura do Campus estão preocupados com o Auditório Central então procurem criar um espaço para os estudantes, um espaço cultural onde possamos fazer nossos TROTES, ou seja, um ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DOS ESTUDANTES.