domingo, 29 de maio de 2011

COLETIVO FLORESCER DA LUTA

Retomaremos as atividades do Coletivo Florescer da Luta



Toda Segunda-feira as 18:00 no pátio do NDC!
Todos os alunos estão convidados para nossos encontros de formação política sobre a precarização da Universidade e muito mais!

 Reflita sobre a imagem acima simbolo do coletivo---- Postem comentários e depois responderemos o que ela quer dizer!

VITÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL INDEPENDENTE DA UEVA!

No dia 26/05 ocorreram as eleições para o DIRETÓRIO CENTRAL ACADÊMICO (DCE) DA UEVA.
Ocorreram num clima tenso entre as chapas, pois a chapa 01 trouxe pessoas da UJS de Fortaleza e de Sobral para fazerem a campanha, uma campanha baixa e sem escrúpulos! Diretor da UNE, Diretor da UJS se trocando com alunos, provocando integrantes das chapas, metendo-se em coisas que diziam respeito aos alunos da Universidade que estavam pleiteando o DCE!
Depois de humilhar, pisotear, ofender, xingar, ultrajar e tentar sabotar, ainda dizem que fizeram uma campanha limpa! Dutrante todo o dia de votação houve tensão. A comissão eleitoral formada sem democracia agrediu verbalmente a aluna Aline quando ela lutava pelo direito das alunas do PAFOR votar. Marcos e Aline contactaram com o advogado que orienta o C.A de Pedagogia para tomar as providências cabíveis e se caso eles não aceitassem a lista do PAFOR iriamos implodir o processo e acionar o Ministério Público.
É preciso que os alunos compriendam a luta de forças que foi travada: De um lado o presidente da comissão eleitoral ( namorado da vice-presidente da chapa 01) nos dizendo que os alunos do PAFOR não eram alunos da UEVA! Do outro lado estavamos mostrando documentos, listas e a própria PROGRAD afirmando que os alunos tinham os mesmos direitos de qualquer aluno da UEVA. Como um DCE não sabe o funcionamento da universidade? Como a comissão diz não saber a existência da lista dos alunos da Pedagogia, mas la no campus do CIDAO existia a lista da Matemática? Será que estavam com medo porque sabiam que a PEDAGOGIA tem alunos conscientes? Alunos que declaravam que iam votar na chapa 3?
Durante todo o processo eles fizeram de tudo para que a chapa fosse impugnada. Na contagem dos votos eles queriam anular urnas!Se anulassem a urna da Geografia ou da Reitoria nós iriamos ocupar sim aquele DCE!Vivemos uma processo eleitoral que mais parecia uma luta para diretas já! Comparo essas pessoas aos nazifacistas! Queriam calar a boca dos estudantes!!!! Mas tivemos pessoas que não baixaram a cabeça, pessoas da comissão eleitoral que no final após assistirem toda sujeirada VOLTARAM-SE CONTRA ELES! E fizeram sempre o que era certo!

A chapa 3 não é aparelhada pelo governo nem por partidos
A chapa 3 não é a favor da greve e ela sozinha não pode fazer uma greve!
A chapa 3 não tem medo de lutar!
A chapa 3 não tinha nem metade do material necessário para a campanha!
A chapa 3 não tinha adesivos suficientes comparado as chapas que tinham apoio político externo!
A chapa 3 só tinha rostos conhecidos e carimbados no movimento estudantil!
Pessoas reconhecidas em seus cursos por serem combativas e sem amarras
Pessoas que estudam, Pessoas que trabalham, Pessoas que ainda arranjam tempo para o M.E
A CHAPA 3 FOI FORMADA POR ALUNOS INTEGRANTES DO
COLETIVO FLORESCER DA LUTA!


Agradecemos a todos os alunos da Pedagogia pelo apoio, pelos votos!
E agora sim chegou a nossa vez de ver um M.E diferente, libertário, um movimento que pertence aos estudantes e não a partidos e ao governo ou UNIÕES FARJUTAS NAS QUAIS AS PESSOAS SÓ QUEREM O PODER E OBA OBA!

