quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

INFORMAÇÕES IMPORTANTÍSSIMAS!

Participamos (Aline e Marcos repres. do CAPED ) da ultima reunião do colegiado dos professores do curso de Pedagogia que aconteceu nesta segunda dia 20 de dezembro de 2010.


Alguns assuntos importantes foram colocados e queremos repassar para vocês:


1º O Sistema SACI da UEVA será formatado, modificado para um novo sistema, durante o mês de janeiro, então não será possível acessar o sistema no decorrer desse mês, o que orientamos é que vocês salvem o histórico ou solicitem ao Deg, caso vocês precisem desse documento para janeiro, antes que o sistema entre em manutenção. Provavelmente só voltara ao normal na última semana de janeiro pois será a semana da mátricula.


2º Os professores fizeram um acordo, foram unânimes quando optaram por não mais aceitar que alunos da manhã cursem a noite estando matriculados pela manhã, ou vice versa. Se você estiver matriculado em um determinado turno só poderá cursar nesse turno. Salvo se vc conseguir se matricular no turno desejado. Mas aquela concessão que os professores faziam não vai mais acontecer. Ainda tentamos argumentar, porém os professores alegaram que muitas vezes o aluno matriculado pela manhã cursava a noite, mas não contribuia com as aulas, ficava fora da sala... e etc... outros argumentos foram utilizados, então não conseguimos reverter, até porque as salas ficam lotadas, não tem qualidade o aprendizado.


3º O sistema so aceitará 55 alunos por turma, então não acontecerá mais aquela aglomeração insana de alunos em salas pequenas, quentes e desconfortáveis.


4º Serão ofertadas disciplinas de férias correspondentes ao novo curriculo do nosso curso, entrem em contato com a coordenação para saber se alguma ja está disponível.


Sem mais para o momento


Desejamos boas festas! E uma virada de ano espetacular!


Por Aline Fonteles
Coordenadora de Comunicação e Secretária do C.A

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Urgente TRABALHOS APRESENTADOS EM 2010

OLÁ COMPAN,HEIR@S




Venho repassar um recado da Coordenação e Direção do Curso de Pedagogia:



"Estamos solicitando que todos/as nos informem sobre as suas produções científicas durante o ano de 2010. (pode ser o modelo do lattes). Incluir oas produções publicadas, os que foram apresentados nos diversos eventos, etc.

A solicitação se deve ao fato de termos esses dados no PPP, em revisão, que deverá ser entregue, com todas as informações, atá início de jan/2011.

Lembrando que essas e outras informações será imprescindíveis e indispensáveis, para a conclusão do nosso Projeto revisado, pois ele será apreciado pelo CEE.

Dúvidasentrar em contato conosco.



OBS.: SOLICITAMOS AO MARCOS E ALINE QUE NOS ENCAMINHEM AS INFORMAÇÕES DOS DISCENTES.



Abraços,



Isabel Linhares

9901-9431

9407-4030



Pessoal resumindo o recado, precisamos saber os trabalhos apresentados no ano de 2010 e em quais os eventos, tipo:



Seu nome completo________________________________________________

Titulo do trabalho__________________________________________________

Evento___________________________________________________________



Se preferirem como já mencionado podem enviar o endereço do curriculo lattes( quem tiver)!


Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED/UEVA

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!!!


Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED/UEVA

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CAPED EM 2011!!!

 
Calendário de atividades 2011 do Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED/UEVA.







OLÁ COMPANHEIR@S  ESTE É O NOSSO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES EM 2011 O MESMO POSSIBILITARÁ QUE VOCÊS SE ORGANIZEM PARA PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO NOSSO CURSO

FEVEREIRO: Recepção dos Calouros e Veteranos

MARÇO: Assembléia do Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED/UEVA.


ABRIL: Oficina: Criação e Preenchimento do Currículo Lattes


MAIO: 16 a 20 III Semana de Pedagogia e 1ª Pedago Fest ( Comemoração do dia do Pedagogo e 1 ano do CAPED)


JUNHO: 30º Encontro dos Estudantes de Pedagogia – EEEPe


Local: Quixadá-Ceará


JULHO: Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia – ENEPe


Local: João Pessoa – Paraíba

AGOSTO: Recepção dos calouros e Veteranos

SETEMBRO: Assembléia do Centro Acadêmico de Pedagogia Rachel de Queiroz – CAPED/UEVA

OUTUBRO: Processo Eleitoral do CAPED

NOVEMBRO: IV Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED

Local: Parnaíba – Piauí

Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED/UEVA

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VEJAM AS PROPOSTAS QUE A ATUAL GESTÃO DO DCE FEZ E TIREM SUAS CONCLUSÕES!!!

Cliquem na foto para visualizar !!


Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED
















Resposta do DCE ao CAPED

Juliana disse...


O DCE é composto de estudantes, e como os 9.000 enfrentamos dificuldades para se manter na universidade e por isso lutamos por uma universidade pública e de qualidade, nós sabemos que só através de muita mobilização que alcançaremos uma universidade melhor. È por esse motivo que acreditamos no debate que traga como resultados propostas coesas e não vaidades indivíduais.

Sobre o CONEB, o último CEB (Conselho de Entidades de Base) teve como pauta a organização dos CA s para o encontro, porém o curso de Pedagogia não participou, por quê? Portanto é fundamental que isto seja repassado aos estudantes. O DCE não promove reuniões separatistas, pois sabemos que o movimento estudantil precisa de unificação. Agora cabe ao CA não se omitir das discussões, tivemos o Fórum estudantil e os caros membros do CA de pedagogia não participaram por quê?

No semestre 2010.2 as carteirinhas ficaram disponíveis aos estudantes, devido ao prazo de validade que seria até abril, não tivemos uma grande remessa. Isso foi esclarecido a todos que nos procuraram inclusive aos Centros Acadêmicos.

Mesmo não concordando respeitamos a decisão da direção do Centro Acadêmico Raquel de Queiroz sobre o DCE, isso contribuirá para reavaliar nossa gestão, porém repassem aos estudantes não opiniões pessoais ou políticas, mas a realidade. O DCE é dos estudantes é nosso!

Todos estão convidados a participarem do grupo de discussão da tese e ainda do CONEB e da 7º Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, que acontecerá de 14 a 23 de janeiro no Rio de Janeiro. Estudantes que queiram apresentar trabalho as inscrições é até amanhã. O DCE está se organizando para conseguir um ônibus é de extrema importância a participação dos acadêmicos do curso de pedagogia. Mais informação no site da UNE ou no DCE.

Juliana Marques

14 de dezembro de 2010 10:21
  

               RESPOSTA DO CAPED                                    

O C.A de Pedagogia (CAPED) decide continuar com a nota de repúdio não ao DCE, mas sim a atual gestão que se encontra!!!



Alguns motivos para não reconhecer a atual gestão do DCE como entidade que representa o movimento estudantil e os alunos do curso de Pedagogia:


1- como muitos já sabem ocorreu no dia 11 de agosto de 2010 um manifesto organizado pelo c.a de pedagogia o motivo era que alguns alunos do curso de pedagogia estavam sem aula por não terem sala para estudar. Durante o ato intitulado de "Por uma pedagogia unida em bloco" alguns membros da atual gestão do DCE queriam nos barrar, ou seja, que nos não fizéssemos o ato, defendendo a idéia que antes que o ato acontecesse deveríamos ter um diálogo com o reitor, mas para quem não sabe para se falar com o reitor é preciso mandar ofício e esperar uma vaga na agenda dele, sendo que os alunos de pedagogia já estavam mais ou menos uma semana sem aula e ai iríamos mandar o ofício e esperar a resposta da reitoria enquanto isso os alunos ficariam sem aula?

Como se não bastasse depois do ato ter sido um sucesso graças à adesão dos alunos do curso mencionado o DCE lança uma nota depois de quase um mês dizendo que deu apoio ao ato, querendo pegar carona no nosso movimento, movimento esse que eles queriam barrar! Ô dá licença!!!

2- depois do ato o c.a de pedagogia reuniu-se para mandar um ofício para pedir uma conversa com o reitor para saber quais as possíveis soluções para os problemas que o curso de pedagogia vinha passando, convidamos várias vezes o DCE para se fazerem presente nas reuniões para que pudessem nos ajudar na conversa com o reitor, mas de nada adiantou ninguém do DCE apareceu e como se não bastasse fomos cobrados por membros do DCE por que não os convidamos para a reunião com o reitor? Interessante que para as nossas reuniões eles não foram, mas na hora que foi para falar com o reitor eles queriam (isso não, da luta a gente não abre mão!!!)
3- Convidamos o DCE para participarem do grupo de discussão sobre movimento estudantil ofertado durante a semana de pedagogia, nenhum deles apareceu!! Por quê? Como diz a música "não sabo"

E ai quais os motivos que temos para apoiá-los???
                                           
                                                         Nós do C.A de Pedagogia percebemos que nenhum!!!

Em relação a nossa ausência durante o último CEB  o C.A de Pedagogia não compareceu por que alguns membros trabalham durante dia e outros a noite.
 E o Fórum para quem não sabe o companheiro Aristides Ripardo, vice-presidente do CAPED participou, por aí percebemos como a atual gestão do DCE anda desinformado!!!

Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED

domingo, 12 de dezembro de 2010

NOTA DE REPÚDIO À ATUAL GESTÃO DO DCE

Vivemos dias nos quais nos deparamos com o crescente enxugamento da responsabilidade do ESTADO com as políticas públicas necessárias a sociedade. Porém continuamos arcando com altos juros e impostos, pois o ESTADO não tem como se manter sem nossa contribuição.
Como estudantes formadores de opinião e futuros formadores da educação, somos obrigados a fazer movimentos que GRITEM nossas MAZELAS, para que ao menos alguém tome conhecimento e quem sabe providência a respeito. É na intenção de que existam pessoas atuando a nosso favor, representando e lutando por nossas causas que elegemos a atual gestão do DCE que nos fez ir às urnas com a promessa de serem CONSEQUENTES E COMBATIVOS! Consequentes não sabemos, mas COMBATIVOS, isso o atual DCE NÃO É! Não se pode ser de um Diretório Central dos Estudantes e ficar entre quatro paredes burocratizando, sem ir á campo conhecer a realidade! Nós alunos estamos há anos padecendo nas mãos do governo, lutando por um R.U, lutando por uma RESIDÊNCIA, lutando por uma BOLSA e não por um PELO MENOS UM BOCADO... (PBU).
Quando nos propomos a fazer parte de um MOVIMENTO de representação precisamos entrar em MOVIMENTO, e não ficarmos estáticos vendo a banda passar, assistindo de camarote nossos direitos esvaírem pelo ar.
Não devemos temer governo, não aceitamos ditadores, não somos capachos, somos conscientes e não comprados. Quem vende seus direitos por tão pouco realmente não pode reclamar, não pode militar!
O C.A de Pedagogia DECLARA hoje REPUDIAR a atual gestão do DCE, por estar compactuando com em favor da administração da Universidade; Estamos decepcionados com o DCE e pedimos a atual gestão: SAIAM DA SALA!!! VEJAM com os próprios olhos as coisas que estão acontecendo e tomem providências!!! Comecem entregando nossas carteiras de estudantes antes que o mandato de vocês termine, pois isso é um dos direitos que estão nos tirando e é uma das responsabilidades de vocês. Olhem as questões universitárias com olhos críticos, vocês tem medo de quem? De quê? Tenham medo dos discentes que podem revogar a gestão de vocês!
Mais um motivo para o C.A de Pedagogia indgnar-se com o DCE: Nós não fomos convidados para o CONEB ( CONSELHO NACIONAL DE ENTIDADE DE BASE ), um encontro Nacional de C.AS, queríamos saber qual o motivo de um C.A tão ATIVO e atuante ser excluído de um encontro tão importante????

Nossas lutas são por motivos reais, nossa sociedade precisa de pessoas que saiam as ruas e façam acontecer o mesmo que os caras pintadas fizeram, e enquanto houverem pessoas como as dos C.As de Pedagogia, de Educação Física, de Filosofia e outros... nossos direitos não serão tirados e sim ampliados nem que nos custe muito!!! O nosso voto faz toda diferença, e não pedimos favores, nem dinheiro a políticos pedimos sim: RESOLVAM AS QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS do nosso país.

Essa foi a pauta da reunião do C.A de pedagogia que aconteceu em 11/12/10 e os membros presentes foram unânimes na votação para que esse post fosse escrito.

Nós não vamos descansar, enquanto o DCE não fizer o seu papel. Por que elegemos um grupo que dizia: " VAMOS JUNTOS DCE, C.As e estudantes, fazermos do movimento estudantil UM VERDADEIRO INSTRUMENTO DE LUTA POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR. NÃO DEIXEM O DCE ACABAR, POIS ELE PERTENCE AOS ESTUDANTES"

Outros DCES De outras universidades podem pertencer aos estudantes, mas o da UEVA pertence AO GOVERNO E A REITORIA...Porque será?????


"Ou os estudantes se aliam ao destino de seu povo, com ele sofrendo a mesma luta ou filiam-se àqueles que exploram o povo"
Florestan Fernandes

EM NOME DE TODO CENTRO ACADÊMICO

Por Aline Fonteles
Coordenadora de Comunicação e secretária



sábado, 11 de dezembro de 2010

Prestação de Conta

Ol@ Pessoal,

Vimos por meio do Blog do CAPED disponibilizar o balanço financeiro da II Semana de Pedagogia 2010.


UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RACHEL DE QUEIROZ


Equivalente as Notas Fiscais BALANÇO GERAL DE CRÉDITOS E DÉBITOS - SEMANA DA PEDAGOGIA 2010.2

GASTOS Unid Preço DATA

Compra de 3 bolos 3 57.00R$ 04/11/2010

Serviços de Cópias 75.00R$ 17/11/2010

3 Fardo de Delrio 3 84.00R$ 09/11/2010

Crédito Inicial aproxi.. 3220.43 43R$

Guardanapos e Copos 8.88.00R$ 09/11/2010

livro do Caixa 1 10.00R$ 05/11/2010 Crédito Atual 766.00R$

Carimbos 3 60.00R$ 08/11/2010

Chaveiros 280 420.00R$ 06/11/2010

Gasolina comum 280 25.00R$ 03/11/2010

Pacotes de Bolo e Velas 3, 2 13.50R$ 09/11/2010

Bolos 5 95.00R$ 09/10/2010

Canetas 50 20.00R$ 09/10/2010

Chaveiros 20 30.00R$ 09/11/2010

Papel A3 2,50R$ 28/10/2010

Impressões, envelopes 3, 3 3.75R$ 28/10/2010

Chaveiros 150 225.00R$ 01/11/2010

Pinturas Camisas 27 81.00R$ 10/11/2010

Baby Lock Camiseta 2 13.20R$ 06/11/2010

Camisa normal 36 284.00R$ 06/11/2010

Baby Lock 37 244.00R$ 01/11/2010

Camiseta normal 3 23.70R$ 01/11/2010

Cretone Alvejado 10 37.00R$ 06/11/2010

Camiseta normal 6 47.40R$ 04/11/2010

Baby Lock 25 165.00R$ 04/11/2010

Pinturas Camisas 31 77.50R$ 04/11/2010

pintura camisas 38 95.00R$ 18/11/2010

Pinturas Camisas 40 100.00R$ 03/11/2010

Marcos Reais 5.00

Agua Mineral desconhece Aprox 30.00R$

Musicos Gasolina desconhece 10.00R$

Gelo desconhece 10.00R$

Cópias de Textos desconhece 15.00R$

Cópias Impressão desconhece 10.00R$

Paula Ministrante curso 75.00R$ TOTAL 2.454.43

Mauricio – Palestra material gráfico 2.00R$


Crédito Atual 766.00R$



Coodenação 1 Emanuel Alisson Damasceno
Responsabilidade Fiscal
Coordenção 2 Maria Joiciane R. de Souza.


Presidente do Centro Acadêmico Marcos Adriano B. de Novaes


Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MOVIMENTO POR TRANSPORTE DE QUALIDADE!!

O C.A de Pedagogia vem através deste levantar uma questão muito polêmica e importante: O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO!!!

Não é de hoje que os alunos encontram dificuldades em suas cidades para conseguirem o traslado até á Universidade, aguentam ainda abusos dos motoristas, humilhações e etc... Nós estamos lançando a campanha: POR TRANSPORTE DE QUALIDADE, afinal de contas nada sai de graça, pois nossos impostos estão imbutidos em tudo. Não calem diante de abusos... Nós temos planos para resolver essa questão. Contem conosco... vem barulho por aí!!

Por Aline Fonteles
Cordenadoria de Comunicação e Secretária do C.A

Mensagem de Encerramento de Semestre

Olá,Futuros Pedagogos (as)

Estamos aqui para parabenizar a todos pelo final do semestre, nós como alunos compartilhamos das mesmas dificuldades de todos os cursistas. Desejamos boas festas, muitas alegrias e conquistas no ano que se aproxima. E que nosso C.A possa continuar contribuindo com o curso de PEDAGOGIA e com os discentes que dele fazem parte.

Divirtam-se, curtam as merecidas férias com muito amor e paz.

Enquanto isso nós do C.A entramos em ação para organizar nosso calendário de atividades para 2011, aguardem inovações, estamos abertos a sugestões, vocês que mandam aqui!!!

Feliz Natal e Ano Novo!!!

Por Aline Fonteles
Coordenadoria de Comunicação e Secretária do C.A

Fotos da II Semana de pedagogia

Olá Academic@s do Curso de Pedagogia,

Como todos já sabem aconteceu durantes os diasd16 ,17,18 e 19 de Novembro de 2010 a nossa II Semana de Pedagogia, organizada pelo CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RACHEL DE QUEIROZ com a ajuda dos membros do Fórum de Pedagogia que é composto por cada representante de sala.Queremos agradecer pela a presença em massa de vocês durante o evento o que nos alegra muito.
A Semana de Pedagogia tinha como tema: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL: perspectivas para o século XXI e como justificativa o aparecimento de espaços educacionais não formais, que abrem para o Pedagogo novas oportunidades de atuação. As atividades educativas intencionais ultrapassam os domínios da escola aparecendo em outras instituições sociais, como: Organizações não governamentais - ONG’s, Hospitais, Empresas, Meios de comunicação em massa etc. Objetivamos apresentar aos futuros Pedagogos estes espaços, contribuindo para que haja a percepção de que as atividades educativas não podem estar restritas ao espaço escolar formal e que o Pedagogo pode atuar na coordenação, supervisão, planejamento e execução destas atividades. Não se trata de negar ao Pedagogo a atuação como docente em espaços escolares formais, mas de acrescentar ao seu campo de trabalho outras oportunidades tão importantes quanto à docência.
Além disso comemorou-se os 30 anos de existência do Curso de pedagogia Na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA, que teve seu processo de implantação em Sobral no ano de 1979, mas só através do parecer de Nº 2229/79 que foi autorizado o funcionamento do Curso.

Vejam as fotos do Evento: