terça-feira, 30 de novembro de 2010

DIVULGUEM.... Ou vamos perder o site de Educação

(do email enviado a mim por Joiciane Rodriguez)

ISSO A VEJA, REDE RECORD E GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! ! !

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA, ARTIGOS CIENTÍFICOS
· e muito mais....

Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura...

Divulgue para o máximo de pessoas!

É MELHOR FAZER PROPAGANDA
DOS DESASTRES, DAS NOVELAS,
DE FOFOCA, POIS, O POVO ASSISTE E FICA BURRO, E ASSIM É MAIS FÁCIL DE SER ENGANADO


Postado por: ARIstides Ripardo - Vice-presidente do C.A.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NOTA/CONVITE PARA ASSEMBLEIA GERAL

Mais um semestre de aulas está findando e mais uma vez vemos Coordenadores apresentando suas carências de professores: uns três, outros quatro, outros seis, outros oito, dez! Bom, se somarmos as carências reais, certamente teremos muito mais que os quase duzentos docentes já propalados. Há rumores de que está sendo planejado um Concurso Público para Professor Substituto e que em 2011.1 – não mais teremos o Professor Colaborador. Fora isto, nada se fala sobre Concurso Público para Professor Efetivo, menos para Funcionário Técnico Administrativo.

Como se não bastasse, parte da carência de técnicos administrativos vem sendo suprida, sem constrangimentos, por estudantes que se submetem a trabalhar como “bolsistas”, porque precisam se sustentar minimamente na cidade de Sobral, visto que ficam “entre a cruz e a espada”: ou se tornam usuários do sistema de transporte
municipal escolar e universitário de suas cidades, que na sua maior parte, conduz os estudantes como rebanhos, aos montes, em veículos desconfortáveis, tornando as viagens diárias mais cansativas que o necessário, ou ficam nesta cidade e sofrem a espoliação do sistema de aluguel e alimentação caros.

Nestas circunstâncias, é que a Bolsa PBU tornou-se uma alternativa, inclusive de intimidação, porque alguns estudantes temem perde-la se participarem de quaisquer atos em defesa de seus direitos, em defesa de uma Universidade Pública e Gratuita, que realize satisfatoriamente o ensino, a pesquisa e a extensão.
Também consideramos um direito, debatermos sobre a regularização do horário acadêmico, que oficialmente deveria estar em 4horas relógio.

Neste sentido, estamos convidando a todos e a todas, professores, estudantes e funcionários para participarem de uma ASSEMBLÉIA GERAL que terá como pauta: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, CARÊNCIA DE PROFESSORES E CALENDÁRIO ACADÊMICO. Só unidos, teimosamente em luta permanente, denunciando e reivindicando nossos direitos, podemos mudar a atual conjuntura.

DIA: 24 DE NOVEMBRO DE 2010, QUARTA-FEIRA.

HORA: 19H

LOCAL: ESPAÇO ABERTO DO NDC, ÁREA DE CONVIVÊNCIA JOÃO BATISTA FROTA – BETÂNIA – SOBRAL – CE. AO LADO DA BIBLIOTECA CENTRAL.

SIUDIUVA - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES SINDICATO NACIONAL / MOVIMENTO DISCENTE INDEPENDENTE.

VÍDEOS DO III FIPED






FOTOS DO III FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED

Saída para Quixadá-CE



Como todo encontro de Estudantes não podem faltar os banheiros coletivos kk


Abertura dia 10 de Novembro de 2010




Tati e Marcos


Festinha para relaxar


Faculdade de Quixadá

Delegação de Sobral em peso!!



Surge no quarto uma nova banda, o nome ? não sei!!
Nossas companheiras de quarto a do tambor se chama Calú - UFC e a outra Marizete do Estado do Pará

Conhecendo a pedra da Galinha Choca

A famosa Pedra da galinha Choca

Ponte sobre o açude do cedro

Rave na facul huhuhuh


Amigas de Quixadá


Gil em seu sono profundo kkkkkkkk
Chegamos em ksa
Ultima foto


































domingo, 21 de novembro de 2010

III Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED 2010.

Companhieor@s do Curso de Pedagogia como nossa companheira Aline Fonteles (Coordenadora de Comunicação do CAPED) mencionou antes, alguns acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú num total de 14 acadêmicos, onde 10 apresentaram seus trabalhos científicos, motivo de orgulho para o nosso Curso, sem esquecer falar do 29º Encontro Estadual de Pedagogia - EEEPe que aconteceu em na cidade de Itapipoca - CE no mês de Junho onde dos 17 alunos que participaram 14 tiveram seus trabalhos, aprovados no evento, ressaltamos que fomos a Universidade que mais apresentou trabalho no Evento isso nos mostra que os alunos de Pedagogia, estão se envolvendo cada vez mais nos eventos acadêmicos, após a formação do CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA RACHEL DE QUEIROZ – CAPED / UEVA que ressurgiu em resposta as questões relacionadas ao processo de emancipação do corpo discente desse Curso, motivo que nos faz feliz ao vê os alunos divulgando suas produções acadêmicas e saber que temos uma pequena participação nesse processo. Tivemos também a presença de alguns alunos das Faculdades INTA, onde a partir deste criamos um laço de amizade sincera.
Em breve as fotos!!!!!!
Postado por: Marcos Adriano
Presidente do CAPED

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rachel de Queiroz, 100 anos

O C. A. de Pedagogia homenageia no dia de hoje (17/11/2010) a escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003) pelo seu centenario de nascimento.

veja reportagens nos endereços:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vida-e-arte/2010/11/17/noticiavidaeartejornal,2065661/a-fortaleza-de-rachel.shtml

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=885925


Postado por: ARIstides Ripardo - Vice-presidente do C.A.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Apresentação de trabalhos

Atenção alunos que irão apresentar trabalho na II Semana da Pedagogia

Passem na coordenação da Pedagogia quarta-feira (manhã ou noite) e confirmem o horário que desejam apresentar trabalho, vejam também o email do professor que avaliou seu trabalho (resumo) e solicite informação caso não tenha recebido!

O motivo é que muitos alunos ainda não confirmaram o horário para se apresentar!

Postado por: ARIstides Ripardo - Vice-presidente do C.A.

domingo, 14 de novembro de 2010

Convite: II SEMANA DE PEDAGOGIA 16 a 19 de NOVEMBRO de 2010

É com muito carinho e esforço que C.A DE PEDAGOGIA está realizando no ano de 2010 a II Semana de Pedagogia da UEVA.
Com muitas novidades, oficinas e grupos de discussão sobre assuntos atuais voltados para o curso.

TEMA: Formação e Atuação do PEDAGOGO no contexto atual:Perspectiva para o século XXI

Teremos também uma feira de Livros: TREMOR DE LETRAS, Feira de livros e idéias, qualquer livro a partir de 1,00. Realização: LECA e C.A de PEDAGOGIA

Programação:
16/11/10-> Abertura com palestras
17/11/10-> Grupos de Discussao e/ou Oficinas ( coNfira a sua opção na sua inscrição)
18/11/10-> Apresentação de trabalhos científicos pelos alunos
19/11/10-> Encerramento com apresentações culturais no melhor estilo do nosso C.Acadêmico.

QUERO PARABENIZAR O ESFORÇO DO NOSSO TRIPÉ QUE TEM AGUENTADO A RESPONSABILIDADE DE FAZER UM EVENTO QUE EXIGE TANTO COMO ESSE: Marquinhos (nosso presidente) Daniela, Joyce ( nossa coordenadora de finanças, vulgo a mulher do dinheiro!)e aos demais também, mas não poderia deixar de reconhecer o trabalho desses três protagonistas do nosso Centro Acadêmico.

Por Aline Fonteles
Coordenadora e Assessora de Comunicação
Secretária do C.A

sábado, 13 de novembro de 2010

SALA do Centro Acadêmico

Participamos na Quarta- feira dia 10/11/2010 de uma reunião com o Magnífico reitor Antonio Colasso Martins, estavam presentes alunos e coordenação do curso de Letras, a imprensa Universitária na pessoa do professor Leonan, e a coordenação do nosso curso professora Isabel e professor Israel e representando o C.A e os alunos do curso, essa que vos escreve Aline Fonteles.
A pauta da reunião era a decisão sobre a casa da Rachel de Queiroz que os dois cursos pleiteavam e a Imprensa Universitária também.
Representando os interesses do Centro Acadêmico informei aos presentes na reunião que nosso curso havia abdicado de tal espaço devido a insegurança aparente do lugar e a reforma que provavelmente seria demorada.
Os alunos do curso de Letras também tinham um ótimo projeto para fazer da casa um espaço cultural e de memória, ao passo que nós apenas queriámos um lugar para estabelecer o C.A, pleiteamos a casa da Rachel anteriormente devido ao nome do nosso Centro Acadêmico e faríamos lá um espaço de memória também, porém não pensamos na revitalização que o pessoal de Letras deseja fazer, eles mesmos vão reformar o espaço, um projeto muito bonito e a Rachel de Queiroz merece esse feito.

(Ao indicar o nome da Rachel para o nosso Centro Acadêmico fiz menção as suas obras literárias, sua visão social do nordeste, sua importância na literatura do Brasil, por ter se formado em Pedagogia e por ser um referencial para o Ceará. Foi com essas informações que ela desbancou até mesmo o grande Paulo Freire na votação)

Na reunião o professor Colaço disse que o curso de Letras combina mais com a Rachel de Queiroz, em defesa afirmei algo que muitos desconhecem: Rachel de Queiroz se formou em Pedagogia, na época era o "normal", na escola das VINCENTINAS. E afirmei ainda mais: Se fosse por identificação com profissão ela não seria reconhecida como Pedagoga, nem como Escritora, e sim como JORNALISTA, pois assim é que ela gostava de ser reconhecida, ela escrevia para jornais e adorava o que fazia.
Então temos três cursos ligados a Rachel, um por sua formação, outro por suas obras literárias e outro por sua identificação pessoal e atuação da Rachel em tal profissão.

O sr. Reitor combinou de na quinta- feira dia 11/11/10 ir pessoalmente ver uma sala para o C.A de Pedagogia, e marcou no horário mais propício para que eu pudesse verificar as opções de sala para o nosso centro acadêmico.

No dia marcado fui à Reitoria , e o sr Reitor prontamente desceu as escadarias da UEVA e me acompanhou na escolha da sala para o C.A.
Quero dizer que isso foi um fato inédito até onde tenho conhecimento sobre o nosso curso, nunca soube de um reitor interessado em sala de C.A na UEVA, e isso me fez perceber que nosso diálogo anterior com o sr. Reitor rendeu bons frutos, pois na nossa primeira reunião eu falei justamente que nós não o conhecíamos que ele deveria passear mais na Universidade, senão teríamos a impressão que ele queria ocupar o lugar do falecido LOMBARDE, ele sorriu... e agora nós pudemos comprovar que a nossa UNIVERSIDADE está nas mãos de alguém com quem podemos conversar para resolver assuntos dos nossos interesses.

A nossa sala vai se localizar provisoriamente próximo á cantina do Direito, porém só funcionará em Janeiro.

Por Aline Fonteles Lopes
Secretária e Assessora de comunicação

FIPED 2010

Olá caros colegas de curso, desde o dia 11 de novembro de 2010 alguns componentes do C.A e do curso de Pedagogia estão no FIPED,a maioria apresentarão trabalhos científicos o que é excelente para dar notoriedade ao nosso curso de PEDAGOGIA da UEVA.
No encontro que houve alguns meses atrás em ITAPIPOCA-CE foi constatado que de todos os participantes das demais universidades os alunos do nosso curso foram os campeões em apresentações orais!

Parabéns pessoal!!

A nova safra de Pedagogos tem um compromisso com a qualidade e atuação crescente na profissão, e é assim que devemos ser, pois não há espaço para profissionais que não sabem o que querem ou que cursam o que não querem. É chegada a hora da profissionalização, para isso precisamos nos dedicarmos aos estudos e ás lutas da categoria.

Por Aline Fonteles Lopes
Secretária executiva e Assessora de Comunicação