Convidamos a todos a virem juntos conosco, sem estudantes não há M.E (Moviemento Estudantil)
A Pedagogia tem se mostrado um dos curso mais militantes da UEVA!
O CENTRO ACADÊMICO ESTÁ MUITO ORGULHOSO DE REPRESENTA-LOS!
A PEDAGOGIA ELEGE QUEM QUISER, E NOSSOS VOTOS FORAM DECISOS NESTE PROCESSO!

 Por Aline Fonteles ( do movimento zé ninguém, segundo o diretor da UJS!)

domingo, 22 de maio de 2011

VOTE NA CHAPA 3

Eleições DCE dia 26/05 (Levar RG)



VOTE CHAPA 3


VOTE NA CHAPA QUE O C.A DE PEDAGOGIA APOIA:
 
POR UM DCE COMBATIVO E SEM AMARRAS!
 
Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED

Nota de Repúdio

 Nós, estudantes de vários cursos da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, vimos em público repudiar a mentira que o DCE nessa última sexta feira lançou contra o aluno Waldemar do curso de Letras, a verdade é que o aluno que foi agredido no dia 10/05 fisicamente pelo aluno Herandy da Química e também integrante do DCE, e após ser agredido Waldemar jogou uma bola apenas de papel, e por não querer prejudicar ninguém o aluno não quis prestar queixa, porém agora a aluna Ivna vem com histórias que foi agredida, mesmo sabendo que o acontecimento teve várias testemunhas.


Caros alunos isso que esta ocorrendo é pura politicagem, pois essas mesmas pessoas irão candidatar-se novamente ao DCE, pedimos que pensem bem quem irão colocar como nossos representantes, pois é inadmissível que nossos representantes, venham além de agredir e ameaçar, agora inventar mentiras.


Gostaríamos de salientar que já entramos com um processo judicial contra os membros pela agressão e pela
calúnia. Temos testemunha de tudo que está sendo dito. E o que muito nos envergonha é que acreditamos que a agressão é oposta ao diálogo, porém essa atitude não nos representa e sim é uma tentativa de nos intimidar, mas continuaremos a bradar pelos quatro ventos a verdade. Não queremos pessoas que não saibam discutir política na forma de um debate para nos representar, somos contra toda e qualquer atitude de agressão.

Assinam essa nota:

CA de Letras

CA de História

CA de Geografia

CA Educação Física

Coletivo

Florescer da Luta

CA de Pedagogia

CA de Filosofia



Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED

VOTE CHAPA 3 POR UM MOVIMENTO ESTUDANTIL SEM AMARRAS!!!

O Centro Acadêmico de Pedagogia Apoia a Chapa 03 por conhecer a luta das pessoas desta chapa! Gente que se preocupa realmente com o movimento estudantil, gente de luta e sem braços amarrados por partidos políticos, fora atual gestão do DCE, FORA PC do B e UJS da Universidade, vamos lutar por um movimento estudantil sem AMARRAS!



A aluna Aline do Centro acadêmico vai fazer parte da chapa 03, aproximando nosso curso do Diretório Central dos estudantes e fazendo o mesmo trabalho que ja vinha fazendo no CAPED! Divulguem a CHAPA, repassem esta mensagem para todos do curso de Pedagogia que vocês conhecerem! DIA 26, QUINTA- FEIRA HAVERÁ ELEIÇÃO PARA DCE! LEVE SUA IDENTIDADE E VOTE NO SEU CAMPUS!

Nós queremos ser a mudança que queremos ver, por isso estamos formando com a CHAPA 03 uma nova identidade política na UEVA!




Postado por Marcos Adriano
Presidente do CAPED






quarta-feira, 11 de maio de 2011

PLANO DE LUTAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ExNEPe

PLANO DE LUTAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA (Nacional)

SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL

Foram apresentadas as Moções, mantidas nos textos a seguir:

Moção 01
      "Apresentamos nossa profunda preocupação com os rumos e escolhas do desenvolvimento do país que concentra seu foco apenas na dimensão econômica, desvinculando os aspectos sociais, culturais e ambientais no desenvolvimento nacional.
       Por isso, nos posicionamos contrariamente a todas as iniciativas e projetos que ameacem o patrimônio sócio-ambiental brasileiro, como a usina hidrelétrica de Belo Monte, o arco metropolitano no Rio de Janeiro e principalmente manifestamos nossa profunda consternação e indignação com a aprovação das propostas de alteração do código florestal brasileiro."

SOBRE A REORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO NACIONAL:
 1. Que a ExNEPe não reafirme seu rompimento com a União Nacional dos Estudantes - UNE, não participando de seus fóruns de debate e deliberações.
2. Que a ExNEPe  não participe nos fóruns da Assembléia Nacional dos Estudantes Livre – ANEL
3. Que a ExNEPe participe dos espaços do Fórum Nacional das Executivas e Federações de Curso (FENEX) como forma de organizar o movimento de área
4. Que a ExNEPe participe das discussões do Fórum de Mobilização Estudantil – FME nacional, impulsionado por diversos estudantes que não acreditam que a reorganização do movimento estudantil deve ser pautado apenas por entidades (UNE ou ANEL), contribuindo na organização e participação de um Seminário de formação que acontecerá em outubro na Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA NAS IES:
1.    Intensificar a luta contra a Reforma Universitária iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso e aprofundada no governo Lula que têm como parâmetro, um modelo de educação pautado por organismos internacionais, como o Banco Mundial, que despreza a formulação de setores organizados da sociedade civil, como o movimento estudantil, as entidades de classe dos professores, entre outros.
1.    Contra o “novo ENEM” por entender que ele não substitui o vestibular, ao contrário, amplia a concorrência nas Instituições Federais de Ensino Superior, não considera as especificidades locais e legitima o processo de fragmentação do conhecimento imposto pelo novo currículo do ensino médio.
2.    Pelo passe-livre estudantil.
3.    Pela ampliação da assistência estudantil com qualidade: restaurante universitário, moradia, transporte, creche, bolsa-auxílio.
4.    Pela publicização dos orçamentos das IES privadas, pela redução das mensalidades e pela estatização das universidades particulares.
5.    Por mais concursos públicos para professores e técnicos administrativos além da efetivação de professores substitutos e funcionários terceirizados.

SOBRE O ENEPE:
1. Que a ExNEPe fomente juntos as Executivas estaduais e outras entidades atividades pré-ENEPes nos CA’s e DA’s de universidades públicas e particulares;
2. Impulsionar a realização dos encontros estaduais para fortalecer os trabalhos de base e dar organicidade à ExNEPe.

SOBRE A COMUNICAÇÃO:
1.    Criação de um jornal sobre as atividades da ExNEPe para circulação nacional além de um site ou blog que possa organizar melhor os conteúdos sobre o histórico da ExNEPe, bem como informações para manter os estudantes de pedagogia em contato.

SOBRE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
1     Que a ExNEPe oriente uma campanha a outras executivas e entidades estudantis a luta pelo boicote ao ENADE.
2     Criar grupo de estudo dentro da ExNEPe que paute as questões sobre avaliação da Educação Básica, com o propósito de veicular informações e referências bibliográficas sobre a temática.
3     Que a ExNEPe trace uma proposta de seminário sobre a Avaliação da Educação Básica a ser realizado pelas executivas, DA’s e CA’s em seus estados.
4     Que a ExNEPe defenda que a avaliação que subsidia o professor garantindo a melhoria da pratica educativa.
5     Contra avaliação que se restringe aos índices de ranqueamento.

SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS
1.    Lutar pela inserção de disciplinas e vivências nos currículos das faculdades particulares e públicas que visam a discussão das práticas pedagógicas alternativas nos diversos espaços educativos.
2.    Pelo fomento de estudos referentes às teorias críticas como a educação libertária, entre outras, nos mais diversos espaços educativos, incluindo o meio acadêmico e encontros estudantis.
3.    Que a ExNEPe fomente a organização e promoção de rodas de diálogo, debates e grupos de estudos em universidades e faculdades que tratem práticas pedagógicas alternativas em espaços escolares e não escolares.
4.    Que a ExNEPe discuta teorias pedagógicas hegemônicas (construtivismo, pedagogia das competências, escola nova e outras) entendendo o caráter nocivo na formação da classe trabalhadora.

SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
1.    Contra a regulamentação da profissão do pedagogo, entendendo que o processo de tramitação do projeto de lei 96/09 foi unilateral, desconsiderando o movimento estudantil de pedagogia e demais pedagogos/as que já estão atuando profissionalmente.
2.    Contra o projeto de lei 2508/07 que prevê a criação de conselhos regionais e federal da pedagogia, os quais fiscalizam a função de pedagogo/a, monopolizam os postos de trabalho e privatizam os espaços educativos.
3.    Encaminhar uma carta da Executiva Nacional ao Senado em até 30 dias (24 de agosto) reforçando a contraposição ao projeto da regulamentação da profissão de pedagogo/a, e da criação de conselhos regionais e federal da pedagogia, ressaltando que:
- a existência da LDB já respalda as atividades do campo de atuação do pedagogo/a;
- o MEC e o CNE já devem contemplar as atribuições que tais projetos delegam aos conselhos;
- que novamente não houve diálogo com as partes mais interessadas nesse assunto, no momento de elaboração e deliberação sobre esses projetos.
4. Que a ExNEPe se responsabilize pela socialização dos documentos relativos à regulamentação da profissão para a formação de grupos regionais de debate.
5. Retomar o debate de diretrizes curriculares nacionais de pedagogia, entendendo que esse processo está imbricado com a questão da regulamentação da profissão.
6. Aproximação com setores de lutas, como ANDES e Sindicato docentes, propondo debate sobre a regulamentação da profissão.

SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
1.    Que seja garantida a aplicação do currículo mínimo nacional.
2.    Defender um currículo baseado no conhecimento mais elaborado produzido historicamente e popularmente pela humanidade.
3.    Em defesa de um currículo da educação básica que forme cidadãos críticos, ativos e autônomos, bem como a formação continuada do corpo docente para que a construção e aplicação do mesmo seja garantido.
4.    Que o currículo não se limite a atender as demandas das avaliações do ensino pelo MEC, seja em níveis nacional, estadual e local.
5.    Pela defesa das culturas marginalizadas pela sociedade, com a finalidade de fortalecer os grupos culturais e de identidade historicamente renegados, tais como a cultura afro-brasileira, indígena, e outras, bem como combater as desigualdades de gênero e orientação sexual, respeitando as peculiaridades regionais.
6.    Pela defesa do acréscimo do conteúdo de informática como obrigatoriedade, com materiais e professores bem qualificados, assim como a disponibilização destes materiais para que os alunos o utilizem em atividades extra-curriculares.

SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
1. Que a ExNEPE mobilize uma luta nacional pela implementação de fato das leis 10.639/03 e 11.645/08. Que ela pressione o MEC para disponibilizar material didático, capacitação do professor, bibliotecas e outros meios para que a cultura afro-brasileira e indígena seja difundida por toda a Educação Básica.
2. Propõe-se mudanças nos livros didáticos para trabalhar a cultura afro-descendente e indígena; que abordem a visão destes e não apenas a dos colonizadores.
3. Que o MEPe lute contra o sucateamento da Educação Básica e o corte de 1,2 bi na Educação.
4. Contra as parcerias com o terceiro setor (ONGs e OSCips).
5. Autonomia de gestão financeira ao MEC.
6. Por 10% do PIB para a Educação. Por mais verbas na Educação Pública.


Deise R. Rocha
(61)9269-4569

deise.rocha@...

(http://dropsdemim.blogspot.com/)
Graduanda em Pedagogia
Bolsista do PET-Edu/FE-UnB
Pesquisadora do GEPFAPe/FE-UnB
Coordenadora do CAPe-UnB
Coordenadora da ExDEEPe/ExNEPe

Postado por: ARIstides Ripardo, Vice-Presidente do C.A.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Edital da III SEMANA DE PEDAGOGIA atualizado

 
 








UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
III SEMANA DE PEDAGOGIA
COMISSÃO ORGANIZADORA






Regulamentação da Profissão do Pedagogo (des) caminhos da identidade.




06 a 10 de junho de 2011

 




Comissão organizadora:
Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz- CAPED, Professora Msc. Amélia Soares André e Professor Dndo. Francisco Ullissis Paixão e Vasconcelos


Sobral – CE
2011

APRESENTAÇÃO


O III Encontro Semana de Pedagogia possui, por função, promover o contato entre estudantes interessados nas problemáticas concernentes à formação e atuação do pedagogo na sociedade contemporânea.
O Encontro traz como tema: “Regulamentação da Profissão do Pedagogo: (des) caminhos da Identidade”. A escolha do tema se dá em virtude da aprovação da regulamentação do pedagogo, por intermédio da câmara dos Deputados e pela sua aprovação no dia 19 de agosto de 2009 o projeto de lei (4746/98) que trata do referido tema. Neste sentido se faz necessário essa discussão no meio acadêmico e outros a fim de debatermos a identidade e o papel do pedagogo na sociedade. Daí que Encontro dos estudantes de Pedagogia servirá como um cenário para que os diversos estudantes, atores sociais estabeleçam relações de trocas de saberes onde se faz pertinentes questões referentes à política e pedagogia. Estas discussões passarão por temas tais como: o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, educação hospitalar, educação indígena, jogos e brincadeira na educação infantil, O fim das escolas especiais e o desafio de incluir crianças deficientes na escola regular dentre outros.
No sentido de promover um amplo debate sobre os temas elencados promoverá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos artísticos e científicos, dentre outros modos de encontro e reflexão. O evento acontecerá de 06 a 10 de junho e será dirigido a todos estudante de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e demais interessados em participar do encontro.


JUSTIFICATIVA


            Percebemos, diante do dinamismo da história, que os acontecimentos, as decisões políticas e outras temáticas vêm tomando dimensões dialógicas no contexto da sociedade, sendo assim e compreendendo a universidade como espaço de diálogos e produção do conhecimento é que se apresenta a III semana da pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, abordando a temática:” A Regulamentação da Profissão do Pedagogo: (des) caminhos da Identidade. A justificativa da escolha do tema se dá em meio a um contexto político que flexibiliza e terceiriza os serviços na escola; os avanços da ordem mercantilista neoliberal da educação; da desresponsabilização do Estado pela Educação; da implementação de medidas que acentuam a perspectiva produtivista, competitivista e controladora na educação. Diante do exposto a regulamentação da profissão do pedagogo dá apenas ao graduado em pedagogia a prerrogativa de exercer a profissão. No projeto de lei aprovada na câmara, os senhores Deputados Federais não citam as diretrizes curriculares da pedagogia de 2005, diante dessas e demais afirmações é que nos cabe perguntar, portanto, quem ganha e quem perde com a REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO?
Neste sentido deve ser ressaltado que o encontro é um momento de articulação do movimento estudantil, configurando-se como um lugar propício ao exercício da democracia política ao mesmo tempo em que se incrementa a resistência às perversidades provocadas pelas ações políticas conectadas a práticas neoliberais. E ainda deve ser dito que o encontro deverá trazer maior visibilidade à UVA, quando esta se responsabilizará por receber pessoas para discussões de temas tão importantes, este encontro é um momento único de integração entre os estudantes do campus Betânia


OBJETIVOS



GERAL

Discutir de forma crítica a Regulamentação da Profissão do Pedagogo e com isso elucidarmos e desvendarmos questões que nos inquieta.


ESPECÍFICOS 


·                Refletir sobre o exercício das atividades do pedagogo, segundo o projeto de lei – 4746/98;
·               Fortalecer a dimensão política do movimento estudantil de Pedagogia;
·               Promover discussão sobre os possíveis rumos do profissional pedagogo a partir da lei -4746/98.             


EDITAL DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Centro de Ciências da Educação –CCE
Curso de Pedagogia
Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED
Universidade Estadual Vale do Acaraú

         O Centro de Ciências da Educação – CCE, Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED, juntamente com o e comissão científica da III da Semana da Pedagogia lança edital de inscrições para apresentações de trabalhos, que se realizará na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA de 6 a 10 de junho de 2011.
A inscrição de trabalhos ocorrerá em três formas: Resumo simples, Resumo expandido e Trabalho completo. Estes deverão estar associados a um eixo temático: RESUMOS SIMPLES, EXPANDIDO E ARTIGO COMPLETO

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

            Os trabalhos poderão ser teóricos, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação a docência. Estes deverão estar associados a um eixo temático.
.
Eixos Temáticos
  • Perspectivas teóricas, práticas e vivências em Educação Infantil;
  • Perspectivas teóricas, práticas e vivências no Ensino Fundamental;
  • Perspectivas teóricas, práticas e vivências em Movimentos Sociais,
  • Perspectivas teóricas, práticas e vivências em Pedagogia Universitária;
  • Educação Popular e de Jovens e Adultos;
  • Espaços escolares e não-escolares de educação;
  • Educação e diversidade.

3. DAS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS

3.1 - Período: de 25 de abril a 15 de Maio de 2011
3.2 - E-mail: capedueva@gmail.com
3.3 – Os trabalhos deverão ser enviados para o E-mail mencionado no item 3.2.
3.4 – Somente serão aceitos os trabalhos enviados impreterivelmente no período de 25 de abril a 15 de maio deste ano.

4. REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

4.1 - Os trabalhos devem seguir as normas ITEM 6

5. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 - A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico Organizador da III Semana de Pedagogia, de acordo com os seguintes critérios:
5.2 - Adequação da proposta ao tema e/ou aos eixos temáticos/temas transversais;
5.3 - Preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho conforme Normas para apresentação dos trabalhos.
5.4 - Os trabalhos selecionados deverão ser inscritos na forma de comunicação oral.
5.5 – O trabalho poderá ter no máximo 03 autores, e cada pessoa só poderá ser autor de um único trabalho.

6. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

6.1. Das Propostas:
6.1.1 – Os resumos e trabalhos completos serão submetidos à revisão pelo comitê científico. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores no dia 23/05/2011.
6.1.2 - Resumo simples: 01 lauda; Resumo expandido: 03 laudas; Trabalho completo: De 10 a 15 laudas.



6.1.3 Estrutura do trabalho:

Resumo Simples
  • Título
  • Identificação do(s) autor (es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado)
  • Texto corrido sem parágrafos contendo: breve contextualização, Objetivos; Metodologia; Principais autores; Resultados; Considerações finais;
  • Palavras chaves (no máximo 5)

Resumo Estendido
  • Título
  • Identificação do(s) autor (es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado)
  • Resumo
  • Palavras chaves (no máximo 5)
  • Introdução: contextualização, objetivos e justificativa;
  • Metodologia;
  • Resultados e discussões;
  • Considerações finais;
  • Referências bibliográficas, no máximo 5.

Trabalho completo Contendo:

Título de letras maiúsculas (centralizado).
Identificação do(s) autor(es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado)
Resumo de até 5 linhas, seguido de até 5 palavras-chaves;
Introdução; Desenvolvimento (referencial teórico e análise dos dados); Considerações finais; Referências bibliográficas (normas da ABNT).

Todos os trabalhos deverão obedecer também às seguintes normas:
  • Fonte: Times New Roman.
  • Tamanho da letra: 12. Espaçamento 1,5.
  • Margem: 2cm em todas as margens.
  • Papel A4

6.2. Orientações gerais acerca da seleção e apresentação dos trabalhos:

6.2.1 - O trabalho deverá corresponder a um eixo temático.   A apresentação de resumos simples, expandidos e trabalhos completos será em forma de projeção em data show (power-point) colocar gráficos, tabelas ou fotos se assim desejar;
6.2.3 - O tempo total para a apresentação de trabalho na forma oral é de 15 minutos.

7. DAS INSCRIÇÕES:
7.1 - As inscrições para participação na III Semana de Pedagogia será do dia 25 de abril a 31 de maio de 2011.
7.1.1 - Os valores das inscrições durante esse período são: R$ 08,00 sem camisa e R$ 15,00 com direito a camisa do evento.
7.1.2 – Só serão aceitas as inscrições feitas dentro dos períodos estabelecidos respeitando seus respectivos valores.
7.1.3 – Os valores das inscrições serão os mesmos para as pessoas que irão apresentar trabalhos.

Informações adicionais:
* independente do valor pago os mesmos terão direito a certificado.
Os trabalhos serão publicados em CD (com ISSN) e deverão obedecer as normas já mencionadas.




CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO
DATA
DESCRIÇÃO
25/04 a 15/05/2011
Inscrição de trabalhos
25/04 a 31/05
Participação
16 a 20/05/2011
Avaliação dos Trabalhos pela Coordenação Científica
23/05/2011
Divulgação dos Trabalhos aprovados na Coordenação e via E-mail e blog do CAPED: http://capedueva.blogspot.com/


METODOLOGIA

Credenciamento

02 a 03/06/2011 - Registro dos inscritos para que possam pegar o material do encontro.

Local: Sala dos Núcleos

Abertura
Agradecimentos aos parceiros institucionais que ajudaram na construção da III Semana da Pedagogia com apresentação dos membros da Comissão de Organização do evento. Introdução do tema central, localizando os (as) participantes sobre as temáticas que serão abordadas ao longo da semana.

Mesa Redonda:
Apresentação do tema da mesa aos participantes, no qual os facilitadores introduzem a discussão durante um determinado tempo.

Grupos de Discussão - GDs:
Espaço de debate com temas distintos, visando um maior aprofundamento dos temas através de uma metodologia de participação horizontal. Os GDs terão no máximo 40 participantes.

Oficinas – OF:
Cursos curtos e de pouca abrangência, que geralmente dão uma visão parcial da área de conhecimento, e ao mesmo tempo buscam proporcionar aos alunos uma experiência prática do assunto ministrado (ação teórica-prática). As oficinas terão no máximo 35 participantes.



Apresentação de Trabalhos:
Momento onde serão socializadas as produções acadêmicas de diversos temas pelos participantes.

Atividades Culturais:

Será realizada na noite do dia 08 de junho a 1ª PedagoFest, um Chitão no restaurante Lagos em comemoração de 1 ano de Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz, na ocasião será comemorado também o dia do Pedagogo, terão direito a entrada no evento os alunos inscritos na semana apresentando o exibível na portaria.( cada participante inscrito terá direito a 2 exibíveis), o evento será direcionado também a alunos de outros cursos.

Observações:
 A frequência das oficinas e dos Grupos de Discussões será realizada no término de cada momento.











               

Marcos Adriano Barbosa de Novaes
Presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia - CAPED
Presidente da Comissão Organizadora

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PEDAGOGIA NA LUTA!

Poema

Comer é necessidade
Ai meu Deus essa cidade!
Restaurante pode até ser,
Pode crer.
Sem casa a pedagogia passa...
Que massa!
Sem bloco,
Governo alienado
Foda-se os carros
Pedagogia reivindica
Moradia!

Tânia Azevedo
Acadêmica do curso de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú


Postado por: Marcos Adriano

domingo, 1 de maio de 2011

30º ENCONTRO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA - EEEPe


Pessoal,

O Edital do 30º ENCONTRO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, encontra-se no blog do evento para download http://30eeepe.blogspot.com/p/incricoes.html o evento acontecerá de 16 a 18 de JUNHO DE 2011 na cidade de QUIXADÁ, o Centro Acadêmico de Pedagogia já conseguiu o transporte para o evento, vale ressaltar que dispomos de 27 vagas no carro para alunos com e sem trabalho (observação: já temos 4 alunos inscritos), os interessados entrar em contato com Marcos do C.A.

NO CARRO PODERÃO IR ALUNOS COM E SEM TRABALHO, LEMBRAMOS SE TIVERMOS MAIS DE 27 ALUNOS, OU SEJA, MAIS DO QUE O CARRO COMPORTA, A SELEÇÃO SERÁ FEITA DA SEGUINTE MANEIRA:

1º ALUNOS COM TRABALHOS

2º ALUNOS SEM TRABALHOS

DEIXAREI NA COORDENAÇÃO UMA FOLHA, DE ASSINATURA ONDE OS INTERESSADOS IRÃO ASSINAR.
 
Maiores informações: Marcos do C.A ou no blog do evento http://30eeepe.blogspot.com/ 
 
Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED
                                               
 
 

Seminário: O Direito à Cidade e os impactos da Copa 2014

Seminário: O Direito à Cidade e os impactos da Copa 2014


O evento tem o objetivo de promover o debate entre comunidades atingidas,sociedade civil organizada e instituições essenciais à Democracia e ao Acesso à Justiça acerca dos impactos das obras,dos investimentos e das ações públicas e privadas relacionadas à realização da Copa de 2014, em Fortaleza. Pretende provocar uma articulação interinstitucional desses órgãos e deles com a sociedade civil para monitoraramento, prevenção e atuação frente às violações de direitos. Confira abaixo a programação e participe!



Seminário "O Direito à Cidade e os impactos da Copa 2014"
Dias 28, 29 e 30 de abril
Local: Auditório Raquel de Queiroz (Centro de Humanidades II da UFC. Campus Benfica)

Programação:
=> 1º Dia (28/04_quinta):

18h – O Direito à Cidade e os impactos 
das remoções de população.
Alessander Sales – Procurador da República no Estado do Ceará
Gustavo Magnata - GAJOP/DHInternacional
Igor Moreira - Movimento dos
Conselhos Populares e Renap-CE
Representante de comunidade atingida

=> 2° Dia (29/04_sexta):

9h- O endividamento do Estado e 
o controle dos gastos públicos
Magnólia Said – Rede Brasil/Comitê Popular da Copa
João Alfredo - Vereador de Fortaleza
Gleydson Antº Pinheiro Alexandre - Procurador Geral do Ministério Público de Contas do CE 
Clésio Freitas - Comitê Popular da Copa

14h - O Combate à exploração sexual, que se 
agrava na realização de grandes eventos  
Ana Cristina Barreto- Núcleo Avançado da Delegacia da Mulher - Defensoria Pública
Lídia  Rodrigues – FCM e Fórum de Combate à Exploração Sexual
Comitê Popular da Copa

16h30 - Licenciamento ambiental: impactos sócio-ambientais e avaliação de equidade ambiental
como instrumentos de prevenção à violação de direitos humanos 
Alexandre Alcântara – Procuradoria de Justiça 
Henrique Frota - RENAP-CE

19h- A experiência em conflitos decorrentes de mega-eventos e o desafio do 
legado positivo para a população
Carlos Vainer - IPPUR/UFRJ
Vanja Fontenele Pontes -
 Procuradora de Justiça (MPE)
Comitê Popular da Copa

=> 3° Dia (30/04_sábado):
 9h - O papel das instituições e da sociedade civil na garantia do Direito à Cidade – orientações para articulação interinstitucional.
Márcio Alan - MCP, Comitê Popular da Copa
Nilce Cunha Rodrigues - Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão – MPF/CE;
Socorro França – Procuradora Geral de Justiça do Estado do Ceará/MPE
Dinarte Páscoa - Defensor Público da União – CE
Calos Leonardo Holanda da Silva – Procurador do Trabalho (PRT 7ª Região)
Representante do Ministério Público de Contas do Estado do Ceará
Representante da Defensoria Pública do Ceará – Núcleo de Ações Coletivas

14:00h - Plenária de Encerramento




--
Helena Martins
(85) 87934091 / (85) 99897450

Postdo por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED